Kristin Kreuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta biografia de uma pessoa viva cita fontes fiáveis e independentes, mas elas não cobrem todo o texto. (desde maio de 2012) Ajude a melhorar esta biografia providenciando mais fontes fiáveis e independentes. Material controverso sobre pessoas vivas sem apoio de fontes fiáveis e verificáveis deve ser imediatamente removido, especialmente se for de natureza difamatória.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Kristin Kreuk
Kristin Kreuk 2011
Nome completo Kristin Laura Kreuk
Nascimento 30 de dezembro de 1982 (31 anos)
Vancouver, Columbia Britânica
 Canadá
Nacionalidade Canadá canadense
Ocupação Atriz e modelo
Atividade 2001 - presente
Página oficial
IMDb: (inglês)

Kristin Laura Kreuk (Vancouver, 30 de dezembro de 1981) é uma atriz e modelo canadense[1] .

Construiu sua fama com seu primeiro trabalho em um seriado local, porém sua popularidade se expandiu a nível mundial pela atuação como a personagem Lana Lang no seriado Smallville. Posteriormente Kristin estrelou em filmes e capas de revistas.

Seu atual papel é como a detetive Catherine Chandler, no seriado Beauty and the Beast.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu em 30 de dezembro de 1982, na cidade de Vancouver, província da Colúmbia Britânica, no Canadá. Filha de Peter Kreuk, holandês, e Deanna Che, chinesa. Criada em Vancouver, em 2000 se formou na Eric Hamber High School. Com o colegial já completo, ficou indecisa quanto qual carreira seguir, dividida entre ciência forense, psicologia e estudos do meio ambiente na Simon Fraser University, até que surgiu a oportunidade de se tornar atriz, sua real profissão.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Estrelato[editar | editar código-fonte]

Em meados de 2001 o diretor de uma série de TV no Canadá convocou todas as escolas da Colúmbia Britânica à procura de uma garota com um parâmetro de beleza diferente e exótico. Incentivada por um de seus professores Kristin compareceu aos testes e, para sua surpresa, conquistou um papel na série “Edgemont”. No início encarava a oportunidade de atuar apenas como um meio de ganhar dinheiro e poder custear seus estudos, mas com o decorrer do tempo Kristin desenvolveu gosto pela profissão e está conquistando cada vez mais espaço na TV e no cinema.

Na televisão[editar | editar código-fonte]

Edgemont

Como início de carreira Kristin interpreta a doce menina Laurel na série Edgemont, produzida pela CBC e apresentada pelo canal Fox Family no Canadá. A personagem vivia um conflito interno na difícil adaptação à vida suburbana; no colegial, Laurel era vítima de rumores sobre supostas promiscuidades sexuais, devido sua anterior vida em Toronto.

Kristin atuou em Edgemont por duas temporadas consecutivas. Este papel lhe abriu outras oportunidades para trabalhos posteriores, o que lhe garantiria fama internacional.

Smallville

No famoso seriado Smallville, Kristin interpreta a grande paixão do jovem Super-Homem, Lana Lang. Tem-se notícias de que a atriz revelou ser a personagem Lana bastante parecida com sua personalidade real, sendo esse um dos motivos que a levou a aceitar o papel. A atuação em Smallville foi extremamente importante para expansão de sua carreira em escala mundial. Kristin atuou na série por sete temporadas consecutivas, e fez participações especiais na oitava temporada da série posteriormente, embora não mais como parte do elenco regular do programa.

Snow White

Já em 2002, durante uma pausa nas gravações de Smallville, a atriz interpreta uma lenda dos contos infantis, Branca de Neve, em Snow White: The Fairest of Them All, uma nova versão feita especialmente para a televisão, trabalho que lhe deu a oportunidade de atuar ao lado de grandes nomes do cinema como Miranda Richardson e Warwick Davis.

