Benevides

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Município de Benevides
Bandeira de Benevides
Brasão de Benevides
Bandeira Brasão
Hino
Fundação 29 de Dezembro de 1961[1]
Gentílico benevidense[1]
Prefeito(a) Ronie Rufino da Silva (PMDB)
(2013–2016)
Localização
Localização de Benevides
Localização de Benevides no Pará
Benevides está localizado em: Brasil
Benevides
Localização de Benevides no Brasil
01° 21' 39" S 48° 14' 42" O01° 21' 39" S 48° 14' 42" O
Unidade federativa Pará Pará
Mesorregião Metropolitana de Belém IBGE/2008 [2]
Microrregião Belém IBGE/2008 [2]
Região metropolitana Belém
Municípios limítrofes Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Isabel do Pará
Distância até a capital 25 km
Características geográficas
Área 187,868 km² [3]
População 51 663 hab. IBGE/2010[4]
Densidade 275 hab./km²
Altitude 28 m
Clima equatorial Am
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,665 médio PNUD/2010 [5]
PIB R$ 621 830,000 mil IBGE/2011[6]
PIB per capita R$ 11 757,48 IBGE/2011[6]
Página oficial

Benevides é um município brasileiro do estado do Pará, situado na Região Metropolitana de Belém. Localiza-se a uma latitude 01º21'41" sul e a uma longitude 48º14'41" oeste, estando a uma altitude de 28 metros. Sua população estimada em 2007 é de 42.426 habitantes.

  • SAÚDE

O município conta com uma Unidade Básica de Saúde-USB, no  centro da cidade  que  atende plantão,  onde fica também a base da SAMU. A maioria dos bairros conta com pequenas USBs que atendem durante o dia com clínico geral, pediatras e odontólogos em algumas delas. No centro também encontra-se o Centro Especializado em tratamento dentário para onde são encaminhados pacientes com casos de urgência ou especiais.   Os agentes de saúde acompanham as famílias carentes no programa “Saúde na Família” e encaminham os casos de urgência.  Não há incidências de epidemias.   

  • GEOGRAFIA

As principais atividades econômicas atuais são os serviços (bancos – Banco do Brasil e Bradesco, correios, escritórios de advocacia  e contabilidade, lotéricas), o comércio em geral (como supermercados feiras livres, lojas de confecções), produção de bebidas como  a cerveja Schin e refrigerantes  (Micos e Splash)  em virtude da abundância em água mineral na região, serrarias e floricultura no distrito de Murinim, além das indústrias de produtos químicos como a Verbrás e a Veloz Química que fabricam tintas e solventes.  Porém o principal empregador é a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Uma parte da população trabalha na capital Belém e por isso o município também é conhecido como cidade dormitório. O extrativismo (animal e vegetal) e outras atividades ligadas ao campo hoje são poucos expressivas.

  • ABASTECIMENTO

  O abastecimento da cidade é feito por uma feira livre padronizada e um mercado municipal no centro da cidade. Existem outras “feirinhas avulsas” nos bairros mais afastados que também vendem de tudo (peixe, verduras, legumes, carnes,etc.), porém não são reconhecidas legalmente pela prefeitura, com exceção da feira de Murinim que é  pouco expressiva. Porém os pequenos comercio juntos tem grandes variedades de produtos e a população conta com três supermercados de porte médio  no centro da cidade onde são encontrados variedades de produtos. 

  • SEGURANÇA

O município conta com um batalhão da policia militar e uma recém inaugurada delegacia. Porém acompanha o índice crescente de violência urbana da região metropolitana causando na população uma sensação de insegurança. O lazer das famílias nas praças públicas tem diminuído drasticamente nos últimos anos e tem aumentado a ocorrência de furtos, roubos tráfico de drogas e assassinatos, tanto nos centros como nas periferias. O município passa por uma grande crise na área de segurança. A guarda municipal tem um papel importante nesse embate e recentemente ganhou uma sede e veículos caracterizados para fazer rondas preventivas em parceria com a PM. E um aspecto negativo que não se pode ocultar nem fechar os olhos.

  • TRANSPORTE E INFRAESTRUTURA

coletivo não está bom pois as  frotas estão ultrapassados e  existem poucos veículos para atender a crescente demanda. Para os distritos são utilizadas as vans e os mototaxistas são responsáveis pela locomoção no centro e bairros distantes. Na área de trânsito algumas medidas foram tomadas tais como pavimentação de vias no centro e parte da periferia, instalação de semáforos e outros sinais de trânsito em decorrência do projeto “Natal de Benevides”, uma  parceria entre Prefeitura Municipal e governo do Estado (gestão anterior). O atual prefeito priorizou a limpeza das ruas e valas no chamado "mutirão da limpeza" e reforçou a iluminação pública em todos os bairros. A coleta do lixo é feita diariamente em todos os bairros. Porém as redes de esgotos e saneamento básico são deficientes nas periferias. Já As redes de água pertencem à prefeitura que cobra uma taxa simbólica mensalmente, no entanto, a grande maioria da população negligencia o pagamento desta taxa. O efeito disto é que recursos são insuficientes para expandir  e melhorar o sistema de abastecimento.

