Lionel Luthor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Lionel Luthor
Personagem de Smallville
John Glover at the 1991 Emmy Awards.jpg
John Glover interpretou Lionel Luthor
Origem Humano
Sexo Masculino
Actividade(s) Fundador e ex-CEO, Ex-Assessor Especial (LuthorCorp)
Família Lachlan Luthor (pai, falecido)
Eliza Luthor (mãe, falecida)
Lillian Luthor (esposa, falecida)
Lex Luthor (filho, falecido)
Julian Luthor (filho, falecido)
Lucas Luthor (filho)
Tess Mercer (filha)
Criado por Alfred Gough
JMilles Millar
Primeira aparição "Pilot"
Episódio(s) 94
Interpretado por John Glover
IMDb IMDb
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Lionel Luthor é um personagem fictício da série de televisão Smallville. O pai de Lex Luthor, foi primeiramente criado para os quadrinhos por Jerry Siegel e Joe Shuster, em 1958. John Glover interpreta o pai de Lex, Lionel. Lionel inicialmente envia seu filho para a pequena cidade de Smallville para executar a fábrica de fertilizantes local, como um teste. Quando Lex consegue um lucro pela primeira vez em anos, Lionel fecha a planta completa e culpa as más habilidades gerenciais de Lex. Como a série progride, Lionel se torna interessado nas cavernas Kawatche, que possui símbolos kryptonianos pintados em suas paredes, seus interesses também abranger os segredos que Clark mantém. Depois de ser possuído por Jor-El na quinta temporada, episódio "Hidden", Lionel começa a ajudar Clark em manter o segredo escondido de Lex. Na sétima temporada, Lionel é assassinado por seu próprio filho Lex, que percebe que seu pai foi encobrindo a verdade sobre um visitante estrangeiro.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

Lionel era extremamente rico, poderoso, manipulador e inteligente. Em muitas de suas aparições Lionel queria obter controle e poder de tudo que encontrava. Lionel pode ser considerado como um sociopata. Se alguém desse as costas a ele, essa pessoa teria a vida arruinada, até ser morta.

Lionel queria controlar Lex o suficiente para moldá-lo à sua imagem. Ele via a si mesmo como o Felipe de Macedônia, com isso Lex é uma referência à Alexandre O Grande. Seu segundo filho legítimo, Julian talvez tenha esse nome como uma referência a Júlio César.

Na quarta temporada, a personalidade de Lionel muda radicalmente, ele se torna um homem porém ainda manipulador enquanto que Lex começa a mostrar aos poucos a sua personalidade má nessa temporada. Mas durante a quinta e sexta temporada, Lionel começa a fazer o possível para proteger aqueles com quem se importa, inclusive Martha e Clark.

Na sétima temporada, alguns erros do passado de Lionel começam a vir à tona, o que faz Clark vê-lo como inimigo. Tentando fazer de tudo para protegê-lo, ninguém mais acreditava nele. Após sua morte Clark soube que Lionel de fato havia mudado, enquanto que seu filho Lex se torna um homem cruel.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Passado[editar | editar código-fonte]

Lionel cresceu em Suicide Slums, filho de imigrantes escoceses Lachlan Luthor e Eliza Luthor. Seu pai teria abusado dele quando ele tinha crescido e sua mãe era descrita como "Gin encharcado", segundo o Morgan Edge. Lionel depois conspirou com Morgan Edge para matar seus pais, para recolher o dinheiro do seguro e financiar a LuthorCorp.

Algum tempo antes da década de 1980, Lionel se casou com uma mulher chamada Lillian. Possivelmente antes ou brevemente após seu casamento com Lillian ele teve seu primeiro filho, uma filha (Lutessa Lena Luthor) com uma mulher chamada Pamela Jenkins, que mais tarde seria a babá de Lex. Não se sabe se Pamela criou Tess com Lionel sem o conhecimento de Lilian. Quando a menina tinha nove anos, Lionel tinha colocado ela no orfanato da Vovó Bondade. Com Lillian, teve dois filhos: Alexander "Lex" Luthor e Julian Luthor. Lillian sufocou Julian até a morte, quando ele era criança, Lex assumiu a culpa e Lionel tem ressentido seu filho sobrevivente desde então. Lionel também estava tendo um caso com Rachel Dunleavy, uma enfermeira contratada para cuidar de Lillian quande sua saúde piorou. A relação resultou em um filho ilegítimo, Lucas que Lionel tinha colocado com uma família adotiva.

Lex foi muitas vezes vítima da ira de Lionel, Lionel freqüentemente o coloca em perigo sob o motivo de "tornar Lex mais forte". No entanto, tudo o que Lex queria de Lionel eram três simples coisas: bondade, respeito e amor.

Antes da chuva de meteoros do ano de 1989 e o nascimento de Julian, Lionel estava trabalhando em um projeto chamado "Veritas", que foi descoberto por Lillian. Veritas foi um "clube de astronomia", envolvendo os Teague (Genevieve, Edward e Jason), o Queens (Robert, Laura e Oliver), e Swann (Virgil e Patricia) cuja função era preparar a chegada do "Viajante".