Beauty and the Beast

Em 2012 ela inicia um novo trabalho de sucesso na série Beauty and the Beast, onde interpreta Catherine Chandler, uma detetive que testemunhou sua mãe ser baleada na mesma noite em que foi salva por uma suposta "Fera". Nove anos mais tarde, um caso a leva a descobrir que Vincent Keller, um ex-soldado morto durante o serviço militar, está na verdade vivo. À medida que Catherine o conhece, começa a descobrir mais sobre o assassinato de sua mãe e quem (ou o que) Vincent realmente é. Ao mesmo tempo, uma relação complicada cresce entre os dois.

No cinema[editar | editar código-fonte]

EuroTrip

Sua estreia no cinema se deu em 2003 quando interpretou a personagem Fiona no filme EuroTrip (br: EuroTrip - Passaporte para Confusão), no estilo comédia. Kristin faz a namorada antipática de Scott (Scott Mechlowicz) que lhe dá um tremendo fora assim que ele se forma no 2° grau e tenta passar as férias com ela.

Inicialmente o título original seria "Ugly Americans", mas os produtores da Montecito Pictures decidiram alterá-lo em uma tentativa de atrair o público de Caindo na Estrada (2000), cujo título original é "Road Trip".

Earthsea

Em 2004 Kristin atua com um importante papel em Earthsea (br: O Poder das Trevas), onde interpreta a sacerdotisa Tenar. O filme se passa no lugar fictício Earthsea, onde humanos e dragões vivem harmonia graças ao amuleto da paz, porém com o ataque do rei invasor Tygath, o amuleto foi quebrado e uma de suas partes desapareceu. A única esperança de alcançar de novo o equilíbrio em Earthsea é depositada num jovem aprendiz de mago chamado Ged (Shawn Ashmore). Ao lado de Ged, a sacerdotisa Tenar (Kristin Kreuk) e Ogion (Danny Glover) enfrentarão perigos fantásticos numa jornada mágica para restaurar a paz e enfrentar o rei Tygath.

Partition

Em 2007 a super-produção que recebera o nome de Partition (br: Entre Dois Mundos) traz Kristin como a indiana Naseem. Índia, 1947. O império britânico está em seus últimos dias e um modo de vida está caminhando para o fim. Culturas interligadas são forçadas a se separar. Uma nação dividida ao meio, duas vidas se unem numa profunda história que revela a angústia do coração humano num tempo muito violento. Ele é um soldado desiludido determinado a terminar seus dias sozinho, ela é uma jovem garota afastada de sua família e jogada numa disputa da qual não faz parte. Se ele quiser salvá-la vai ser forçado a lutar novamente. Se arriscar novamente. Viver novamente.”

Como modelo[editar | editar código-fonte]

Conseqüente a sua rara beleza e a fama que adquiriu principalmente durante seu marcante trabalho na série Smallville, a atriz foi escolhida para a campanha da marca mundial de cosméticos Neutrogena, em uma nova linha de cuidados com a pele, o que lhe garantiu vários comerciais para a TV e muitas capas de revistas. A partir de então a função de modelo fotográfica lhe rendeu uma carreira complementar.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Televisão
Ano Série Personagem
2001 The Weekenders Gina
20012005 Edgemont[1] Laurel Yeung
20012009 Smallville Lana Lang
2010 Ben Hur Tirzah
Chuck Hannah
2012 Beauty and the Beast Catherine Chandler
Filmes para TV
Ano Filme Personagem
2001 Snow White Branca de Neve
2004 Earthsea Tenar
Cinema
Ano Filme Personagem
2004 EuroTrip[1] Fiona
2006 Dream Princess Princesa
2007 Partition[1] Naseem Khan
2009 Street Fighter: The Legend of Chun-Li[1] Chun-Li
2011 Vampire Maria Lucas
Ecstasy Heather

Referências

  1. a b c d e Kristin Kreuk (em inglês). Página visitada em 23 de Maio de 2012. Cópia arquivada em 2013-04-26.