Floresta temperada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Distribuição geográfica das florestas temperadas.

A floresta de clima temperado fica localizada nas regiões de clima temperado da Terra : encontra-se em grande parte do oeste da América do Norte, por quase toda a Europa, no oeste da Ásia (Turquia, Geórgia, Azerbaijão e Irão) e leste da Ásia (Coreia, Japão e parte da China), na Austrália, na Nova Zelândia e ao sul do Chile, no Hemisfério Sul. Ficam entre os círculos polares e as zonas tropicais.

Sua característica mais marcante, além das quatro estações do ano bem definidas, é a existência de árvores como o carvalho, os bardos, as faias, as nogueiras e etc., cujas folhas caducam e caem - daí o nome caducifólia ou decídua. Além das árvores, aparecem várias outras espécies mais próximas do solo.

A Floresta Temperada foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas.

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é relativo a áreas temperadas do planeta e é determinado como clima temperado. As quatro estações são bem definidas. Na primavera, quente e úmido, há muito Sol, e raras vezes cobre o solo durante toda a estação. No verão a vegetação aumenta. No outono, o calor e a umidade podem chegar a serem elevados. As secas são raras e não muito severas. É no outono que acontece o fenômeno mais característico da floresta temperada: As plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou amarronzada nas folhas, que depois caem. Na estação seca, a ausência de folhas ajuda a suportar a escassez de água[carece de fontes?].

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Floresta temperada no Monte Hood (Oregon, Estados Unidos).
Floresta temperada na província de Gilan (norte do Irão).

O solo destas florestas é muito rico em nutrientes devido, sobretudo, ao processo natural de decomposição das folhas que vai enriquecendo o solo em nutrientes. A acumulação de matéria orgânica dá-se, sobretudo nos primeiros horizontes do solo, que possuem, por isso, uma cor mais escura. A vegetação das florestas temperadas é variada, desde as coníferas e árvores com folhas largas caducas. Embora predominem as árvores, existem também arbustos e plantas herbáceas. A cobertura vegetal pode apresentar até quatro estratos, desde grandes árvores até plantas rasteiras.

Floresta temperada decídua ou caducifólia[editar | editar código-fonte]

A floresta temperada diz-se decídua ou caducifólia, (também conhecida como caduca) quando as suas árvores perdem as folhas periodicamente (outono/inverno). A queda das folhas está associada a uma adaptação das plantas na defesa contra a seca fisiológica, uma vez que o inverno, que dura cerca de três meses, é bastante rigoroso e a água congela no solo.

No outono as folhas adquirem coloração típica, do vermelho ao castanho, passando pelo alaranjado, dourado e cobre, isso porque neste período as muitas árvores começam a armazenar lentamente das folhas e dos galhos nutrientes para os caules e raízes, onde ficam armazenados criando uma espécie de reserva de nutrição para suportar o inverno frio e seco das regiões temperadas. As folhas ficam em tom alaranjado/avermelhado, porque a produção de clorofila nesse processo para e a clorofila restante começa a se desintegrar dando lugar a outros pigmentos. Na primavera a árvore utiliza esse acúmulo de nutrientes para constituir novas folhas, e o processo de fotossíntese se inicia novamente através das mesmas. As folhas caem e cobrem o solo com espessa camada de matéria orgânica, que permite o desenvolvimento de musgos.

Espécies[editar | editar código-fonte]

As florestas temperadas decíduas exibem elevada diversidade de espécies, com vegetação predominantemente arbórea (por exemplo, carvalho, faia e nogueira), e uma fauna rica, constituída por mamíferos diversos (ursos, veados, esquilos, raposas, lebres), répteis, anfíbios, inúmeras aves, insetos.

Floresta temperada perenifólia[editar | editar código-fonte]

A floresta temperada é perenifólia quando as folhas das árvores não caem por motivo de clima ou estações, caem somente quando a planta chega à senescência ou seca.

Flora[editar | editar código-fonte]

A floresta temperada caracteriza-se pela presença de várias espécies de árvores tal como ulmeiro, faia, nogueira, plátano, ácer, choupo, álamo, bétula, freixo, salgueiro, cerejeira, castanheiro, tília, amieiro, carvalho, pinheiro e cedro. Este tipo de árvores são também chamadas de coníferas, e somente sobrevivem em climas frios.

Fauna[editar | editar código-fonte]

A fauna é bastante rica, insetos que se alimentam de madeira (xilófagos), esquilos, ratos, veados, javalis, aves insetívoras, aves noturnas, ursos, lobos, e vários felinos. Em algumas regiões, como forma de adaptação a baixas temperaturas do inverno, alguns animais migram enquanto outros animais hibernam.

Literatura[editar | editar código-fonte]

  • AOKI, Virgínia. Projeto Araribá - Geografia. São Paulo:Editora Moderna, 2006
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Floresta temperada
Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.