Lionel comprou uma mansão escocesa e a tijolo por tijolo para Smallville. Juntamente com o restante do grupo Veritas ele escondeu a esfera kryptoniana na lareira da mansão, para mantê-la segura.

Em uma reunião de negócios em Smallville em 1989, Lionel e Lex foram pegos na chuva de meteoros. Lionel o encontra no milharal, completamente careca, e foi ajudado pelo Kents para levá-lo ao hospital. Por isso, Lionel tornou possível para os Kents adotar Clark, mas com a condição de que Jonathan Kent fizesse a dolorosa decisão de convencer a família de Pete Ross a vender sua propriedade para construir Luthor Corp Plant.

De acordo com o que Tess Mercer havia lido nas anotações de Lionel, quando a nave de Kal-El aterrou na Terra, ele enviou uma equipe de busca para obter o Viajante, e eles acabam capturando Davis Bloome. Acreditando que ele fosse o viajante, Lionel deixou Davis na mansão sob os cuidados de Lex a fim de estudá-lo e coletar de informações. Depois de cinco dias, quando ele percebeu que ele pegou o menino errado, Lionel o abandonou nas ruas de Metrópolis.

Primeira temporada[editar | editar código-fonte]

Anos mais tarde, Lionel enviou Lex para dirigir a fábrica da LuthorCorp em Smallville para que ele pudesse mantê-lo longe de problemas. Enquanto Lex estava em Smallville, Lionel estava em Metrópolis. Ele mais tarde vem à Smallville para tentar manipular Lex. Como Lex não se submetia às ordens de Lionel isso desenvolveu uma rivalidade entre os dois.

Um funcionário da LuthorCorp, Earl Jenkins, tenta chamar a atenção de Lionel mantendo reféns no interior da fábrica da LuthorCorp, ele vem à Smallville e é confrontado por Lex sobre um projeto secreto chamado Nível Três, mas Lionel insistiu que esse Nível Três não existia.

Lionel orquestra um plano para fazer Lex perder a fábrica da LuthorCorp Smallville, para isso usando a nova namorada de Lex, Victoria Hardwick, mas sem sucesso.

Lionel volta para Smallville para uma visita com duas surpresas: elogiar o trabalho de Lex na fábrica de Smallville e lhe oferecer o cargo de Assessor Especial do Presidente, mas Lex recusa a oferta.

Por fim, Lionel anuncia que a fábrica de Smallville será fechada devido a problemas de gestão além de seu controle. Na verdade não tinha nenhum problema de gestão, mas sim um plano para convencer Lex a retornar para Metrópolis. Enquanto Lex e Lionel estavam discutindo durante os furacões que atingiram a cidade, a tempestade atinge parte da mansão. Lionel fica ferido e pede socorro a Lex.

Segunda temporada[editar | editar código-fonte]

Lionel é resgatado por Lex e levado para o Centro Médico de Smallville, onde se submete a uma cirurgia que salvou sua vida mas o deixa cego. Após iniciar uma terapia ele se muda para a Mansão Luthor.

Algum tempo depois, ele redecora a mansão e conduz o negócio lá, para grande irritação de Lex. Ele também encontra finalmente Clark Kent, que estava a influência da kryptonita vermelha. Mais tarde, Lex coloca tudo de volta do jeito que estava. Após Clark ter estado na mansão, Lionel começa a desenvolver um certo interesse nele.

Lionel contrata Martha Kent para ser sua assistente. No entanto, ele começa a se apaixonar por ela. Além disso, sua visão volta e ele continua fingindo estar cego.

Uma mulher com quem ele esteve envolvido, Rachel Dunleavy ,volta à sua vida. Ela sequestra Lex para forçar Lionel a admitir que Clark era o filho que ele teve com ela. No entanto o tal filho não era Clark e sim Lucas Luthor.

Quando Lionel soube que Clark tinha uma ligação misteriosa às Cavernas Kawatche, ele fez tudo que podia para descobrir quem Clark realmente era e, mais importante, de onde ele veio.

Em Metropolis, Lionel dá a Martha um lindo relógio e disse que ela tinha sido promovida e podia em seu escritório em Metropolis. Quando ela ia voltar para casa, os dois são mantidos reféns antes que ela pudesse sair. Pouco depois de Martha largar o emprego, Lionel é baleado pelo xerife Ethan Miller, mas se recupera e voltou para Metrópolis.

Lex consegue localizar o filho desaparecido de Rachel, Lucas, e o apresenta a Lionel. Ele revela que sabia o tempo todo quem Lucas era. Lucas descobre que Lionel não estava mais cego mais, fazendo com que Lionel parasse com a farsa. Depois Lucas deixa a mansão para seguir com sua vida.

Alguns meses mais tarde, Lionel oferece a Chloe Sullivan uma coluna no jornal Planeta Diário, em troca de ajudá-lo a obter informações sobre Clark. De início ela recusa, mas depois ela reconsidera a oferta.

