Curt Swan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Curt Swan
Douglas Curtis Swan
Comic image missing-pt.png

Nascimento 17 de Fevereiro de 1920
Local Willmar, Minnesota
Morte 17 de junho de 1996 (76 anos)
Nacionalidade estadunidense
Área(s) de atuação desenhista
Trabalhos de destaque Superman

Curt Swan (17 de fevereiro de 1920[1] , Minneapolis, Minnesota – 16 de junho de 1996)[2] foi um desenhista de história em quadrinhos norte-americano, mais conhecido por seu trabalho nas revistas do Superman.

Convocado pelo Exército dos Estados Unidos em 1940, ele passou a Segunda Guerra Mundial trabalhando na publicação Stars and Stripes (nenhuma relação com os personagens Sideral e F.A.I.X.A.).[3] Ao retornar à vida civil em 1945, foi contratado pela DC Comics. Depois de um período em Boy Commandos, Swan passou a fazer seus desenhos apenas a lápis, deixando a arte-final a cargo de outros artistas.

Ele ilustrou várias revistas, como Tommy Tomorrow e Gangbusters, mas aos poucos foi se aproximando dos títulos do Superman, começando com Superboy, Superman’s Pal Jimmy Olsen e a Legião dos Super Heróis em Adventure Comics. Swan desenhou a tira diária Superman do final dos anos 50 até seu fim em 1964.[4]

Curt tornou-se o artista mais associado ao Superman durante a Era de Prata dos Quadrinhos, produzindo centenas de capas e histórias sobre ele da década de 1950 até os anos 80.

Depois da minissérie Crise nas Infinitas Terras e com a reformulação do Superman feita em 1986 por John Byrne, Swan foi afastado do personagem. Sua despedida deu-se com a célebre história “Whatever Happened to the Man of Tomorrow?”, escrita por Alan Moore.[4] Depois disso, Swan continuou na DC, embora em projetos secundários.

Ele faleceu aos 76 anos de idade em 16 de junho de 1996.

Referências

  1. John Jackson Miller (10 de junho de 2005). Comics Industry Birthdays (em inglês) Comic Buyer's Guide. Visitado em 11 de junho de 2011. Cópia arquivada em 29 de outubro de 2010.
  2. Curt Swan, Social Security Death Index FamilySearch diz que 17 de junho de 1996, como a data da morte, e foi verificada por um membro da família, data de verificação pode ser o mesmo que a data da morte, ou um ou mais dias depois.
  3. Harrington, Wallace. Curt Swan, Superman Super Site.
  4. a b Gravett, Paul. "Curt Swan: A Superman Walked Among Us". Comic Book Marketplace (2002).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]