Culinária de Cuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde abril de 2014).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado.
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Editor: considere colocar o Mês e o Ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo essa predefinição por {{subst:wkf}}

A cozinha cubana é uma fusão da culinária do povo nativo Taino e das cozinhas espanhola, africana e caribenha. Algumas das receitas cubanas envolvem especiarias e técnicas da culinária espanhola e africana, com um pouco de influência caribenha nos condimentos e sabor. Isto resulta em uma única, interessante e saborosa mistura de várias influências culturais diferentes, com grandes similaridades com a culinária dos vizinhos República Dominicana e Porto Rico. Uma pequena, porém notável, influência chinesa também pode ser considerada, principalmente na área de Havana. Durante os tempos coloniais, Cuba foi um importante porto para o comércio, e muitos espanhóis que viviam ali trouxeram suas tradições culinárias juntamente com eles.

Como resultado da colonização de Cuba pela Espanha, uma das principais influências sobre a cozinha é espanhola. Junto com a Espanha, outra influencia culinária inclui a Africa, dos africanos que foram trazidos a Cuba como escravos, e holandesa, a partir dos colonos franceses que chegaram a Cuba, pelo Haiti. Outro importante fator é que Cuba é uma ilha, tornando os frutos do mar algo de grande influencia sobre a cozinha cubana. Outro fator que contribui para a cozinha Cubana é o fato de que Cuba está em um clima tropical. O clima tropical produz frutas e raízes que são usadas em iguarias e refeições cubanas.

Arroz con pollo (arroz com frango)

Uma típica refeição poderia ser constituída de arroz e feijão, cozidos juntos ou separados. Quando cozidos separados, a receita é chamada de "Congri", "Moros" ou "Moros y Cristianos" (feijão preto e arroz). Se cozinhado separadamente é chamado de "Arroz con/y Frijoles (arroz com/e feijão). Um prato principal (principalmente carne de porco ou vaca) como "Ropa Vieja", algum tipo de vianda ( não confundir com a vianda francesa , que corresponde à "carne", este termo abrange vários tipos de tubérculos, tais como yuca, malanga e batatas todas servidas seja fervidas (cozidas) ou fritas, assim como banana da terra , banana verde e até mesmo milho), uma salada (normalmente simplesmente composta de tomate, alface e abacate, embora pepino, cenouras, repolho, feijão verde fermentado e rabanete não sejam incomuns). Curiosamente, comidas típicas crioulas ignoram em grande parte as frutas, exceto banana madura, que geralmente é consumida juntamente com o arroz e feijão. Frutas tropicais podem ser servidas, no entanto, dependendo das preferências de cada família. Normalmente, todos os pratos são servidos à mesa de uma só vez, exceto, talvez, pelas sobremesas, que em geral consistem em doce de goiaba em calda com anis e canela, servido com um suculento pedaço de queijo branco de cabra.

Arroz e feijão são elementos da culinária encontrados em toda Cuba, embora isso varie por regiões. Na parte oriental da ilha, "arroz congri oriental" é o prato predominante de arroz e feijão. Arroz branco e feijões vermelhos são cozinhados juntos com um sofrito e depois cozidos no forno. O mesmo procedimento é usado para o Congri mencionado acima (também conhecido pelos termos Arroz Moro e Moros y Cristianos - literalmente "Mouros e Cristãos") que ao invés disso usam feijões pretos. Embora o processo de preparo da sopa de feijão preto contenha o básico (cebola, alho, folha de louro, sal) cada região tem sua tradição de prepará-lo.

Carne, quando disponível em caderneta de racionamento é geralmente servida em molhos leves. O molho mais popular, usado para acompanhar não apenas porco assado, mas qualquer carne, é o Mojo ou Mojito (não confundir com o coquetel mojito), feito com azeite, alho, cebola, especiarias como orégano e laranja amarga ou suco de limão. A origem do mojo cubano vem dos molhos das Ilhas Canárias. O mojo cubano é feito com ingredientes diferentes, mas utiliza as mesmas ideia e técnica das Ilhas Canárias. Obviamente, com tantos imigrantes das Ilhas Canárias em Cuba, a influência canária seria forte. Roupa Velha é um prato de carne desfiada(geralmente peito)cozida em fogo brando com molho de tomate criolo feito separado Roupa velha é o nome espanhol que significa 'roupas esgarçadas,velhas nas quais as tiras de carne assemelham-se" Roupa Velha é também originária das Ilhas Canárias,como toda a origem da comida Cubana. Boliche é uma carne vermelha,recheada com linguiça e ovos cozidos.

Referências

  • Aróstegui, Gonzalo, et al.: Manual del Cocinero Criollo, Cuba, 19th century.
  • Buchmann, Christine. "Cuban Home Gardens and Their Role in Social–Ecological Resilience." Human Ecology: An Interdisciplinary Journal 37.6 (2009): 705-721. 16 de Janeiro 2010.
  • Cancio-Bello,Carla."The Growing Popularity of Cuban Cuisine." (2012): http://www.cubancuisine.co.uk
  • Folch, Christine. "Fine Dining: Race in Prerevolution Cookbooks." Latin American Research Review 43.2 (2008): 205-223. 3 de Fevereiro 2010.
  • Hunt, Nigel. "The Agriculture History in Cuba." Cuba Agriculture. 2008. Web. 11 de Fevereiro 2010.
  • Murray, James. "Cuban Cuisine, Cuba History and Their Food." 2009. Articlesbase. Web. 16 de Janeiro 2010.
  • Reyes Gavilán y Maen, Maria Antonieta: Delicias de la mesa. Manual de Cocina y Reposteria, 12ed., Ediciones Cultural S.A., La Habana, 1952.
  • Rodriguez, Hector. "Cuban Food Profile: Cuban Food History." 2010. Latinfood.about.com. Web 16 de Janeiro 2010.
  • Villapol, Nitza: Cocina Cubana, 3ed., ISBN 959-05-0042-0, Editorial Cientifico-Técnica, Habana, 1992.
  • Warwick, Hugh. "Cuba's Organic Revolution." Forum for Applied Research & Public Policy 16:2(2001): 54-58. 27 de Fevereiro 2010.
Bandeira de Cuba Cuba
Bandeira • Brasão • Hino • Cinema • Culinária • Cultura • Demografia • Economia • Forças Armadas • Geografia • História • Portal • Política • Subdivisões • Imagens