Biomassa (ecologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A biomassa viva global total foi estimada em cerca de 550 bilhões de toneladas de carbono,[1] a maior parte da qual se encontra em florestas.
Ambientes aquáticos rasos, como zonas úmidas, estuários e recifes de coral, podem ser tão produtivos quanto as florestas, gerando quantidades semelhantes de nova biomassa a cada ano em uma determinada área.[2]

A biomassa é a massa de organismos biológicos vivos em uma determinada área ou ecossistema em um determinado momento. A biomassa pode se referir à biomassa da espécie, que é a massa de uma ou mais espécies, ou à biomassa da comunidade, que é a massa de todas as espécies da comunidade. Pode incluir micro-organismos, plantas ou animais.[3] A massa pode ser expressa como a massa média por unidade de área ou como a massa total na comunidade.

A forma como a biomassa é medida depende do motivo pelo qual ela está sendo medida. Às vezes, a biomassa é considerada como a massa natural dos organismos in situ, exatamente como eles são. Por exemplo, na pesca de salmão, a biomassa do salmão pode ser considerada como o peso úmido total que o salmão teria se fosse retirado da água. Em outros contextos, a biomassa pode ser medida em termos de massa orgânica seca, de modo que talvez apenas 30% do peso real possa contar, sendo o restante água. Para outros fins, somente os tecidos biológicos contam, e dentes, ossos e conchas são excluídos. Em algumas aplicações, a biomassa é medida como a massa de carbono orgânico total presente.

Em 2018, Bar-On et al. estimaram a biomassa viva total na Terra em cerca de 550 bilhões (5.5×1011) de toneladas de C,[1] a maior parte dela em plantas. Em 1998, Field et.al. estimaram a produção primária líquida anual total de biomassa em pouco mais de 100 bilhões de toneladas de C/ano.[4] Já se pensou que a biomassa viva total de bactérias fosse quase igual à das plantas,[5] mas estudos recentes sugerem que ela é significativamente menor.[1][6][7][8][9][10] O número total de pares de bases de DNA na Terra, como uma possível aproximação da biodiversidade global, é estimado em (5.3±3.6)×1037 e pesa 50 bilhões de toneladas.[11][12]

Pirâmides ecológicas[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pirâmide ecológica
Uma pirâmide de energia ilustra a quantidade de energia necessária à medida que ela flui para cima para sustentar o próximo nível trófico. Apenas cerca de 10% da energia transferida entre cada nível trófico é convertida em biomassa.

Uma pirâmide ecológica é uma representação gráfica que mostra, para um determinado ecossistema, a relação entre biomassa ou produtividade biológica e níveis tróficos.

  • Uma pirâmide de biomassa mostra a quantidade de biomassa em cada nível trófico.

A base da pirâmide representa os produtores primários (autótrofos). Os produtores primários obtêm energia do ambiente na forma de luz solar ou de produtos químicos inorgânicos e a utilizam para criar moléculas ricas em energia, como os carboidratos. Esse mecanismo é chamado de produção primária. A pirâmide prossegue pelos vários níveis tróficos até os predadores alfa.

Quando a energia é transferida de um nível trófico para o próximo, normalmente apenas 10% é usada para criar nova biomassa. Os noventa por cento restantes vão para processos metabólicos ou são dissipados na forma de calor. Essa perda de energia significa que as pirâmides de produtividade nunca são invertidas e geralmente limitam as cadeias alimentares a cerca de seis níveis. Entretanto, nos oceanos, as pirâmides de biomassa podem ser total ou parcialmente invertidas, com mais biomassa em níveis mais altos.

Biomassa terrestre[editar | editar código-fonte]

Biomassas terrestres relativas de vertebrados versus artrópodes.

A biomassa terrestre geralmente diminui acentuadamente em cada nível trófico superior (plantas, herbívoros, carnívoros). Exemplos de produtores terrestres são as gramíneas, as árvores e os arbustos. Eles têm uma biomassa muito maior do que os animais que os consomem, como veados, zebras e insetos. Os níveis com menor biomassa são os predadores mais altos da cadeia alimentar, como raposas e águias.

Em uma pastagem temperada, as gramíneas e outras plantas são os produtores primários na base da pirâmide. Depois vêm os consumidores primários, como gafanhotos, ratazanas e bisões, seguidos pelos consumidores secundários, musaranhos, falcões e pequenos gatos. Por fim, os consumidores terciários, gatos grandes e lobos. A pirâmide de biomassa diminui acentuadamente em cada nível superior.

