Saltar para o conteúdo

Vegeta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Adição de links.
Syn12 (discussão | contribs)
Linha 48: Linha 48:
| frase =
| frase =
}}
}}
{{nihongo|'''Vegeta'''|ベジータ|Bejīta}} é um personagem fictício da franquia ''[[Dragon Ball]]'' criada por [[Akira Toriyama]]. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá {{nihongo|''Sayōnara Son Gokū''|さようなら孫悟空|Adeus Son Goku}}, publicado originalmente em [[1988]], e no sexto episódio do anime ''[[Dragon Ball Z]]'', como o príncipe da raça praticamente extinta de guerreiros alienígenas, chamados Saiyajins. Vegeta foi um dos primeiros antagonistas da série, visando utilizar o poder das esferas para obter [[imortalidade]] e domínio sobre toda a galáxia. Após o surgimento de inimigos em comum, Vegeta se forçado a formar uma aliança com os protagonistas da série. Com o tempo, ele se torna um aliado fiel ao personagem principal da série, [[Son Goku|Goku]]. Vegeta é conhecido por sua rivalidade com Goku, pois apesar de todo seu treinamento e sangue real, acreditava que sua força e técnica eram inferiores às dele.
{{nihongo|'''Vegeta'''|ベジータ|Bejīta}} é um personagem fictício da franquia ''[[Dragon Ball]]'' criada por [[Akira Toriyama]]. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá {{nihongo|''Sayōnara Son Gokū''|さようなら孫悟空|Adeus Son Goku}}, publicado originalmente em [[1988]]. Logo depois de todas as frangalhadas, Vegeta começou a pensar no caso de virar uma prostituta para o cafetão da vila, Goku. Goku aceitou sua oferta generosa pois era uma mão de obra barata e todos pensariam que Vegeta seria ownado por Goku. Todos pensavam que na saga de Freeza, Goku havia salvado o planeta Terra, mas ele destruiu o planeta verdinho fumado dos maconheiros Namek, quem realmente salvou a Terra foi Vegeta com seu exaustivo trabalho de prostituta para Freeza, o qual aceitou o pedido de perdão que Vegeta fez por todas as frangalhadas que Goku fez para ganhar dinheiro como cafetão.
Depois de trabalhar por tanto tempo para Goku, Vegeta ficou muito cansado e decidiu descansar suas bolas, digo, fadigas, e foi ao Acre para dar uma de gordinho do Créu. Lá ele virou traficante de macacos e usou eles para competirem no ramo de prostituição do Goku, que por fim teve uma vitória de Vegeta e Goku foi ownado. Assim foi feito Gohan.


== Concepção e criação ==
== Concepção e criação ==

Revisão das 01h56min de 19 de setembro de 2010

Predefinição:Contém texto em japonês

Vegeta
ベジータ
Info/Personagem animangá
Primeira aparição Dragon Ball Z ep. 5
Última aparição Dragon Ball GT ep. 64
Criado por Akira Toriyama
Vozes Japão Ryou Horikawa
Brasil Alfredo Rollo
Perfil
Raça Saiyajin
Vida no animangá
Local de nascimento Planeta Vegeta
Título Príncipe dos Saiyajins
Família Rei Vegeta (pai)
Bulma (esposa)
Trunks (filho)
Bra (filha)
Tarble (irmão)
Membro de Guerreiros Z
Personagem de Dragon Ball Z e Dragon Ball GT
Portal Animangá

Vegeta (ベジータ Bejīta?) é um personagem fictício da franquia Dragon Ball criada por Akira Toriyama. As primeiras aparições de Vegeta na franquia foram no mangá Sayōnara Son Gokū (さようなら孫悟空 Adeus Son Goku?), publicado originalmente em 1988. Logo depois de todas as frangalhadas, Vegeta começou a pensar no caso de virar uma prostituta para o cafetão da vila, Goku. Goku aceitou sua oferta generosa pois era uma mão de obra barata e todos pensariam que Vegeta seria ownado por Goku. Todos pensavam que na saga de Freeza, Goku havia salvado o planeta Terra, mas ele só destruiu o planeta verdinho fumado dos maconheiros Namek, quem realmente salvou a Terra foi Vegeta com seu exaustivo trabalho de prostituta para Freeza, o qual aceitou o pedido de perdão que Vegeta fez por todas as frangalhadas que Goku fez para ganhar dinheiro como cafetão. Depois de trabalhar por tanto tempo para Goku, Vegeta ficou muito cansado e decidiu descansar suas bolas, digo, fadigas, e foi ao Acre para dar uma de gordinho do Créu. Lá ele virou traficante de macacos e usou eles para competirem no ramo de prostituição do Goku, que por fim teve uma vitória de Vegeta e Goku foi ownado. Assim foi feito Gohan.

Concepção e criação

Seguindo a regra para criação de nomes que Toriyama inventou para Dragon Ball, o nome de Vegeta tem origem na palavra vegetal. No filme Dragon Ball Z - O Retorno de Son Goku e Seus Amigos, o irmão de Vegeta, Tarble, é apresentado. Quando os dois nomes são combinados, formam a palavra "vegetable", já que vegetais são o tema de nome para todos os Saiyajins puros da franquia.

