4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
4 luni, 3 săptămâni şi 2 zile
4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (PT/BR)
Pôster promocional
 Roménia
2007 • cor • 113 min 
Direção Cristian Mungiu
Roteiro Cristian Mungiu
Elenco Adi Carauleanu
Luminiţa Gheorghiu
Vlad Ivanov
Anamaria Marinca
Alexandru Potocean
Laura Vasiliu
Género drama
Idioma romeno
Página no IMDb (em inglês)

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias (no original, 4 luni, 3 săptămâni şi 2 zile) é um filme romeno de 2007 escrito e dirigido por Cristian Mungiu. A película foi a vencedora do Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2007.[1]

O filme é ambientado na Romênia no anos finais do ditador comunista Nicolae Ceauşescu no fim da década de 1980, contando a trágica história de duas estudantes, colegas de quarto no alojamento universitário, que tentam praticar aborto ilegalmente.

A produção da película custou pouco menos de seiscentos mil euros.[2]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme conta a história de Otilia Mihartescu e Gabriela Dragut, duas amigas universitárias romenas de Bucareste. Quando Gabriela engravida, as duas garotas arranjam um encontro com Bebe num hotel, onde é contratado para fazer um aborto ilegal (a Romênia comunista tinha uma política de natalidade que visava ao crescimento agressivo de sua população e, portanto, proibia o aborto por razões práticas).

Quando Bebe descobre que Gabriela estava grávida de quase cinco meses, resolve exigir de ambas favores sexuais, além do pagamento em dinheiro.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Notas

  1. International Herald Tribune - Manohla Dargis e A.O. Scott (27 de maio de 2007). Romania rules at Cannes Film Festival (em inglês). Iht.com. Página visitada em 11 de setembro de 2008.
  2. Sawf News (27 de maio de 2007). Top Cannes award for harrowing Romanian abortion film (em inglês). News.sawf.org. Página visitada em 11 de setembro de 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o