Mudanças nas espécies de plantas no ecossistema terrestre podem resultar em mudanças na biomassa das comunidades de decompositores do solo.[13] A biomassa das espécies de plantas C3 e C4 pode mudar em resposta a concentrações alteradas de CO2.[14] Observou-se que as espécies de plantas C3 aumentam a biomassa em resposta a concentrações crescentes de CO2 de até 900 ppm.[15]

Biomassa oceânica[editar | editar código-fonte]

A biomassa oceânica ou marinha, em uma inversão da biomassa terrestre, pode aumentar em níveis tróficos mais altos. No oceano, a cadeia alimentar normalmente começa com o fitoplâncton e segue o curso ao lado.

Os fitoplânctons são os principais produtores primários na base da cadeia alimentar marinha. O fitoplâncton usa a fotossíntese para converter carbono inorgânico em protoplasma. Em seguida, eles são consumidos pelo zooplâncton, cujo tamanho varia de alguns micrômetros de diâmetro, no caso do microzooplâncton protista, ao zooplâncton macroscópico gelatinoso e crustáceo.

O zooplâncton compreende o segundo nível da cadeia alimentar e inclui pequenos crustáceos, como copépodes e krill, e a larva de peixes, lulas, lagostas e caranguejos.

Prochlorococcus, uma bactéria influente.

Por sua vez, os pequenos zooplânctons são consumidos tanto por zooplânctons predadores maiores, como o krill, quanto por peixes forrageiros, que são pequenos peixes de cardume que se alimentam de filtradores. Isso constitui o terceiro nível da cadeia alimentar.

Um quarto nível trófico pode consistir em peixes predadores, mamíferos marinhos e aves marinhas que consomem peixes forrageiros. Exemplos são o peixe-espada, as focas e os alcatrazes.

Os predadores alfa, como as orcas, que podem consumir focas, e os tubarões-anequim, que podem consumir peixes-espada, formam um quinto nível trófico. As baleias-de-barbatana podem consumir zooplâncton e krill diretamente, levando a uma cadeia alimentar com apenas três ou quatro níveis tróficos.

Os ambientes marinhos podem ter pirâmides de biomassa invertidas. Em particular, a biomassa dos consumidores (copépodes, krill, camarão, peixes forrageiros) é maior do que a biomassa dos produtores primários. Isso acontece porque os produtores primários do oceano são fitoplânctons minúsculos, que são estrategistas-r que crescem e se reproduzem rapidamente, de modo que uma massa pequena pode ter uma taxa rápida de produção primária. Em contraste, os produtores primários terrestres, como as florestas, são estrategistas k que crescem e se reproduzem lentamente, portanto, é necessária uma massa muito maior para atingir a mesma taxa de produção primária.

Entre os fitoplânctons na base da cadeia alimentar marinha estão membros de um filo de bactérias chamado cianobactérias. As cianobactérias marinhas incluem os menores organismos fotossintéticos conhecidos. A menor de todas, a Prochlorococcus, tem apenas 0,5 a 0,8 micrômetro de diâmetro.[16] Em termos de números individuais, a Prochlorococcus é possivelmente a espécie mais abundante da Terra: um único mililitro de água do mar superficial pode conter 100.000 células ou mais. Em todo o mundo, estima-se que haja vários octilhões (1027) de indivíduos.[17] A Prochlorococcus é onipresente entre 40°N e 40°S e predomina nas regiões oligotróficas (pobres em nutrientes) dos oceanos.[18] A bactéria é responsável por cerca de 20% do oxigênio na atmosfera da Terra e faz parte da base da cadeia alimentar oceânica.[19]

Biomassa bacteriana[editar | editar código-fonte]

As bactérias e as archaea são classificadas como procariontes, e sua biomassa é comumente estimada em conjunto. A biomassa global de procariontes é estimada em cerca de 30 bilhões de toneladas C,[20] dominada por bactérias.[1]

Localização geográfica Número de células (× 1029) Bilhões de toneladas de carbono
Oceano aberto
1,6[1] a 2,2[5]
Subsuperfície do oceano
Solo terrestre
Subsuperfície terrestre
2 a 6[20]
4 a12[20]
Total
11 a15[20]
23 a 31[20]

As estimativas da biomassa global de procariontes mudaram significativamente nas últimas décadas, à medida que mais dados se tornaram disponíveis. Um estudo muito citado de 1998[5] coletou dados sobre a abundância (número de células) de bactérias e archaea em diferentes ambientes naturais e estimou sua biomassa total em 350 a 550 bilhões de toneladas de C. Essa grande quantidade é semelhante à biomassa de carbono em todas as plantas.[5] Estima-se que a grande maioria das bactérias e archaea esteja em sedimentos bem abaixo do fundo do mar ou na biosfera terrestre profunda (em aquíferos continentais profundos). No entanto, as medições atualizadas relatadas em um estudo de 2012[7] reduziram a biomassa procariótica calculada em sedimentos profundos do subsolo marinho dos ≈300 bilhões de toneladas C originais para ≈4 bilhões de toneladas C (intervalo de 1,5 a 22 bilhões de toneladas). Essa atualização se origina de estimativas muito mais baixas da abundância procariótica e de seu peso médio.

