Creta e Cirenaica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Provincia Creta et Cyrenaica
Província de Creta e Cirenaica
Província do(a) Império Romano
27 a.C.ca. 293
 

 

Location of Creta e Cirenaica
Província de Creta e Cirenaica em destaque dentro do Império Romano, 117 d.C.
Período : Antiguidade Clássica
 -  Criada por Otaviano 27 a.C.
 -  Reforma de Diocleciano 293 d.C.

Creta e Cirenaica (em latim: Creta et Cyrenaica) era o nome de uma província senatorial do Império Romano criada em 20 a.C. abrangendo a ilha de Creta e a região da Cirenaica no norte da África (parte da moderna Líbia).

História[editar | editar código-fonte]

Marco Antônio Crético atacou Creta em 71 a.C. e foi repelido. Logo em seguida, Quinto Cecílio Metelo, com três grandes legiões, foi enviado para tomar a ilha. Depois de uma feroz campanha de três anos, Creta foi finalmente conquistada pela República Romana em 69 a.C. e Metelo recebeu o agnomen "Creticus" por sua façanha. Nos sítios arqueológicos modernos, parece haver poucas evidências de um dano maior ligado à transferência de poder para os romanos: um único palácio parece ter sido arrasado. Gortina, um provável sítio pré-romano, parece ter sido elevado ao status de capital da recém-formada província de "Creta e Cirenaica".

Depois da Batalha de Ácio, Otaviano, como parte de sua reforma administrativa em 27 a.C., reuniu Creta e a Cirenaica, transformando-a numa província senatorial governada por um procônsul de status pretoriano e com capital em Gortina.

Com a reforma de Diocleciano (r. 284-305), a província foi dividida em duas novas províncias: a Líbia Superior (no oriente) e a Líbia Inferior (ocidente), ambas subordinadas à Diocese do Oriente da Prefeitura pretoriana do Oriente. Já a nova província de Creta foi incorporada pela Diocese da Mésia, da Prefeitura pretoriana da Ilíria. Com a morte de Teodósio I em 395, com a divisão do império, Creta passou a fazer parte da nova Diocese da Macedônia, ainda na Ilíria, agora parte do Império Romano do Ocidente.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • G. C. Susini. CRETA et CYRENAICA (em italiano). Enciclopedia dell' Arte Antica (1959). Página visitada em 04/02/2014.
  • Cyrenaica (em inglês). Handbook to Life in Ancient Rome. Página visitada em 04/02/2014.