Em uma tentativa de se reconciliar com Lex, Lionel lhe oferece uma viagem de lua de mel, com isso ele tem o controle das Cavernas Kawatche. Ao mesmo tempo, ele fez uma duplicata da chave da nave de Clark, feita a partir da marca na palma do Dr. Frederick Walden. Além disso a cópia foi kryptonita, e ele planejava para inseri-la no buraco da caverna. Infelizmente para ele, a chave foi roubada por Clark com a ajuda de Pete Ross.

Quando Clark põe a chave na nave, ambas são destruídas.

Terceira temporada[editar | editar código-fonte]

Depois de Lex sofrer um acidente a caminho da sua lua-de-mel, Lionel realiza um funeral para seu filho depois que as equipes de resgate chegam de mãos vazias. Martha, Jonathan, a esposa de Lex, Helen Bryce, Lana Lang, Clark e todos compareceram. Lionel denuncia publicamente Helen, embora não pudesse descartá-la completamente devido a um frasco especial de sangue que ele comprou dela e o fato de que ela era a única que sabia de onde ele veio. Quando Lex retorna Lex, Lionel teve que provar que não tinha nada a ver com o acidente de avião.

Quando Perry White chega em Smallville, descobre-se que Lionel foi o responsável por destruir a carreira de Perry.

Quando Lex descobre que a morte misteriosa de seus avós foi obra de Lionel para conseguir o dinheiro do seguro, ele fez todo mundo acreditar que Lex estava enlouquecido, a fim de encobrir os assassinatos.

Para isso, ele tinha colocado drogas na bebida de Lex que o fez ter alucinações, e "limpou" a bagunça que ele fez na Mansão Luthor. Lionel, então, ordenou que enviassem Lex para uma terapia de eletrochoque em Belle Reve, assim Lex se esqueceu do que havia passado nas últimas sete semanas.

Lionel, querendo saber mais a respeito de Clark, ele usa Chloe Sullivan para obter mais informações. Quando Chloe chega no escritório de Lionel e sem alguma informação sobre Clark, ele cancela a coluna dela no jornal Planeta Diário, e demite o pai dela. Ele também envia Adam Knight em Smallville para se aproximar de Lana para que ela pudesse dizer mais sobre Clark.

Mais tarde, Lionel e Lex discutem sobre um projeto que Lex queria ser responsável, o que resultou em Lionel esconder o laboratório. Ele usa a Dr. Lia Teng para mover o laboratório, mas no final, o laboratório é destruído e os técnicos são mortos por Adam. Sabendo que a destruição do laboratório acabaria com suas chances de sobreviver a doença no fígado, Lionel pensa em suicídio, sabendo que ele tinha apenas uma questão de meses.

Mas ele muda de ideia. Em seguida, ele se encontra com Dr. Virgil Swann para perguntar sobre os hieróglifos nas paredes das Cavernas Kawatche. Dr. Swann não deu a Lionel as informações que precisava, mas ofereceu um outro arranjo. Lionel tenta descobrir como ativar a abertura na parede da caverna, mas é parado por Jonathan Kent, eles se enfrentam, e Lionel vê a chave indo para a abertura na parede. Mais tarde, graças a Lionel Pete Ross deixa Smallville.

Com a ajuda de Chloe, Lex e Clark, Lionel é finalmente preso, mas não antes de colocar em movimento as coisas. Ele dá a Clark a chave de um quarto secreto onde Lex possuía vários arquivos sobre Clark desde em que ele salvou Lex do acidente de carro, o que resulta no fim da amizade entre eles. Chloe se muda para uma casa onde ficaria sob proteção, ao entrar e fechar a porta, a casa explode. Após o julgamento Lex é envenenado. Lionel é encarcerado em uma cela transparente e raspa por completo sua cabeça, ficando careca. Ele educadamente agradece ao seu barbeiro.

Quarta temporada[editar | editar código-fonte]

Agora preso, Lionel falhou em se vingar de Lex e Chloe, e para que não testemunhe contra ele, Lionel enviou um infectado pela chuva de meteoros para ir atrás dela e matá-la.

Lionel tem o Cristal da Água (um dos cristais necessários para formar o Cristal do Conhecimento), que planejava usar para trocar de corpo com Lex, mas a tentativa fracassou quando Clark interfere, resultando na troca de corpos entre Lionel e Clark. Enquanto Lionel usa seus poderes recém-adquiridos para tentar recuperar sua fortuna perdida e manipular os amigos de Clark. Ele até beija Lana e Chloe! Depois Clark consegue resolver a situação.

Após os dois terem voltado para os seus corpos, a destroca permitiu que Lionel se curasse do câncer no fígado. Desde que retornou ao seu corpo, sem memória e seu fígado completamente curado, Lionel começa a se dedicar a ajudar os outros, para compensar suas ações passadas. Mas, ele não tinha a intenção de sair da prisão, pelo contrário, queria continuar a cumprir a pena.