Um censo publicado na PNAS em maio de 2018 estimou a biomassa bacteriana global em ≈70 bilhões de toneladas C, das quais ≈60 bilhões de toneladas estão na subsuperfície terrestre profunda.[1] Também estimou a biomassa global de archaea em ≈7 bilhões de toneladas C. Um estudo posterior do Observatório Deep Carbon publicado em 2018 relatou um conjunto de dados de medições muito maior e atualizou a estimativa de biomassa total na biosfera terrestre profunda. Ele usou esse novo conhecimento e estimativas anteriores para atualizar a biomassa global de bactérias e archaea para 23 a 31 bilhões de toneladas de C.[21] Estima-se que aproximadamente 70% da biomassa global seja encontrada na subsuperfície profunda.[8][22] O número estimado de células procarióticas globalmente foi estimado em 11-15 × 1029.[21] Com essas informações, os autores do artigo da PNAS de maio de 2018[1] revisaram sua estimativa para a biomassa global de procariotos para ≈30 bilhões de toneladas C,[23] semelhante à estimativa do observatório.[21]

Essas estimativas convertem a abundância global de procariontes em biomassa global usando números médios de biomassa celular que se baseiam em dados limitados. Estimativas recentes usaram uma biomassa celular média de cerca de 20-30 femtogramas de carbono (fgC) por célula nos habitats subterrâneos e terrestres.[1][21][24]

Biomassa global[editar | editar código-fonte]

Imagens externas
Visualizing the biomass of life

A biomassa global total foi estimada em cerca de 550 bilhões de toneladas C.[1][25] A tabela abaixo apresenta um detalhamento da biomassa global por reino, com base em um estudo de 2018 realizado por Bar-On et. al.[1]

Reino Biomassa global em bilhões de toneladas de carbono Biomassa seca global em bilhões de toneladas Biomassa úmida global em bilhões de toneladas Imagem
450[1]
900
2700
60
200
12[1]
24
80
8
25
4
13
Total
500
1000
3000
Os seres humanos e seus animais de criação representam 96% de todos os mamíferos da Terra em termos de biomassa, enquanto todos os mamíferos selvagens representam apenas 4%.[1] Em verde: mamíferos selvagens, em azul: humanos. No lado direito: gado e animais de estimação.

Os animais representam menos de 0,5% da biomassa total da Terra, com cerca de 2 bilhões de toneladas de C no total. A maior parte da biomassa animal é encontrada nos oceanos, onde os artrópodes, como os copépodes, são responsáveis por cerca de 1 bilhão de toneladas de C e os peixes por outros 0,7 bilhão de toneladas de C.[1] Aproximadamente metade da biomassa de peixes no mundo é mesopelágica, como o peixe-lanterna,[26] que passa a maior parte do dia em águas profundas e escuras.[27] Os mamíferos marinhos, como baleias e golfinhos, são responsáveis por cerca de 0,006 bilhão de toneladas de C.[28]

Os animais terrestres são responsáveis por cerca de 500 milhões de toneladas de C, ou cerca de 20% da biomassa de animais na Terra.[1] Os artrópodes terrestres são responsáveis por cerca de 150 milhões de toneladas de C, a maior parte encontrada na camada superficial do solo.[29] Os mamíferos terrestres são responsáveis por cerca de 180 milhões de toneladas de C, a maioria dos quais são humanos (cerca de 80 milhões de toneladas de C) e mamíferos domesticados (cerca de 90 milhões de toneladas de C). Os mamíferos terrestres selvagens são responsáveis por apenas cerca de 3 milhões de toneladas de C, menos de 2% da biomassa total de mamíferos na terra.[28]

A biomassa global dividida por reino e em grupos taxonômicos para animais.[1] As estimativas para bactérias e archaea foram atualizadas para 30 bilhões de toneladas C combinadas desde que esse número foi calculado.[20] À direita: biomassa global (546 bilhões de carbono). Em verde: plantas, roxo: bactérias, marrom: fungi, vermelho: archaea, laranja: protistas, roxo claro: vírus. À esquerda: biomassa animal. Em verde: artrópodes, azul: peixes, vermelho: anelídeos, roxo: moluscos, cinza: cnidários, laranja: humanos, amarelo: gado, verde: nematóides, vermelho escuro: mamíferos selvagens, marrom: aves selvagens.

