ConocoPhillips

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
ConocoPhillips
Tipo Pública
Indústria Empresa de energia e petrolífera
Fundação 30 de Agosto de 2002 (fusão)
1875 (Conoco)
1917 (Phillips) [1]
Sede Houston, Texas
Pessoas-chave James Mulva, CEO & Chairman
Empregados 39 000
Produtos Produtos petroquímicos
Faturamento $230,7bilhões (USD) (2008)
Página oficial www.conocophillips.com

ConocoPhilips é uma multinacional norte-americana e trabalha com energia como: exploração de petróleo, Gás natural, produção e transporte químico e de plástico, cuja sede fica localizada em Houston, no Texas. É a maior empresa exploradora e produtora do mundo e também consta no ranking anual da Fortune Global 500[1] . A ConocoPhilips foi criada com a fusão entre Conoco Inc. e a Philips Petroleum Company em 30 de agosto de 2002.

História[editar | editar código-fonte]

Conoco Inc. foi uma empresa petrolífera norte-americana fundada em 1875 com o nome de Continental Oil Transportation Company. Com sede em Utah, a empresa era uma distribuidora de carvão, petróleo, querosene, graxa e velas no oeste americano. Marland Oil Company (fundada pelo explorador pioneiro E. W. Marland) mais tarde adquiriu um espólio (sujeito a obrigações) de Companhia Petrolífera Continental, como uma consideração por suas 2.317.266 ações em estoque. Em 26 de junho de 1929, a Marland Oil mudou seu nome para Continental Oil Company e também deslocou sua sede para Oklahoma. A aquisição deu à Conoco o logotipo de uma barra e um triângulo vermelhos. A Conoco usou-o entre os anos 1930 e 1970, quando o atual logotipo de cápsula vermelha foi adotado.

Em 2005, a ConocoPhilips começou a remarcar seus 76 postos de gasolina os quais a Philips adquiriu da Tosco antes da fusão com a Conoco. A mudança proporcionou uma campanha de petição por parte de fãs na esperança de salvar o histórico símbolo laranja.

Em 2006, a ConocoPhilips comprou Wilhelmshavener Raffineriegescellschaft mbH na Alemanha e a Burlington Resources nos EUA. No mesmo ano, Richard Armitage, vice-secretário do Departamento de Estado dos EUA, foi eleito para o Conselho de Administração da companhia petrolífera ConocoPhilips.

Em 2007, a Chevron comprou todos os postos de gasolina da ConocoPhilips e mudou sua marca para a Texaco.

Referências

  1. ConocoPhillips. Página visitada em 19/11/12.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.