Quando Lex é acusado de matar uma mulher após os dois terem tido relações sexuais, Lionel ajuda Clark com as provas necessárias para ajudar Lex. Lionel é libertado da prisão e sua condenação revogada graças a um benfeitor misterioso, que é na verdade Genevieve Teague.

Lionel acaba voltando para a mansão a fim de se reconciliar com Lex, bem como tornar o mundo um lugar melhor para todos. Lex ignora Lionel, mas decide deixar seu pai usar o quarto de hóspedes da mansão. Lionel revela mais tarde a Lana Lang sobre como Margaret Isobel Thoreaux estava usando ela para obter as Pedras do Poder, e Lana mostra a ele um mapa da China, para mostrar o local em que Jason Teague e Lex estavam para tentar encontrar o Cristal do Ar. Ele também permite que ela e Clark usem o avião da LuthorCorp para chegar até a China.

Esse lado bondoso de Lionel acaba quando ele enfrenta Alexander, a personalidade sombria de Lex, que é nada mais o reflexo do vilão que ele irá se tornar. Após esse encontro, Lionel revela a sua natureza enganosa ao chantagear Lex novamente para ele dar-lhe o Cristal do Ar (que estava com Lana) ou então ele iria revelar que Lana havia matado Genevieve Teague.

Enquanto Lex tentava negociar com seu pai sobre a pedra, o Cristal de Água que estava no bolso de Lionel exala uma força enorme de energia, colocando Lionel em coma. Lionel é colocado num quarto do andar de cima. Antes de partir, Lex diz à Lionel que ele agora se tornara o filho Lionel que ele queria.

Quinta temporada[editar | editar código-fonte]

Devido à exposição à energia do Cristal de Água, Lionel é transformado no mensageiro de Jor-El, o pai biológico de Clark, agora possuindo todo o conhecimento do planeta Krypton.

Após a segunda chuva de meteoros que atinge Smallville, Lionel começa a desenhar símbolos kryptonianos no chão do escritório da Mansão Luthor, com Lana vendo tudo. Em transe, ele diz à Lana que os discípulos de Zod, Aethyr e Nam-Ek, haviam chegado e tinham que ser detidos. Lionel é colocado em Belle Reve, devido ao seu estado, com os olhos brancos e desenhando inúmeros símbolos kryptonianos referentes à vinda do General Zod.

Depois que Clark é baleado e morto por Gabriel Duncan, Jor-El possui Lionel, dando-lhe poderes kryptonianos, assim ele consegue sair de sua cela e recolhe o corpo de Clark, levando-o a Fortaleza da Solidão, onde Jor-El ressuscita Clark e restaura seus poderes. No corpo de Lionel, Jor-El diz à Clark que ele o ama, esperando que um dia Clark o chame de pai, estabelecendo assim o laço de pai e filho entre de Lionel e Clark, e também alertando Clark que lhe dar de volta o seu poder terá um preço: um de seus entes queridos irá morrer e que essa dívida seria paga no devido tempo.

Mais tarde, Lionel aparece na Mansão Luthor, completamente saudável e consciente, ele nega ter memória do que aconteceu durante a chuva de meteoros. Ele continua com sua personalidade normal, e dá dicas a Chloe sobre como impedir Lex de vencer a candidatura para o Senado contra Jonathan Kent, e sobre o Professor Milton Fine.

Como um oráculo de Krypton, Lionel recebe mensagens em forma de símbolos kryptonianos que ele teria que passar para Clark. Com cada mensagem, ele escreve os símbolos em folhas de papel, e coloca tudo em um cofre em seu escritório na LuthorCorp. Sempre que ele recebe uma mensagem, Lionel começa a ter dores de cabeça, caindo de joelhos e começando a anotar freneticamente a mensagem no papel.

Depois que Jonathan Kent vence a candidatura para o Senado estadual, Lionel propõe a ele uma parceria, mas ele recusa. Lionel então ameaça liberar fotos mostrando Clark usando seus poderes, fazendo com que Jonathan se enfureça, resultando em um ataque cardíaco fatal para o senador eleito.

Lionel temporariamente retorna ao seu status como Chefe da LuthorCorp, mas Lex o chantageia dizendo que havia evidências ligando ele com a morte de Jonathan. Com isso Lionel deixa o cargo para Lex.

Com Jonathan morto, Lionel tenta ser amigo de Marta quando ela assume o cargo de senadora estadual. Ele também a livra de ser chantageada com cenas de Clark usando seus poderes. Mais tarde, ao ver o filme, Lionel disse para si mesmo: "Seu segredo está seguro comigo ... Kal-El."

Lionel continua seu trabalho na LuthorCorp, mas apenas em uma área onde ele não teria total controle da empresa.

Um torturador mascarado, Lincoln Cole, toma Lionel como refém e orquestra uma série de jogos elaborados que ele tinha que vencer para permanecer vivo. Cole depois sequestra Martha. Quando ele coloca os dois para um deles matar o outro com uma arma, Lionel pede a Martha para matá-lo, mas ela não teve coragem de fazê-lo. Quando Lionel tenta fazê-lo em si mesmo, descobre que a arma não estava carregada. O elevador em que eles estavam cai, mas eles são salvos por Clark.