A maior parte da biomassa global é encontrada na terra, com apenas 5 a 10 bilhões de toneladas de C encontradas nos oceanos.[25] Na terra, há cerca de 1.000 vezes mais biomassa vegetal (fitomassa) do que biomassa animal (zoomassa).[30] Cerca de 18% dessa biomassa vegetal é consumida pelos animais terrestres.[31] No entanto, os animais marinhos comem a maior parte dos autótrofos marinhos, e a biomassa dos animais marinhos é maior do que a dos autótrofos marinhos.[1][31]

De acordo com um estudo de 2020 publicado na Nature, os materiais produzidos pelo homem, ou massa antropogênica, superam toda a biomassa viva da Terra, sendo que o plástico sozinho excede a massa de todos os animais terrestres e marinhos combinados.[32][33][34]

Nome Número de espécies Data da estimativa Contagem do indivíduo Massa viva média do indivíduo Porcentagem de biomassa (seca) Biomassa seca global em milhões de toneladas Biomassa úmida (fresca) global em milhões de toneladas
Terrestre
1
Novembro de 2022
8 billion[35]
50 kg
(incluindo crianças)[36]
40%[37]
160
400[38]
2005
4.63 bilhões de adultos
62 kg
(excluindo crianças)[39]
287[39]
1
2021
1.5 bilhão[40]
300 kg
30%
125
416[38]
1
2021
1.3 bilhão[40]
30 kg
30%
12
1
2021
1.1 bilhão[40]
30 kg
30%
10
1
2021
26 bilhões
0,9 kg para frangos de corte, 1,8 kg para poedeiras[41]
30%
25
15.700[42]
2022
20-90×1015[42]
3,7 mg[43]-5.5 mg[42]
22.8%[44]
10–100[42]
40-450
7,000-30,000[45]
2016
10 mg (peso seco)[46]
10-25%[47]
400[1]
1.600
2.972
2022
2 mg[44]
27%[44]
440[49]
2019
4.4×1020[50]
20%[44]
60
300[50]
Marinho
1
Pré-baleação
340.000
40%[52]
36
2023
50.000[38]
60.000 kg
40%[52]
1,2
>20.000[53]
2022
30%[54]
3.000
9.000[27]
1
2008
7,8×1014[55]
0,486 g[55]
379 (na alta temporada)[55]
13.000
10−6–10−9 kg
?
2003
1.000[56]

Taxa global de produção[editar | editar código-fonte]

Globalmente, os habitats terrestres e oceânicos produzem uma quantidade semelhante de nova biomassa a cada ano (56,4 bilhões de toneladas C terrestres e 48,5 bilhões de toneladas C oceânicas).

A produção primária líquida é a taxa na qual a nova biomassa é gerada, principalmente devido à fotossíntese. A produção primária global pode ser estimada a partir de observações de satélite. Os satélites examinam o Índice de Vegetação de Diferença Normalizada (NDVI) em habitats terrestres e os níveis de clorofila da superfície do mar nos oceanos. Isso resulta em 56,4 bilhões de toneladas de C/ano (53,8%) para a produção primária terrestre e 48,5 bilhões de toneladas de C/ano para a produção primária oceânica.[4] Assim, a produção primária fotoautotrófica total da Terra é de cerca de 104,9 bilhões de toneladas de C/ano. Isso se traduz em cerca de 426 gC/m2/ano para a produção terrestre (excluindo áreas com cobertura permanente de gelo) e 140 gC/m2/ano para os oceanos.

No entanto, há uma diferença muito mais significativa nos estoques permanentes - embora sejam responsáveis por quase metade da produção anual total, os autótrofos oceânicos representam apenas cerca de 0,2% da biomassa total.

Os ecossistemas terrestres de água doce geram cerca de 1,5% da produção primária líquida global.[57]

Alguns produtores globais de biomassa, em ordem de taxas de produtividade, são:

Produtor Produtividade da biomassa
(gC/m2/ano)
Ref Área total
(milhões de km2)
Ref Produção total
(bilhões de toneladas de C/ano)
Pântanos e brejos 2.500 [2] 5,7 [58]
Florestas tropicais 2.000 [59] 8 16
Recifes de coral 2.000 [2] 0,28 [60] 0,56
Alga 2.000 [2]
Estuários 1.800 [2]
Floresta temperada 1.250 [2] 19 24
Terras cultivadas 650 [2][61] 17 11
Tundras 140 [2][61] 11,5-29,8 [62][63]
Zona oceânica 125 [2][61] 311 39
Desertos 3 [61] 50 0,15

