Carl Gustav Hempel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Carl Gustav Hempel
Nascimento 8 de janeiro de 1905
Oranienburg
Morte 9 de novembro de 1997 (92 anos)
Princeton Township
Residência Estados Unidos
Cidadania Alemanha, Estados Unidos
Alma mater
Ocupação matemático, cientista de computação, filósofo, ensaísta, professor universitário, epistemologista
Prêmios
  • Bolsa Guggenheim (1947)
  • Doutor honoris causa da Universidade Livre de Berlim
  • Carus Lectures (1970)
Empregador(a) Universidade de Princeton, Universidade Yale, Universidade de Pittsburgh, Universidade Humboldt de Berlim, Universidade de Chicago, Queens College, City University of New York
Obras destacadas Philosophy of Natural Science
Causa da morte pneumonia

Carl Gustav Hempel (Oranienburgo, 8 de janeiro de 1905Princeton, Nova Jérsei, 9 de novembro de 1997) foi um escritor e filósofo alemão. Ele foi uma figura importante no empirismo lógico, um movimento do século XX na filosofia da ciência. Ele é especialmente conhecido por sua articulação do modelo nomológico dedutivo de explicação científica, que foi considerado o "modelo padrão" de explicação científica durante as décadas de 1950 e 1960. Ele também é conhecido pelo paradoxo do corvo (também conhecido como "paradoxo de Hempel").

Educação[editar | editar código-fonte]

Hempel estudou matemática, física e filosofia na Universidade de Göttingen e, posteriormente, na Universidade de Berlim e na Universidade de Heidelberg. Em Göttingen, ele encontrou David Hilbert e ficou impressionado com seu programa que tentava basear toda a matemática em sólidos fundamentos lógicos derivados de um número limitado de axiomas .

Depois de se mudar para Berlim, Hempel participou de um congresso sobre filosofia científica em 1929, onde conheceu Rudolf Carnap e se envolveu no Círculo de Berlim de filósofos associados ao Círculo de Viena . Em 1934, ele recebeu seu doutorado na Universidade de Berlim com uma dissertação sobre teoria da probabilidade , intitulada Beiträge zur logischen Analyze des Wahrscheinlichkeitsbegriffs (Contribuições para a análise lógica do conceito de probabilidade). Hans Reichenbach foi o principal orientador de doutorado de Hempel, mas depois que Reichenbach perdeu sua cadeira de filosofia em Berlim em 1933,Wolfgang Köhler e Nicolai Hartmann se tornaram os supervisores oficiais.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Um ano depois de completar seu doutorado, o regime nazista cada vez mais repressivo e anti-semita na Alemanha levou Hempel a emigrar - sua esposa era de ascendência judia[2] - para a Bélgica. Para isso, foi auxiliado pelo cientista Paul Oppenheim, com quem foi co-autor do livro Der Typusbegriff im Lichte der neuen Logik sobre tipologia e lógica em 1936. Em 1937, Hempel emigrou para os Estados Unidos, onde aceitou o cargo de Assistente de Carnap[3] na Universidade de Chicago. Posteriormente, ele ocupou cargos no City College of New York (1939–1948), Yale University (1948–1955) e a Universidade de Princeton, onde lecionou ao lado de Thomas Kuhn e permaneceu até ser emérito em 1973. Entre 1974 e 1976, ele foi emérito na Universidade Hebraica de Jerusalém antes de se tornar professor universitário de filosofia na Universidade de Pittsburgh em 1977 e lecionando lá até 1985. Em 1989, o Departamento de Filosofia da Universidade de Princeton renomeou sua Série de Três Palestras como 'Palestras Carl G. Hempel' em sua homenagem.[4]

Visões filosóficas[editar | editar código-fonte]

Hempel nunca adotou o termo "positivismo lógico" como uma descrição precisa do Círculo de Viena e do Grupo de Berlim, preferindo descrever esses filósofos - e a si mesmo - como "empiristas lógicos". Ele acreditava que o termo "positivismo", com suas raízes em Auguste Comte, invocava uma metafísica materialista que os empiristas não precisam abraçar. Ele considerava Ludwig Wittgenstein como um filósofo com um gênio para enunciar insights filosóficos em uma linguagem notável e memorável, mas acreditava que ele (ou, pelo menos, o Wittgenstein do Tractatus) fez afirmações que só poderiam ser sustentadas pelo recurso à metafísica. Para Hempel, a metafísica envolvia afirmações de conhecer coisas que não eram cognoscíveis; isto é, as hipóteses metafísicas eram incapazes de confirmação ou desconfirmação por evidências.

Legado[editar | editar código-fonte]

Em 2005, a cidade de Oranienburg , local de nascimento de Hempel, rebatizou uma de suas ruas como "Carl-Gustav-Hempel-Straße" em sua memória.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Trabalhos principais[editar | editar código-fonte]

  • 1936: "Über den Gehalt von Wahrscheinlichkeitsaussagen" and, with Paul Oppenheim, "Der Typusbegriff im Licht der neuen Logik"
  • 1942: The Function of General Laws in History
  • 1943: Studies in the Logic of Confirmation
  • 1959: The Logic of Functional Analysis
  • 1965: Aspects of Scientific Explanation
  • 1966: Philosophy of Natural Science
  • 1967: Scientific Explanation

Coleções de ensaios[editar | editar código-fonte]

Artigos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Carl G. Hempel, Selected Philosophical Essays , Cambridge University Press, 2000, p. viii.
  2. "Carl Hempel "Scientific Inquiry: Invention and Test"". First Philosophy: Fundamental Problems and Readings in Philosophy, Volume 2 (2nd ed.). Peterborough, Ontario: Broadview Press. p. 206. ISBN 978-1-55111-973-1.
  3. «Guide to the Carl Gustav Hempel Papers, 1903-1997 ASP.1999.01 | Digital Pitt». digital.library.pitt.edu. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
  4. «Carl G. Hempel | Philosophy». philosophy.princeton.edu. Consultado em 6 de janeiro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.