Como Clark percebe que já sabia seu segredo, ele o confronta e descobre como. Aparentemente, Lionel sabia muita coisa sobre Clark desde o dia em que ficou um dos cristais que criou a Fortaleza da Solidão. Ele então diz a Clark que ele só queria o que era melhor para ele e sua mãe, mas Clark não acredita nele e diz para Lionel ficar longe deles. Após Clark deixar o escritório, Lionel começa a se comunicar com Jor-El e a rabiscar símbolos kryptonianos.

Quando Lionel falha em persuadir Lex para trabalhar com Milton Fine, ele novamente recebe mensagens de Jor-El. Quando o espírito de Jonathan (na verdade era Brainiac disfarçado), ele diz a Clark para matar Lionel. Quando Clark iria fazer isso, Lionel lembra a ele que seu pai não iria querer que ele se tornasse um assassino. Quando Clark percebe o que está fazendo, ele enfrenta Brainiac, Jor-El canaliza seus poderes em Lionel e, com um simples toque Lionel vaporiza Brainiac. Mais tarde ele mostra para a Clark os símbolos que ele tem desenhado, na esperança de que Clark possa decifrá-los. Eles então unem forças para deter Milton e Lex, enquanto Chloe tenta descobrir o que são os símbolos.

Lionel se encontra com Martha para dizer o que realmente aconteceu na noite em que Jonathan morreu. Enquanto isso, Clark e Chloe descobrem o que são os símbolos. A tradução é: "Zod está chegando".

Lionel empresta seu jato da LuthorCorp para Martha e Lois irem para Washintong. Depois ele se encontra com Clark para falar a respeito de uma outra mensagem na qual Jor-El está instruindo Clark a matar o hospedeiro de Zod, antes que ele pudesse dominar o mundo. Ele diz a Clark que o maior teste de um herói é em benefício da humanidade, mesmo que isso fosse significar fazer um ato cruel. Mas quando Clark revela a Lionel que o hospedeiro de Zod era Lex, ele tenta encontrá-lo. Quando ele encontra, Lex está agora com os mesmos poderes que Clark e arremessa Lionel em direção de um carro. Após ter dito a Clark sobre o que houve quando ele encontrou Lex, Metrópolis entra em crise devido a um vírus virtual que Brainiac lança no mundo todo, ele tenta escapar com Chloe mas eles são pegos por baderneiros.

Sexta temporada[editar | editar código-fonte]

Lionel e Chloe conseguem se salvar e vão para a LuthorCorp, onde eles veem General Zod, agora possuindo o corpo de Lex, voando levando Lana consigo. Sua conexão com Jor-El se foi e ele deixa com Chloe sua arma em caso de perigo. Ele procura por Martha para ajudá-la e encontrar uma adaga kryptoniana, que estava com Lana.

Mesmo que não tivesse mais uma conexão com Jor-El, Lionel consegue se lembrar de alguns símbolos mas mantém em segredo e, informa a Clark e Martha tudo o que está acontecendo com Lex. Algum tempo depois ele se encontra com Oliver Queen para dar boas vindas. Acidentalmente, Lionel admite seus sentimentos por Martha e janta com ela e Clark em um jantar de Ação de Graças.

Durante essa temporada, Lionel se torna uma figura paterna para Clark, sendo o pai amoroso que ele nunca foi para Lex. Quando Lex o questiona a respeito disso, Lionel diz que é porque Clark "é o tipo de filho que ele poderia ter orgulho", mostrando que ele tinha preferência por Clark ao invés de Lex. Até mesmo ele começa a chamar a Clark de filho. Aos poucos Clark começa a aceitar a relação paternal que ele tem com Lionel, até mesmo ele pediu ajuda a ele sabendo que Lionel o colocaria na direção certa.

Lionel ficou sabendo do Projeto 33.1 de Lex. Quando Clark destruiu um dos laboratórios com a ajuda da Liga da Justiça, Lionel dá cobertura para Clark dizendo que quando a destruição do laboratório havia ocorrido ele e Clark estavam jantando.

No dia do casamento de Lex e Lana, Lionel encontra seu filho na LuthorCorp e pergunta o que ele faria para poder se casar com Lana, Lex responde dizendo qualquer coisa. Lionel sai da sala e escuta uma conversa que Lex estava tendo no telefone. Na mansão, Lionel vê a carta que Lana tinha escrito para Lex, Lionel vê que ela não ia se casar com Lex pois provavelmente havia descoberto o segredo de Clark. Quando os dois se encontram, ele revela a ela que sabia que Clark tinha poderes e que sabia a sua fraqueza, e que se Lana não se casasse com Lex, ele iria matar Clark.

Quando ele é severamente ferido numa explosão causada por Jodi Keenan, Lana o força a dizer porque ele a obrigou a se casar com Lex, ele responde que é para proteger Clark. Quando ela o questiona de que forma ele estava protegendo Clark, não mostra se ele responde a ela.