Referências

  1. a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x Bar-On YM, Phillips R, Milo R (Junho de 2018). «The biomass distribution on Earth». Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (em inglês). 115 (25): 6506–6511. Bibcode:2018PNAS..115.6506B. PMC 6016768Acessível livremente. PMID 29784790. doi:10.1073/pnas.1711842115Acessível livremente 
  2. a b c d e f g h i Ricklefs RE, Miller GL (2000). Ecology 4th ed. [S.l.]: Macmillan. p. 192. ISBN 978-0-7167-2829-0 
  3. IUPAC, Compêndio de Terminologia Química, 2ª ed. ("Gold Book"). Compilado por A. D. McNaught e A. Wilkinson. Blackwell Scientific Publications, Oxford (1997). Versão online: "{{{título}}}"  (2006–) criado por M. Nic, J. Jirat, B. Kosata; atualizações compiladas por A. Jenkins. ISBN 0-9678550-9-8.
  4. a b Field CB, Behrenfeld MJ, Randerson JT, Falkowski P (Julho de 1998). «Primary production of the biosphere: integrating terrestrial and oceanic components». Science (em inglês). 281 (5374): 237–40. Bibcode:1998Sci...281..237F. PMID 9657713. doi:10.1126/science.281.5374.237 
  5. a b c d e Whitman WB, Coleman DC, Wiebe WJ (Junho de 1998). «Prokaryotes: the unseen majority» (PDF). Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (em inglês). 95 (12): 6578–83. Bibcode:1998PNAS...95.6578W. PMC 33863Acessível livremente. PMID 9618454. doi:10.1073/pnas.95.12.6578Acessível livremente 
  6. Bar-On YM, Phillips R, Milo R (Junho de 2018). «The biomass distribution on Earth». Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (em inglês). 115 (25): 6506–6511. Bibcode:2018PNAS..115.6506B. PMC 6016768Acessível livremente. PMID 29784790. doi:10.1073/pnas.1711842115Acessível livremente 
  7. a b Kallmeyer J, Pockalny R, Adhikari RR, Smith DC, D'Hondt S (Outubro de 2012). «Global distribution of microbial abundance and biomass in subseafloor sediment». Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America (em inglês). 109 (40): 16213–6. Bibcode:2012PNAS..10916213K. PMC 3479597Acessível livremente. PMID 22927371. doi:10.1073/pnas.1203849109Acessível livremente 
  8. a b Deep Carbon Observatory (10 de dezembro de 2018). «Life in deep Earth totals 15 to 23 billion tons of carbon -- hundreds of times more than humans - Deep Carbon Observatory collaborators, exploring the 'Galapagos of the deep,' add to what's known, unknown, and unknowable about Earth's most pristine ecosystem». EurekAlert! (em inglês). Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  9. Dockrill, Peter (11 de dezembro de 2018). «Scientists Reveal a Massive Biosphere of Life Hidden Under Earth's Surface». Science Alert (em inglês). Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  10. Gabbatiss, Josh (11 de dezembro de 2018). «Massive 'deep life' study reveals billions of tonnes of microbes living far beneath Earth's surface». The Independent (em inglês). Consultado em 11 de dezembro de 2018 
  11. Landenmark HK, Forgan DH, Cockell CS (Junho de 2015). «An Estimate of the Total DNA in the Biosphere». PLOS Biology (em inglês). 13 (6): e1002168. PMC 4466264Acessível livremente. PMID 26066900. doi:10.1371/journal.pbio.1002168Acessível livremente 
  12. Nuwer R (18 de julho de 2015). «Counting All the DNA on Earth». The New York Times (em inglês). New York. ISSN 0362-4331. Consultado em 18 de julho de 2015 
  13. Spehn, Eva M.; Joshi, Jasmin; Schmid, Bernhard; Alphei, Jörn; Körner, Christian (2000). «Plant diversity effects on soil heterotrophic activity in experimental grassland ecosystems». Plant and Soil (em inglês). 224 (2): 217–230. doi:10.1023/A:1004891807664 
  14. He, Jin-Sheng; Bazzaz, Fakhri A.; Schmid, Bernhard (2002). «Interactive Effects of Diversity, Nutrients and Elevated CO2 on Experimental Plant Communities». Oikos (em inglês). 97 (3): 337–348. ISSN 0030-1299. JSTOR 3547655. doi:10.1034/j.1600-0706.2002.970304.x 