Aparência

A aparência inicial de Vegeta nos mangás é a de um personagem baixo e atarracado, com cabelos espetados e visíveis entradas na testa. Comparado ao personagem principal Goku, Vegeta é bem mais baixo do que ele. Com o desenrolar da série, o estilo de Toriyama se refinou e Vegeta se tornou mais esbelto. Em Dragon Ball GT, a aparência de Vegeta sofre mudanças radicais, com o abandono completo do uso de suas vestimentas Saiyajin em troca de um estilo similar ao de um homem da vida real. No início da série, Vegeta possui uma cauda, que perde em uma luta com Goku e seus aliados. Ele usa diversas variações de sua armadura Saiyajin, mas começa a abandoná-la após enfrentar Cell, porém suas luvas e botas ainda refletem suas raízes Saiyajin até o fim da série escrita.

Personalidade

Quando Vegeta surge na série, é um personagem sádico, chegando ao ponto de destruir seu companheiro de longa data, Nappa, quando o mesmo não consegue derrotar Goku. Durante esse tempo, Vegeta demonstra um grande desejo por imortalidade e poder. A personalidade de Vegeta muda de assassino cruel para anti-herói vingativo, obcecado por se tornar mais forte do que Goku. Após algum tempo, Vegeta se apaixona por uma amiga próxima de Goku, Bulma, e com ela tem seu primeiro filho, Trunks. Como resultado de seu amor por Bulma e o nascimento de seu filho, Vegeta se torna simplesmente um rival de Goku e escolhe a Terra como um lugar para se estabelecer e viver.

Habilidades

Vegeta é capaz de criar e fortalecer ataques através de seu ki. Ele tem a habilidade de utilizar a técnica Buku-jutsu (舞空術?) para voar. Constantes treinamentos e sua herança Saiyajin lhe deram força, velocidade e reflexos sobrehumanos.

Vegeta usa ataques similares aos dos protagonistas da série, como uma onda de ki similar ao Kamehameha de Goku. Este raio, conhecido como Galick Ho (ギャリック砲?), é usado por Vegeta durante sua batalha com Goku numa tentativa de destruir a Terra. Vegeta depois desenvolve as técnicas Explosão do Super Vegeta (ビッグ・バン・アタック?) e o Explendor Final (ファイナルフラッシュ?), ataques muito mais poderosos do que os anteriores. Em Dragon Ball GT, demonstra um novo e poderoso ataque, o Ataque do Brilho Final (ファイナルシャインアタック?), em que dispara um grande raio verde de energia ki que se amplia com a distância.

Vegeta possui ainda diversas transformações que aumentam suas habilidades de diferentes formas. No início da série, pode se transformar em Oozaru, que aumenta em dez vezes seu poder, contanto que ainda tenha sua cauda. Ele também ganha a habilidade de se transformar em Super Saiyajin e conforme a série progride, outros níveis mais avançados.

Vegeta pode ainda se fundir com Goku e criar um guerreiro com o poder e habilidades de ambos. Uma das maneiras para tal é através do uso dos Brincos Potara, resultando na "fusão perfeita" Vegetto. A outra forma é pela Dança Metamoru, que cria Gogeta.

História

Predefinição:Spoiler Vegeta surge na série como um orgulhoso príncipe da raça Saiyajin. Ele visita a Terra com Nappa com o intuito de utilizar as esferas do dragão para desejar a imortalidade.[1] Ele quase não escapa com vida de uma batalha contra Goku. Após se recuperar, Vegeta vai até Namek para fazer um desejo com as esferas: a imortalidade. Ao chegar, Vegeta elimina vários capangas de Freeza e alguns membros das Forças Especiais Ginyu. Posteriormente, é derrotado e morto por Freeza, mas revive com um desejo feito com as esferas. Vegeta decide ficar na Terra, começa um relacionamento com Bulma e se casa com ela, tendo depois um filho, Trunks.

Anos depois, Vegeta finalmente se torna Super Saiyajin e derrota com facilidade o Andróide #19, enviado para matar Goku. Porém, mesmo como Super Saiyajin, é derrotado pela Andróide #18. Depois, Vegeta treina com seu filho Trunks e derrota Cell, que havia absorvido o Andróide #17. Porém, sua arrogância acaba por permitir que Cell absorva a Andróide #18 e alcance sua forma perfeita. Vegeta não consegue derrotar Cell e é obrigado a participar de um torneio de artes marciais criado pelo mesmo, em que ajuda Gohan a derrotar Cell em sua forma perfeita.

Sete anos depois de tais acontecimentos, Vegeta se deixa consumir pelo poder do mago Babidi, com o objetivo de se tornar mais forte do que Goku. Mas quando o monstro Majin Boo renasce como resultado da energia liberada pela luta dos dois, Vegeta o enfrenta sozinho e se sacrifica tentando derrotar Majin Buu. Depois que Enma devolve a Vegeta seu corpo e o envia para Terra para derrotar Boo, ele se funde com Goku ao usar os brincos Potara, criando Vegetto, que supera a força de Boo. Eventualmente, ele é absorvido por Boo e a fusão acaba. Goku e Vegeta então recuperam os aliados que Boo absorveu, e após mais uma batalha, Boo é derrotado.

Em Dragon Ball GT, Vegeta é possuído por Baby e enfrenta Goku, mas eventualmente se separa do corpo de Baby após a destruição do mesmo. Quando Omega Shenlong surge no enredo, Vegeta se funde com Goku como Super Saiyajin 4 para formar Gogeta, que derrota Shenlong. Ao fim da série, Vegeta se despede de Goku, que lhe deixa a tarefa de proteger a Terra em seu lugar. Predefinição:Spoiler-fim

Referências

  1. Dragon Ball Z, cap. 10


Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Vegeta