Guerras civis romanas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde março de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Houve várias guerras civis romanas especialmente durante a República tardia. A mais famosa delas foi a guerra civil do início dos anos 40 a.C. entre Júlio César e a facção optimate da elite senatorial, inicialmente liderada por Pompeu e a subsequente guerra entre os sucessores de César, Otaviano e Marco Antônio no final dos anos 30 a.C. Aqui segue uma lista de guerras civis em Roma.

República tardia[editar | editar código-fonte]

Império[editar | editar código-fonte]

Intervalo de Augusto[editar | editar código-fonte]

Depois de 30 a.C., o Império Romano foi unificado sob a liderança de Otaviano. Em 27 a.C., foi concedido para Otaviano o título de Augusto pelo Senado. Estas duas datas são consideradas para marcar o fim da República e o estabelecimento do Império. O período dos governos dos Césares é conhecido como "Pax Augusti" (paz de Augusto), e foi o início da era conhecida como "Pax Romana". Uma guerra civil séria não seria travada até depois do suicídio de Nero em 68 a.C., o ano antes do ano dos quatro imperadores.

Império precoce[editar | editar código-fonte]

Do governo da Dinastia flaviana até o Ano dos Cinco Imperadores, o Império Romano experimentou um longo período de paz e harmonia internas, mais tarde conhecido como os Cinco bons imperadores - Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio e Marco Aurélio.

Império médio[editar | editar código-fonte]

Império tardio[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Kohn, George Childs, 'Dictionary of Wars, Revised Edition' (Checkmark Books, New York, 1999)


Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.