Lionel fica sabendo que Lois roubou provas encontradas no local em que Lana recebe um tiro. Quando ele vê há uma informação referente a um projeto em que Lex e o senador Ed Burke estavam trabalhando: Projeto Áries.

Lionel estava vendo um vídeo sobre um fantasma atacando um repórter na Patagônia, e ao traduzir o os símbolos kryptonianos que ele havia escrito, eles formam a palavra "espelho". Clark chega no escritório e acusa Lionel de ter alguma coisa para Lana casar com Lex.

Lex manda Lionel sair de sua vida de uma vez por todas, mas ele ignora o filho. Mais tarde ele é confrontado por Clark que descobriu a verdade por trás do casamento entre Lana e Lex, ele estava prestes a matá-lo se o Caçador de Marte não tivesse interferido, revelando a ele que Lionel é o emissário de Jor-El. Ele então explicou porque obrigou Lana a se casar com Lex: para ela se aproximar dele e, assim, saber o que ele está tramando.

Após falar com os dois, ele vai se encontrar com Lana que estava prestes a deixar Smallville, ele vê ela entrar no carro e o carro explodir com ela dentro. Ao dar a notícia da morte dela para Clark, ele começa a achar que Lex foi o responsável pela morte dela. Lionel tenta acalmá-lo mas Clark não dá ouvidos. Ele vai para a Represa Reeves levando uma kryptonita consigo para deter Clark caso ele tente matar Lex. Ao chegar lá, ocorre o confronto entre Clark e Bizarro e, ao ver Bizarro caído ele pensa que é Clark, mas o verdadeiro chega e Lionel usa a kryptonita para tentar matar Bizarro, mas ela só o deixa mais forte. Ele joga Lionel contra uma parede e o deixa inconsciente.

Sétima temporada[editar | editar código-fonte]

Durante o confronto entre Clark e Bizarro, ocorre queda da Represa. Lionel é achado por uma misteriosa figura. Como ninguém sabe onde ele está, Lex o declara morto.

Algum tempo depois, Lionel finalmente desperta preso numa cama por uma mulher chamada Marilyn. Ele consegue escapar mas fica inconsciente quando Lana lhe dá uma pancada na cabeça. Lex o encontra mas Marilyn ameaça atirar nele. Lionel lhe dá uma pancada na cabeça para salvar Lex, a pancada foi tão forte que ela morre. Mais tarde ele se encontra com Lana na Fazenda Kent pois sabe que ela é a responsável pelo seu desaparecimento. Ele avisa a ela para parar com o seu senso de retribuição ou uma coisa ruim iria acontecer a ela.

Lionel retorna a LuthorCorp e fica sem saber da existência de Kara, a prima kreyptoniana de Clark. Mas mais tarde ele ajuda Clark a salvá-la por atirar no Agente Carter.

Ele é atacado por Zor-El, que ameaça matá-lo se não disser a Clark para confiar nele. Lionel se recusa, dizendo que Clark está seguindo seu próprio destino. Clark chega e salva Lionel, que é hospitalizado com ferimentos leves.

Grant Grabiel, vai até Lionel revelando que é o clone do falecido Julian Luthor. Lionel se sente orgulhoso de ver o homem que Julian se tornou mas ao mesmo tempo se decepciona com o que Lex fez. Quando saíram para jantar num restaurante em Metrópolis, Lex manda um assassino encontrar Grant e matá-lo na frente de Lionel.

Ainda revoltado e triste pela morte de Grant, Lionel pede ajuda a Lana para colocá-lo na cadeia pelo que ele fez, ameaçando dizer a Clark sobre o papel dela na morte de Casey Brock se ela não o ajudasse. Mais tarde ela revela que não tem nenhuma informação que possa incriminar Lex e, também, que não ia mais espioná-lo.

Quando Lex é baleado, Clark se oferece para tentar salvá-lo, para isso entrando na mente dele através do Projeto Interceptor. Enquanto está na mente de Lex, Clark vê algumas lembranças referentes a maneira como Lionel o tratava. Quando Lex morre e Chloe usa o seu poder para ressuscitá-lo, ela morre e quando Clark sai da mente de Lex, ele diz a Lionel para levá-la para o apartamento dela. Depois que a situação se resolve, Lionel diz a Lex finalmente que o ama, porém Lex o ignora.

Algum tempo depois, em seu escritório, Lionel recebe uma carta do Veritas e começa temer o pior. Ele se encontra com Patricia Swann, a filha de Virgil Swann, que suspeitava que Lionel era o responsável pelas mortes dos pais de Oliver. Quando Pierce captura Clark, Lionel tenta convencê-lo a soltá-lo dizendo que Clark não é uma ameaça. Ele faz um acordo com Pierce, mas ele o trai e tenta matar Clark. Kara o salva e Lionel mata Pierce para salvá-los. Quando Lionel tenta explicar a Clark o motivo para que tudo aquilo tivesse acontecido, a amizade entre os dois acaba.

