Medalha de Honra Espacial do Congresso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
SpaceMOH.jpg

Medalha de Honra Espacial do Congresso (inglês: Congressional Space Medal of Honor) é um comenda autorizada pelo Congresso dos Estados Unidos, criada em 1969, em reconhecimento a ' qualquer astronauta que, na realização de suas funções, tenha distinguido a si mesmo por excepcionais esforços meritórios e contribuições para o bem-estar da nação e da espécie humana '[1]

Ela é sancionada pelo Presidente dos Estados Unidos por recomendação do administrador da NASA e é uma comenda diferente da Medalha de Honra do Congresso, que é uma medalha militar concedida por extrema bravura em combate e a mais importante condecoração militar dos Estados Unidos.

Apesar da medalha ser uma honraria civil do governo dos Estados Unidos, ela é autorizada como uma comenda militar a ser usada nos uniformes das forças armadas norte-americanas caso sejam recebidas por militares, devido ao prestígio da condecoração.

Para receber a medalha, um astronauta precisa realizar feitos de extraordinária realização enquanto participante de algum vôo espacial sob a autoridade da National Aeronautics and Space Administration-NASA; por descobertas científicas ou ações de grande benefício para a Humanidade. Ela também pode ser outorgada por extrema bravura durante uma emergência espacial ou na prevenção de um grande desastre espacial.

A Medalha de Honra também pode ser concedida póstumamente a astronautas que morreram no cumprimento do dever, durante uma missão espacial dos Estados Unidos. Entregue pela primeira vez em 1 de outubro de 1978 pelo presidente Jimmy Carter a Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, ela já foi outorgada a 28 homens e mulheres - apenas uma delas, Shannon Lucid, a recebeu em vida - entre eles John Glenn, Alan Shepard e a todos os integrantes das fatídicas missões da Challenger e da Columbia, entre eles a professora Christa McAuliffe.

Até hoje a medalha foi entregue a apenas um cidadão não-americano, o coronel da força aérea israelense Ilan Ramon, primeiro astronauta de Israel, falecido no acidente da nave Columbia.[1]

Referências

  1. a b Congressional Space Medal of Honor. NASA. Página visitada em 26/04/2011.