Soichi Noguchi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Soichi Noguchi

Astronauta da JAXA
Nacionalidade Japão japonês
Nascimento 15 de Abril de 1965 (49 anos)
Yokohama, Japão
Missões STS-114, Soyuz TMA-17, Expedição 22, Expedição 23
Insígnia
da missão
Insígnia STS-114 Insígnia Soyuz-TMA-17 Insígnia Expedição 22 Insígnia Expedição 23

Soichi Noguchi (Noguchi Sōichi ou 野口聡) (Yokohama, 15 de abril de 1965) é um astronauta japonês.

Engenheiro aeronáutico formado pela Universidade de Tóquio, ele trabalhou após a graduação na gigante japonesa Ishikawajima, no departamento de pesquisa e desenvolvimento da divisão de operações espaciais e aeroengenharia da empresa, basicamente no desenho aerodinâmico de motores comerciais.

Noguchi foi selecionado como candidato a astronauta pela Agência Nacional de Desenvolvimento Espacial do Japão (hoje JAXA) em junho de 1996. Em agosto, ele entrou para o curso de astronautas no Centro Espacial Lyndon Johnson, em Houston, Texas. Após o treinamento de dois anos, foi qualificado como especialista de missão, e recebeu treinamento adicional no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin, na Rússia, em sistemas espaciais russos.

Foi então designado para o apoio técnico do módulo experimental japonês da Estação Espacial Internacional e, em 26 de julho de 2005, subiu ao espaço como tripulante da missão STS-114 Discovery, a primeira missão espacial norte-americana após o desastre com a nave Columbia em 2003, destinada a testar novos procedimentos de segurança do ônibus espacial.

Noguchi fez parte da tripulação da nave Soyuz TMA-17, que decolou em 20 de dezembro de 2009.[1] Após a acoplagem com a EEI o astronauta japonês e os demais tripulantes da Soyuz passaram a compor a equipe da Expedição 22 e em abril formaram a tripulação da Expedição 23. Retornou à Terra em 2 de junho de 2010, depois de seis meses no espaço.

Em sua temporada da ISS, Noguchi dedicou-se a usar o twitter para postar diversas fotos de cidades fotografadas por ele do espaço, entre elas o Rio de Janeiro e Brasília.[2]

Referências

  1. AFP: "Nave Soyuz decola com três astronautas rumo à ISS". Página visitada em 21 de dezembro de 2009. [1]
  2. O Globo

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Soichi Noguchi