  15. Drag, David W; Slattery, Rebecca; Siebers, Matthew; DeLucia, Evan H; Ort, Donald R; Bernacchi, Carl J (12 de março de 2020). «Soybean photosynthetic and biomass responses to carbon dioxide concentrations ranging from pre-industrial to the distant future». Oxford University Press (OUP). Journal of Experimental Botany (em inglês). 71 (12): 3690–3700. ISSN 0022-0957. PMC 7475242Acessível livremente. PMID 32170296. doi:10.1093/jxb/eraa133 
  16. Kettler GC, Martiny AC, Huang K, Zucker J, Coleman ML, Rodrigue S, Chen F, Lapidus A, Ferriera S, Johnson J, Steglich C, Church GM, Richardson P, Chisholm SW (Dezembro de 2007). «Patterns and implications of gene gain and loss in the evolution of Prochlorococcus». PLOS Genetics (em inglês). 3 (12): e231. PMC 2151091Acessível livremente. PMID 18159947. doi:10.1371/journal.pgen.0030231Acessível livremente 
  17. Nemiroff, R.; Bonnell, J., eds. (27 de setembro de 2006). «Earth from Saturn». Astronomy Picture of the Day. NASA 
  18. Partensky F, Hess WR, Vaulot D (Março de 1999). «Prochlorococcus, a marine photosynthetic prokaryote of global significance». Microbiology and Molecular Biology Reviews (em inglês). 63 (1): 106–27. PMC 98958Acessível livremente. PMID 10066832. doi:10.1128/MMBR.63.1.106-127.1999 
  19. «The Most Important Microbe You've Never Heard Of». npr.org (em inglês) 
  20. a b c d e f g h i Magnabosco, C.; Lin, L.-H.; Dong, H.; Bomberg, M.; Ghiorse, W.; Stan-Lotter, H.; Pedersen, K.; Kieft, T. L.; van Heerden, E.; Onstott, T. C. (24 de setembro de 2018). «The biomass and biodiversity of the continental subsurface». Nature Geoscience (em inglês). 11 (10): 707–717. Bibcode:2018NatGe..11..707M. ISSN 1752-0908. doi:10.1038/s41561-018-0221-6 
  21. a b c d Magnabosco, C.; Lin, L.-H.; Dong, H.; Bomberg, M.; Ghiorse, W.; Stan-Lotter, H.; Pedersen, K.; Kieft, T. L.; van Heerden, E.; Onstott, T. C. (24 de setembro de 2018). «The biomass and biodiversity of the continental subsurface». Nature Geoscience (em inglês). 11 (10): 707–717. Bibcode:2018NatGe..11..707M. ISSN 1752-0908. doi:10.1038/s41561-018-0221-6 
  22. Observatory, Deep Carbon. «Life in deep Earth totals 15 to 23 billion tons of carbon—hundreds of times more than humans». phys.org (em inglês). Consultado em 24 de julho de 2023 
  23. a b Bar-On, Yinon M.; Milo, Ron (21 de fevereiro de 2019). «Towards a quantitative view of the global ubiquity of biofilms». Nature Reviews Microbiology (em inglês). 17 (4): 199–200. ISSN 1740-1534. PMID 30792541. doi:10.1038/s41579-019-0162-0 
  24. Griebler, Christian; Mindl, Birgit; Slezak, Doris; Geiger-Kaiser, Margot (26 de junho de 2002). «Distribution patterns of attached and suspended bacteria in pristine and contaminated shallow aquifers studied with an in situ sediment exposure microcosm». Aquatic Microbial Ecology (em inglês). 28 (2): 117–129. ISSN 0948-3055. doi:10.3354/ame028117Acessível livremente 
  25. a b Groombridge B, Jenkins MD (2000) Global biodiversity: Earth’s living resources in the 21st century (em inglês) p. 11. World Conservation Monitoring Centre, World Conservation Press, Cambridge
  26. Schwarzhans, Werner; Carnevale, Giorgio (19 de março de 2021). «The rise to dominance of lanternfishes (Teleostei: Myctophidae) in the oceanic ecosystems: a paleontological perspective». Paleobiology (em inglês). 47 (3): 446–463. Bibcode:2021Pbio...47..446S. ISSN 0094-8373. doi:10.1017/pab.2021.2Acessível livremente 
  27. a b Hatton, Ian A.; Heneghan, Ryan F.; Bar-On, Yinon M.; Galbraith, Eric D. (12 de novembro de 2021). «The global ocean size spectrum from bacteria to whales». Science Advances (em inglês). 7 (46): eabh3732. Bibcode:2021SciA....7.3732H. ISSN 2375-2548. PMC 8580314Acessível livremente. PMID 34757796. doi:10.1126/sciadv.abh3732 
  28. a b Greenspoon, Lior; Krieger, Eyal; Sender, Ron; Rosenberg, Yuval; Bar-On, Yinon M.; Moran, Uri; Antman, Tomer; Meiri, Shai; Roll, Uri (7 de março de 2023). «The global biomass of wild mammals». Proceedings of the National Academy of Sciences (em inglês) (10). ISSN 0027-8424. doi:10.1073/pnas.2204892120. Consultado em 23 de novembro de 2023 