Lois Lane e Jimmy Olsen mais tarde, questionam Lionel sobre a morte de Patricia. Ele deixa uma evidência para Lana mostrando provas de que Lex fora o responsável, mas essas provas são encontradas por Lois. Quando ele se encontra com Chloe ele diz a ela que mudou desde que virou o emissário de Jor-El, e que por proteger Clark ele poderia pagar por seus pecados.

Dias depois, Lex confronta Lionel acreditando que a visita deles em Smallville no dia da primeira chuva de meteoros foi só um pretexto para encontrar o Viajante. Lionel tenta acalmá-lo e diz a Lex que ele é o Viajante. Infelizmente, Lex não acredita e atira numa janela próxima a Lionel e o empurra da janela, causando assim sua morte. Antes de morrer ele deixa uma mensagem kryptoniana para Clark, e assim como Jor-El e seu falecido pai adotivo, Jonathan, Clark vê que Lionel contribuiu para que ele se tornasse o homem que é e o herói que ele futuramente irá se tornar. Lionel havia de fato se tronado um homem melhor.

Após isso, Clark confronta Lex sobre a morte de Lionel. Clark acusa Lex de ter matado Lionel, enquanto que Lex diz que preferia mais a Clark do que ele mesmo, e diz que Lionel e Jonathan consideravam Clark como "o filho que eles podiam se orgulhar". Clark diz a Lex que os dois poderiam ter demonstrado afeto para ele se Lex fosse um bom filho. Quando Lex diz que a morte de Jonathan foi culpa de Clark, ele diz a Lex que tem provas de que ele matou Lionel.

Mais tarde, ao ocorrer o funeral de Lionel, Lex não permite que ninguém entre lá. Mesmo assim, Clark entra lá e os dois assistem o funeral de Lionel.

Oitava temporada[editar | editar código-fonte]

Meses depois de sua morte, Tess Mercer se encontra com Oliver na Mansão Luthor, onde ela revela que Lionel foi o responsável pela morte dos pais de Oliver. Quando Oliver descobre que Lex sobreviveu a destruição da Fortaleza da Solidão, ele planeja se vingar de Lionel matando Lex, algo que depois ele consegue.

Semanas depois da morte de Lex, Tess revela a Davis Bloome sobre suas origens. Após a chuva de meteoros e Clark ter sido encontrado pelos Kent, Davis é capturado à mando de Lionel, pois ele pensava que Davis era o Viajante. Quando ele soube que havia pego o garoto errado, ele manda abandonar Davis nas ruas de Metrópolis.

Tess percebeu que Lex e Lionel estavam tão ocupados em enfrentarem um ao outro para se tornar o maior oponente do Viajante que, no dia em os dois garotos que vieram na chuva de meteoros (Clark e Davis), estavam destinados desde aquele dia a se tornar o oponente um do outro.

Nona temporada[editar | editar código-fonte]

É revelado que Lionel deixou de herança para Martha toda a informação que ele tinha sobre Krypton. Foi com isso que ela soube do Livro de Rao, que Clark mais tarde usa para deter o clone do General Zod, o Major Zod, e mandar os kandorianos para Novo Krypton.

Décima temporada[editar | editar código-fonte]

Quando Brainiac 5 vem do futuro, ele leva Clark de volta a noite em que Jonathan morre. Clark vê ele e Lionel brigando, onde Lionel perde a luta.

Tess se lembra de um acontecimento na sua infância. Quando ela tinha nove anos de idade, Lionel a deixa sob os cuidados da Vovó Bondade. Mais tarde ela descobre que é filha de Lionel.

Quando ela adquire uma caixa que pertenceu a Lionel e que seria dada a Lex, Clark acidentalmente ativa a caixa e acaba indo parar na Terra 2. Nessa realidade alternativa, Lionel ainda estava vivo. Ele havia encontrado Clark e havia criado ele junto com Lex e Tess. Ao invés de a convivência com Clark mudar Lionel, o fato de ter em mãos um garoto com poderes somente aumentou sua ânsia por poder, ao ponto de ele permitir que Clark matasse Lex. Juntos, os dois dominam Metrópolis e Clark nesse mundo conhecido como Ultraman ao invés de Borrão.

Após o corpo do Lionel da Terra 2 ser destruído na batalha com Clark, já que ele havia feito um acordo com Darkseid para ser hospdeiro dele contanto que trouxesse Lex de volta, Lex se reencontra com Tess e a mata. Porém, pouco antes de morrer, ela injeta em Lex uma neurotoxina que faz ele perder a memória, o que inclui toda sua convivência com Lionel.

