História das cúpulas persas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A história das cúpulas persas ou cúpulas iranianas, têm uma origem antiga e uma história que se estende até à era moderna. O uso de cúpulas na antiga Mesopotâmia levou-se a cabo através de uma sucessão de impérios na região do Grande Irão.

Uma antiga tradição de carpas da audiência real que representam os céus se traduziu em cúpulas monumentais de pedra e tijolo devido à invenção da trompa de ângulo,[1] um método confiável para sustentar a base circular de uma cúpula pesada sobre as paredes de uma câmara quadrada. As cúpulas construíram-se como parte de palácios reais, fortalezas e templos, entre outras estruturas.

Com a introdução do islão no século VII, a arquitectura das mesquitas e mausoléus também adoptou e desenvolveu estas formas. As inovações estruturais incluíam cúpulas pontiagudas, tambores, tectos cónicos, o uso de muqarnas,[2] e formas bulbosas. Para decorar o exterior e as superfícies interiores utilizaram-se padrões decorativos de tijolo ou azulejos, e também mosaicos coloridos e pintados de azulejos.

Referências

Bibliografía[editar | editar código-fonte]