Vanini

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Município de Vanini
Bandeira de Vanini
Brasão de Vanini
Bandeira Brasão
Hino
Aniversário 8 de dezembro
Fundação 14 de março de 1967 (52 anos)
Emancipação 8 de dezembro de 1987
Gentílico vaninense
Prefeito(a) Flávio Gabriel da Silva (PDT)
(2017 – 2020)
Localização
Localização de Vanini
Localização de Vanini no Rio Grande do Sul
Vanini está localizado em: Brasil
Vanini
Localização de Vanini no Brasil
28° 28' 40" S 51° 50' 42" O28° 28' 40" S 51° 50' 42" O
Unidade federativa Rio Grande do Sul
Mesorregião Noroeste Rio-grandense IBGE/2008[1]
Microrregião Passo Fundo IBGE/2008[1]
Municípios limítrofes São Domingos do Sul, David Canabarro, São Jorge, Paraí e Ciríaco
Distância até a capital 246 km
Características geográficas
Área 64,872 km² [2]
População 1 984 hab. Censo IBGE/2010[3]
Densidade 30,58 hab./km²
Altitude 757 m
Clima Temperado CFA
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,8 muito alto PNUD/2000[4]
PIB R$ 26 389,148 mil IBGE/2008[5]
PIB per capita R$ 12 986,79 IBGE/2008[5]

Vanini é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul.

Demografia[editar | editar código-fonte]

A população é em sua maior parte descendente de italianos, sendo que essa etnia constitui 95% do povo. Mas ainda há minorias alemãs e polonesas. O número de pessoas residentes na área urbana é praticamente o mesmo do número de pessoas residentes na área rural.

Economia[editar | editar código-fonte]

A principal fonte de renda de Vanini é a agricultura. Milho, soja e tabaco são os principais produtos cultivados. No setor industrial se destacam as pequenas e muitas olarias. Além das industrias oleiras, existe uma fábrica de calçados, da qual uma parte significativa da população é dependente, algumas serrarias e fábricas de móveis. Pela baixa renda da população o comércio dificilmente se desenvolve, já que é muito abundante e pouco diversificado.


Educação[editar | editar código-fonte]

Vanini tem uma educação relativamente boa. Existem três escolas, 2 municipais e 1 estadual, pertencentes a 7ª DE, todas muito bem estruturadas,com transporte para os alunos do interior, que atendem as necessidades educacionais. Além disso o município passará a ter uma creche municipal com boa infraestrutura e capacidade.

A educação superior também é facilitada, pela proximidade com Casca, onde há um campus da UPF.

Infraestrutura[editar | editar código-fonte]

Vanini não tem hospital, mas tem uma unidade de saúde básica ótima, que atende a maioria das necessidades da população e que disponibiliza os mais diversos recursos, tudo absolutamente grátis. Além disso, o município conta com duas agências bancárias, um posto da brigada militar, um bom centro administrativo, um CTG, um Ginásio Esportivo, o Centro da Melhor Idade, o CRAS, um Ginásio Escolar, uma Biblioteca Pública, uma agência dos Correios, 3 escolas, a Praça Municipal Antônio Triches e diversas máquinarios na secretária de obras.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Destaca-se o CTG Sentinela da Serra, os orgãos esportivos, o Clube de Mães e o Grupo da Melhor Idade. Os eventos tradicionais do município são o Festival do Coelho, o Festival do Frango, a Mostra de Vinhos Artesanais, a Festa do Colono e Motorista, e a Festa em Honra ao Padroeiro, São Bráz. Mais recentemente vem ganhando espaço a ExpoVanini.

O padroeiro do município é São Brás e a paróquia faz parte da arquidiocese de Passo Fundo. A principal religião é a católica romana, mas recentemente surgiram novas igrejas evangélicas pentecostais, que são uma minoria significativa.

No município há uma grande presença das tradições italianas, dos imigrantes que iniciaram a formação da localidade.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se a uma latitude 28º28'42" sul e a uma longitude 51º50'42" oeste, estando a uma altitude de 757 metros. Sua população estimada em 2010 era de 1 984 habitantes. Situa-se no Planalto sul riograndense,na Encosta Superior do Alto Taquari, com um relevo montanhoso e clima temperado, com chuvas regulares e constantes geadas no inverno. As temperauras variam, em média de 12 a 24 graus celsius.

A densidade demográfica é de aproximadamente 30 hab/km².

Os principais rios são o Rio Carreiro e o Rio São Domingos. A principal e única via de acesso ao município é a RS-129, que recentemente foi asfaltada.

As principais ruas são: Presidente Getúlio Vargas, Governador Ildo Meneghetti, General Osório, Farrapos e Presidente Castelo Branco. Curiosamente o município não possui avenidas.

A distância até a capital, Porto Alegre, é de aproximadamente 250 km. Localiza-se a 80 km de Passo Fundo, a 23 km de Casca e a 52 km de Marau.

Seus vizinhos são: São Domingos do Sul, David Canabarro (Rio Grande do Sul), São Jorge (Rio Grande do Sul) e Ciríaco

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

O município tem apenas um distrito sede, subdividido em dois bairros: Centro e Área Verde, este último, caracterizado pela pobreza e falta de infraestrutura. Além de algumas comunidades no interior.

Referências

  1. a b «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]