Christa McAuliffe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um retrato de Christa.

Sharon Christa Corrigan McAuliffe (Boston, 2 de setembro de 1948Cabo Canaveral, 28 de janeiro de 1986) foi uma astronauta-professora, que morreu a bordo do ônibus espacial Challenger, quando a nave explodiu no ar durante o lançamento em janeiro de 1986, matando todos os seus tripulantes.

Professora especializada em História Americana e Estudos Sociais, Christa, inspirada na adolescência pelo Programa Apollo, foi a escolhida entre 11.000 professores dos Estados Unidos que responderam ao chamado da NASA em 1984, que pretendia levar um educador ao espaço para que de lá ele desse aulas às crianças americanas, através do programa chamado Um Professor no Espaço.

A Challenger explode no ar

Selecionada em julho de 1985, ela e sua astronauta-reserva (todos os astronautas tem um reserva, que treinam junto com ele e participam das mesmas tarefas simultaneamente, sendo preparados para substituí-lo caso este tenha algum problema, mesmo que seja na hora do lançamento) Barbara Morgan, outra professora, passaram um ano sem dar aulas, com os salários pagos pela NASA, treinando para a missão STS-51-L, do ônibus espacial Challenger, que subiria em janeiro de 1986. Após o anúncio de sua escolha, Christa tornou-se uma celebridade nos EUA, e tendo grande empatia com a imprensa, chegou a ser entrevistada em famosos programas da tv americana como os de David Letterman e Larry King. Foi em parte por causa de sua presença na missão e do frisson provocado na opinião pública com isso, que a tragédia da Challenger causou a comoção extraordinária que ocorreu entre o povo norte-americano.

Em 28 de janeiro de 1986, numa manhã de sol em Cabo Canaveral, na presença de sua família e acompanhada por milhões de crianças em telões instalados em colégios através dos EUA, 73 segundos após o lançamento a nave Challenger explodiu no ar, matando Christa McAuliffe e os outros seis tripulantes do ônibus espacial.

Barbara Morgan, a professora-astronauta reserva de Christa no fatídico vôo da Challenger, formou-se astronauta em 1998 e participou da missão STS-118 do ônibus espacial à Estação Espacial Internacional, em 2007, quando deu, ao vivo do espaço, a mesma aula que Christa daria às crianças norte-americanas 21 anos antes.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]