  29. Rosenberg, Yuval; Bar-On, Yinon M.; Fromm, Amir; Ostikar, Meital; Shoshany, Aviv; Giz, Omer; Milo, Ron (fevereiro de 2023). «The global biomass and number of terrestrial arthropods». Science Advances (em inglês) (5). ISSN 2375-2548. PMID 36735788. doi:10.1126/sciadv.abq4049. Consultado em 23 de novembro de 2023 
  30. Gosh, Iman (20 de agosto de 2021). «Misc All the Biomass of Earth, in One Graphic». Visual Capitalist (em inglês). Consultado em 16 de dezembro de 2021 
  31. a b Hartley, Sue (2010) The 300 Million Years War: Plant Biomass v Herbivores (em inglês) Royal Institution Christmas Lecture.
  32. Elhacham, Emily; Ben-Uri, Liad; et al. (2020). «Global human-made mass exceeds all living biomass». Nature (em inglês). 588 (7838): 442–444. Bibcode:2020Natur.588..442E. PMID 33299177. doi:10.1038/s41586-020-3010-5 
  33. Laville, Sandra (9 de dezembro de 2020). «Human-made materials now outweigh Earth's entire biomass – study». The Guardian (em inglês). Consultado em 9 de dezembro de 2020 
  34. «Anthropogenic mass: Comparing human-made mass to the living Biomass on earth». Anthropogenic mass: Comparing human-made mass to the living Biomass on earth (em inglês). Consultado em 31 de julho de 2023 
  35. Nations, United. «Day of 8 Billion». United Nations (em inglês). Consultado em 9 de julho de 2023 
  36. Hern, Warren M. (Setembro de 1999). «How Many Times Has the Human Population Doubled? Comparisons with Cancer». Population and Environment. 21 (1): 59–80. JSTOR 27503685. doi:10.1007/BF02436121 – via JSTOR 
  37. Jéquier, E.; Constant, F. (Fevereiro de 2010). «Water as an essential nutrient: the physiological basis of hydration». European Journal of Clinical Nutrition (em inglês). 64 (2): 115–123. ISSN 1476-5640. PMID 19724292. doi:10.1038/ejcn.2009.111 
  38. a b c d e f Greenspoon, Lior; Krieger, Eyal; Sender, Ron; Rosenberg, Yuval; Bar-On, Yinon M.; Moran, Uri; Antman, Tomer; Meiri, Shai; Roll, Uri; Noor, Elad; Milo, Ron (7 de março de 2023). «The global biomass of wild mammals». Proceedings of the National Academy of Sciences (em inglês). 120 (10): e2204892120. Bibcode:2023PNAS..12004892G. ISSN 0027-8424. PMC 10013851Acessível livremente. PMID 36848563. doi:10.1073/pnas.2204892120 
  39. a b Walpole SC, Prieto-Merino D, Edwards P, Cleland J, Stevens G, Roberts I (Junho de 2012). «The weight of nations: an estimation of adult human biomass». BMC Public Health. 12 (1). 439 páginas. PMC 3408371Acessível livremente. PMID 22709383. doi:10.1186/1471-2458-12-439Acessível livremente 
  40. a b c «FAOSTAT». www.fao.org. Consultado em 26 de julho de 2023 
  41. IPCC 2006, 2006 IPCC Guidelines for National Greenhouse Gas Inventories, Prepared by the National Greenhouse Gas Inventories Programme, Eggleston H.S., Buendia L., Miwa K., Ngara T. and Tanabe K. (eds). Published: IGES, Japan.
  42. a b c d Schultheiss, Patrick; Nooten, Sabine; Wang, Runxi; Wong, Mark; Brassard, François; Benoit, Guénard (19 de setembro de 2022). «The abundance, biomass, and distribution of ants on Earth». Proceedings of the National Academy of Sciences (em inglês). 119 (40): e2201550119. Bibcode:2022PNAS..11901550S. ISSN 0027-8424. PMC 9546634Acessível livremente. PMID 36122199. doi:10.1073/pnas.2201550119 
  43. a b Rosenberg, Yuval; Bar-On, Yinon M.; Fromm, Amir; Ostikar, Meital; Shoshany, Aviv; Giz, Omer; Milo, Ron (3 de fevereiro de 2023). «The global biomass and number of terrestrial arthropods». Science Advances (em inglês). 9 (5): eabq4049. Bibcode:2023SciA....9.4049R. ISSN 2375-2548. PMC 9897674Acessível livremente. PMID 36735788. doi:10.1126/sciadv.abq4049 