  • ESPORTE E LAZER

O município conta com um estádio de futebol municipal (Begozão) que está em reforma e um Ginásio poliesportivo (Nagibão), além do ginásio do SESC. Existem também os campos de futebol privados dos clubes amadores, principalmente em Benfica e Murinim. Em alguns bairros como Murinim Santa Maria, Santos Dumont e Independente existem quadras poliesportivas construídas ou reformadas que  porém já estão sucateadas e subutilizadas. O maior evento nesta área é o campeonato de futebol dos bairros e distritos. Existem os pequenos grupos que praticam capoeira e artes marciais ainda em fase de organização. Os igarapés em Benfica, Murinim e Taiassuí como também o Clube Neópolis são as principais fontes de lazer. As praças ainda são subutilizadas. Porém,recentemente a praça Almir Gabriel ganhou aparelhos de ginástica para o público adulto em geral .

  • EDUCAÇÃO

No campo de educação o município atualmente conta com  32 escolas municipais 13 escolas estaduais. As escolas privadas mais conhecidas são: Caminho Suave, Arco-Íris, Palavra da Vida, Letras e Arte e Caminho Brilhante. As instituições de ensino superior  que ministram cursos de graduação  são a Universidade Adventista, situada na PA 391 que dá acesso a Santa Bárbara, A UAB (Universidade Aberta do Brasil) cujo pólo é um prédio  equipado com computadores e acesso a internet, cedido pela Prefeitura Municipal, onde são ministrados os cursos à distância de Administração Pública e Letras cuja pela Universidade Federal do Pará - UFPA.  O Instituto Palavra da Vida ministra Teologia. A prefeitura mantém, com recursos próprios, dois cursinhos pré-vestibulares gratuitos, sendo que um desses é ministrado na recém inaugurada biblioteca Municipal, um espaço moderno com acesso a internet e salas climatizadas. O outro cursinho fica no distrito de Murinim em prédio alugado pela prefeitura. O SESC – Serviço Social do Comércio conta com uma unidade bem equipada com ginásio poliesportivo e moderna  biblioteca. Desde o ano  2000 o SESC tem ajudado o município a diminuir consideravelmente o índice de analfabetismo, além de oferecer programas de habilidades de estudos para crianças do ensino fundamental e cursos avulsos para a comunidade em geral. É uma das principais referencias culturais da cidade, pois trás para o município amostras de obras de artes  itinerantes. 

  • SAÚDE

    O município conta com uma Unidade Básica de Saúde-USB, no  centro da cidade  que  atende plantão,onde fica também a base da SAMU e um hospital particular (Maternidade do Povo) em regime de convênio com o S. A maioria dos bairros conta com pequenas USBs que atendem durante o dia com clínico geral,pediatras e odontólogos em algumas delas. No centro também encontra-se o Centro Especializado em tratamento dentário para onde são encaminhados pacientes com casos de urgência ou especiais. Os agentes de saúde acompanham as famílias carentes no programa “Saúde na Família” e encaminham os casos de urgência. Não há incidências de epidemias.   

  • BAIRROS

Alguns dos bairros são o Centro de Benevides,Begolândia, Liberdade, Agrinesp, Canutama, Madre Teresa, Cajueiro, Marrocos, Médice, Independente, Santa Rosa, Maguari, Paricatuba, Taiassui, Benfica e Murinin.[7]

História[editar | editar código-fonte]

Benevides é conhecida como a " O berço da Liberdade", foi a cidade pioneira do Estado do Pará a libertar escravos e a segunda do Brasil. No dia 30 de março de 1884, quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea em 13 de maio de 1888.

Referências

  1. a b Benevides (PDF) IBGE. Visitado em 27/04/2011.
  2. a b Divisão Territorial do Brasil Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Visitado em 11 de outubro de 2008.
  3. IBGE (10 de outubro de 2002). Área territorial oficial Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Visitado em 5 de dezembro de 2010.
  4. Censo Populacional 2010 Censo Populacional 2010 Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Visitado em 11 de dezembro de 2010.
  5. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil Atlas do Desenvolvimento Humano Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2010). Visitado em 2 de agosto de 2013.
  6. a b Título não preenchido, favor adicionar Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Visitado em 20 de junho de 2014.
  7. http://www.ioepa.com.br/diarios/2009/08/28.08.caderno.07.pdf página 7.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Pará é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.