Willie McCool

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
William Cameron McCool
William Cameron McCool.jpg


Astronauta da NASA
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Nascimento 23 de setembro de 1961
San Diego
Morte 1 de fevereiro de 2003 (41 anos)
Espaço Aéreo dos EUA
Missões STS-107
Insígnia
da missão
STS-107 Flight Insignia.svg

William Cameron "Willie" McCool (San Diego , 23 de setembro de 1961 - Espaço aéreo dos EUA, 1 de fevereiro de 2003) foi um astronauta e comandante da marinha norte-americana, que morreu como piloto da nave Columbia quando ela se desintegrou no retorno à Terra da missão STS-107.

Formado em ciência de computadores, engenharia aeronáutica e ciência aplicada, McCool completou o treinamento de piloto e serviu no porta-aviões USS Coral Sea no Mar Mediterrâneo no fim dos anos 80 e no USS Enterprise nos anos 90.

Selecionado para a NASA em1996 , após dois anos de treinamento foi qualificado como piloto de espaçonave. Em 16 de janeiro de 2003 foi ao espaço como piloto da nave Columbia numa missão de pesquisas científicas durante quinze dias em órbita. Na reentrada da atmosfera, após a missão, a nave desintegrou-se a 40 kms de altura sobre o estado do Texas matando McCool e toda a tripulação.

O asteróide 51829 Williammccool e a Colina McCool, nas Colinas Columbia, em Marte, foram assim batizados postumamente em sua homenagem.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Willie McCool