  44. a b c d Petersen, Henning; Luxton, Malcolm (Dezembro de 1982). «A Comparative Analysis of Soil Fauna Populations and Their Role in Decomposition Processes». Oikos. 39 (3): 288–388. JSTOR 3544689. doi:10.2307/3544689. Consultado em Julho de 26, 2023 
  45. Joint Research Centre (European Commission); Johnson, Nancy C.; Scheu, Stefan; Ramirez, Kelly S.; Lemanceau, Philippe; Eggleton, Paul; Jones, Arwyn; Moreira, Fatima M. S.; Barrios, Edmundo (2016). Global soil biodiversity atlas. LU: Publications Office of the European Union. ISBN 978-92-79-48168-0. doi:10.2788/2613 
  46. Fierer, Noah; Strickland, Michael S.; Liptzin, Daniel; Bradford, Mark A.; Cleveland, Cory C. (13 de outubro de 2009). «Global patterns in belowground communities». Ecology Letters (em inglês). 12 (11): 1238–1249. PMID 19674041. doi:10.1111/j.1461-0248.2009.01360.x 
  47. Edwards, Clive A.; Normal, Arancon Q. (27 de abril de 2022). «Earthworm Physiology». Biology and Ecology of Earthworms 4 ed. New York, NY: Springer. pp. 33–54. ISBN 978-0-387-74943-3 
  48. Tuma, Jiri; Eggleton, Paul; Fayle, Tom M. (25 de dezembro de 2019). «Ant‐termite interactions: an important but under‐explored ecological linkage». Biological Reviews (em inglês). 95 (3): 555–572. ISSN 1464-7931. PMID 31876057. doi:10.1111/brv.12577 
  49. Soma de [(biomassa m−22)*(área m2)] da tabela 3 em Sanderson, M.G. 1996 Biomassa de cupins e suas emissões de metano e dióxido de carbono: A global database Global Biochemical Cycles, Vol 10:4 543-557
  50. a b «Soil nematode abundance and functional group composition at a global scale». Nature. 572. 8 de agosto de 2019. doi:10.1038/s41586-019-1418-6 
  51. Pershing AJ, Christensen LB, Record NR, Sherwood GD, Stetson PB (Agosto de 2010). Humphries S, ed. «The impact of whaling on the ocean carbon cycle: why bigger was better». PLOS ONE. 5 (8): e12444. Bibcode:2010PLoSO...512444P. PMID 20865156. doi:10.1371/journal.pone.0012444Acessível livremente  (Table 1)
  52. a b Jelmert A, Oppen-Berntsen DO (1996). «Whaling and Deep-Sea Biodiversity». Conservation Biology. 10 (2): 653–654. doi:10.1046/j.1523-1739.1996.10020653.x 
  53. Fisheries, NOAA (3 de maio de 2022). «Fun Facts About Fascinating Fish | NOAA Fisheries». NOAA (em inglês). Consultado em 30 de julho de 2023 
  54. Johnson, Brett M.; Pate, William M.; Hansen, Adam G. (2017). «Energy Density and Dry Matter Content in Fish: New Observations and an Evaluation of Some Empirical Models». Transactions of the American Fisheries Society. 146 (6): 1262–1278. doi:10.1080/00028487.2017.1360392 
  55. a b c Atkinson A, Siegel V, Pakhomov EA, Jessopp MJ, Loeb V (2009). «A re-appraisal of the total biomass and annual production of Antarctic krill» (PDF). Deep-Sea Research Part I. 56 (5): 727–740. Bibcode:2009DSRI...56..727A. doi:10.1016/j.dsr.2008.12.007 
  56. Garcia-Pichel F, Belnap J, Neuer S, Schanz F (2003). «Estimates of global cyanobacterial biomass and its distribution» (PDF). Algological Studies. 109: 213–217. doi:10.1127/1864-1318/2003/0109-0213 
  57. Alexander DE (1 de maio de 1999). Encyclopedia of Environmental Science (em inglês). [S.l.]: Springer Science+Business Media. ISBN 978-0-412-74050-3 
  58. «What are wetlands?» (PDF). ramsar.org (em inglês). Consultado em 28 de agosto de 2023 
  59. Ricklefs RE, Miller GL (2000). Ecology 4th ed. [S.l.]: Macmillan. p. 197. ISBN 978-0-7167-2829-0 
  60. Mark Spalding, Corinna Ravilious, and Edmund Green. 2001. World Atlas of Coral Reefs. Berkeley, California: University of California Press and UNEP/WCMC.
  61. a b c d Park CC (2001). The environment: principles and applications 2nd ed. [S.l.]: Routledge. p. 564. ISBN 978-0-415-21770-5 
  62. «Tundra - Biomes - WWF». World Wildlife Fund. Consultado em 5 de outubro de 2021 
  63. «Tundra». ArcGIS StoryMaps. 17 de janeiro de 2020. Consultado em 5 de outubro de 2021. the tundra is a vast and treeless land which covers about 20% of the Earth's surface, circumnavigating the North pole. 

Ver também[editar | editar código-fonte]