Ilha Bouvet

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Bouvetøya
Ilha Bouvet
Flag of Norway.svg
Brasão  Ilha Bouvet
Bandeira Brasão
Hino nacional: Ja, vi elsker dette landet
("Sim, nós amamos este país")

Localização  Ilha Bouvet

Localização da ilha Bouvet no mundo.
Capital
54° 26′ 0″ S 3° 24′ 0″ E
Governo Território dependente
 - Rei da Noruega Haroldo V
 - Administração Departamento de Assuntos Polares do Ministério da Justiça da Noruega
Área  
 - Total 49 km2 km² 
População  
 - Censo One Redditor hab. 
Fuso horário UTC+1
Cód. ISO BVT / BV

Mapa  Ilha Bouvet

A Ilha Bouvet (norueguês: Bouvetøya) é uma possessão norueguesa na extremidade sul do Oceano Atlântico. A Ilha Bouvet é a mais isolada ilha desabitada do mundo, estando localizada a mais de 1.600 km da Terra da Rainha Maud, na Antártida, que é o pedaço de terra mais próximo. Além da Antártida, as outras distâncias a partir de Bouvet são ainda maiores, chegando a 1.835 km até a Ilha Gough, no território britânico de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha; a 1.852 km até a Ilha Montagu, no também território britânico das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul; a 2.498 km até o Cabo da Boa Esperança, na África do Sul; e a 2.504 km até a Ilha Marion, no arquipélago sul-africano das Ilhas do Príncipe Eduardo.

O seu nome tem origem em Jean-Baptiste Charles Bouvet de Lozier, que descobriu esta ilha em 1739. Tem uma área de 49 km², e uma altitude máxima de 780 m no pico Olavtoppen. É uma ilha desabitada, à parte visitas ocasionais de expedições científicas.

Bouvet de Lozier partiu em busca de um continente ou de terras próximas ao pólo sul e era formada de dois navios, o Marie e o Aigle. Inicialmente confundida com o próprio continente antártico foi chamada de cabo Circumcision.

A confirmação do descobrimento e a constatação definitiva que se tratava de uma ilha aconteceu quando os baleeiros Swan e Otter em 1808 contornaram a ilha. O primeiro desembarque foi feito somente em 1922, sendo que em 1929, uma expedição norueguesa tomou posse da ilha batizando-a de Bouvetøya.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Ilha Bouvet