Joseph Pawsey

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde junho de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2010)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Joseph Pawsey
Astronomia
Nascimento 14 de maio de 1908
Morte 30 de novembro de 1962 (54 anos)
Atividade
Campo(s) Astronomia
Prêmio(s) Medalha Thomas Ranken Lyle (1953), Medalha Hughes (1960)

Joseph Lade Pawsey (Ararate (Vitória), 14 de maio de 190830 de novembro de 1962) foi um engenheiro e rádio-astrônomo australiano.

Nasceu em Ararate, Victoria, em uma família de agricultores. Aos 14 anos de idade recebeu uma bolsa de estudos para estudar no Wesley College, em Melbourne , seguida por uma bolsa para a Universidade de Melbourne. Em 1929 obteve o B.Sc., seguido de um mestrado em filosofia natural em 1931. Obteve então uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge. Em 1935 obteve um Ph.D. da Universidade de Cambridge. Foi então físico de pesquisa na EMI Ltd. até 1939.

Em 1940 retornou ao seu país natal, Austrália, e de 1940 até 1962 foi um físico de pesquisa no CSIR/CSIRO Divisão de radiofísica, tornando-se chefe assistente em 1952. Em 1952, ele também se tornou presidente da Comissão de Radioastronomia da IAU, servindo até 1958. De 1960 até 1961 foi presidente da filial australian, para o Instituto de Física. Foi nomeado diretor do National Radio Astronomy Observatory, em 1962, mas morreu em Sydney, na Austrália, antes de tomar posse.

Pawsey foi responsável pelo pioneirismo no estudo da astronomia de rádio na Austrália. Em 1945 Pawsey e seus associados começaram a estudar o Sol no espectro de rádio. Empregaram um instrumento chamado Cliff interferômetro, que foi colocado ao longo de um precipício e que recolhia diretamente as ondas de rádio e as emissões refletidas no oceano. Ele foi capaz de usar este dispositivo para detectar emissões de rádio forte, acima de uma mancha solar. Ele também fez medições da temperatura da atmosfera exterior do Sol, e realizou estudos de emissões de rádio a partir da Via Láctea e outras galáxias. Muitas das técnicas que ele desenvolveu se tornaram amplamente utilizadas.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • RN Bracewell e Pawsey JL, radioastronomia, 1955, Clarendon Press.
  • JL Pawsey et al., "Cosmic radio waves and their interpretation", 1961, Rep. Pawsey JL et al. "Cosmic ondas de rádio e sua interpretação", de 1961, o Dep. Prog. Prog. Phys. 24. Phys. 24.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Precedido por
Brian Pippard
Medalha Hughes
1960
Sucedido por
Alan Cottrell


Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.