Lionel Luthor (Terra 2)[editar | editar código-fonte]

Lionel Luthor
Personagem de Smallville
John Glover at the 1991 Emmy Awards.jpg
John Glover interpretou Lionel Luthor
Origem Humano
Sexo Masculino
Actividade(s) Fundador da LuthorCorp
Família Lachlan Luthor (pai, falecido)
Eliza Luthor (mãe, falecida)
Lillian Luthor (esposa, falecida)
Lex Luthor (filho, falecido)
Julian Luthor (filho, falecido)
Lucas Luthor (filho)
Lutessa Luthor (filha)
Clark Luthor (filho adovtivo)
Criado por Alfred Gough
JMilles Millar
Primeira aparição "Luthor"
Episódio(s) 3
Interpretado por John Glover
IMDb IMDb
Projecto Televisão  · Portal Televisão

Personalidade[editar | editar código-fonte]

A personalidade de Lionel a personalidade é igual a antiga personalidade de sua contraparte. Ele esteve disposto a sacrificar seu filho Lex Luthor em troca de poder e controle. Ele também não é muito afetuoso com sua filha Lutessa Luthor. Seu filho favorito era Clark, mas apesar de expressar mais amor e afeição por ele, Lionel também tinha medo ao mesmo tempo devido ao seu incrível poder. O que difere esse Lionel do Lionel original é que o fato de ter criado um alienígena superpoderoso fez com a sede de Lionel por poder fosse maior que a de sua contraparte.

Para ele, Clark seria o filho perfeito se ele o matasse.

Passado[editar | editar código-fonte]

Muito do passado de Lionel é igual ao de sua contraparte. Mas há duas grandes diferenças na história desse Lionel. Lionel criou Lutessa junto com seu filho Lex. A segunda é que Lionel encontrou o pequeno Kal-El ao invés dos Kent.

Lionel criou os três juntos e os treinou, colocando um contra o outro para que um deles se mostrasse o merecedor da herança de seu império. Clark se mostrou o melhor.

Devido ao tratamento de Lionel com seus filhos, cada se tornou um tipo de pessoa. Tess se tornou a mais rebelde. Clark se tornou o filho que Lionel queria. Quanto a Lex, não se sabe muito a respeito dele, a não ser o fato de que ele e Clark se tornaram inimigos ao ponto de Lex usar uma kryptonita dourada para gravar o símbolo da família em seu braço. Por vingança, Clark matou Lex com a aprovação de Lionel.

Com os poderes de Clark, Lionel conseguiu tomar Metrópolis e construir um império. Para completar seus objetivos sombrios, Clark decidiu construir um alter-ego, o de Ultraman, com a aprovação de Lionel, pois assim Clark poderia fazer suas atrocidades sem envolver o nome da família.

Décima temporada[editar | editar código-fonte]

Quando Clark Kent acidentalmente troca de lugar com ele mesmo da Terra 2, o Clark Luthor, ele encontra Lionel, que não foi morto por Lex. Mais tarde descobre que nessa realidade, Lionel o criou ao invés dos Kent e o estava instruindo para ele ser o seu sucessor. Não querendo ficar lá, ele pede ajuda a Tess daquela Terra.

Concordando em ajudá-lo, Tess vai até o escritório de Lionel onde consegue informações sobre a Caixa Espelho, que foi o que causou a vinda de Clark a esta Terra, mas ela é pega por Lionel que soube o que ela estava fazendo. Ele a manda prendê-la dizendo a ela que ela não era merecedora de ter o nome Luthor, antes de ser presa ela o esbofeteia.

Querendo usar outros meios para voltar, Clark vai até a Fortaleza da Solidão pedir ajuda a Jor-El, mas ele fica chocado ao ver tecnologia terráquea lá e por ver Lionel lá também. Ele diz que pegou Tess tentando achar alguma informação sobre a Caixa Espelho, ele também diz a Clark que é impossível achar a Caixa já que ele destruiu todos os artefatos kryptonianos. Clark mente dizendo que pediu a Tess para tentar encontrar a caixa pois, assim, ele poderia destruí-la. Lionel então sugere que talvez Oliver tenha a Caixa.

Mas na verdade, Lionel estava mentindo já que ele ainda possuía a Caixa. O que ele queria era localizar Oliver e descobrir se Clark iria traí-lo. Lionel detém Oliver de matar Clark com kryptonita, mas ao invés de ajudá-lo, ele diz que falhou como pai, e que se Clark fosse um verdadeiro Luthor, teria matado Lionel. Lione bate nele com seu cinto dizendo que só os fortes sobrevivem e como ele será forte nessa Terra ou em qualquer outra. Oliver que o Clark não é o Clark Luthor e o salva. Ele diz a Oliver para usar a kryptonita de novo quando Clark Luthor retornar. Após ativar a Caixa Espelho, Clark escapa de lá mas sem saber que Lionel foi junto.

Depois de Clark ter retornado, Lionel compra um jornal contendo um artigo sobre o Borrão, o vendedor pergunta se já o viu antes e Lionel diz que não, que só estava em uma viagem de negócios.

Lionel pesquisou bastante a respeito do que aconteceu com sua contraparte, a respeito de Tess e a respeito de Alexander, o clone jovem de Lex. Quando Tess entra no escritório ela encontra Lionel lá, esperando lá. Ele tentou ser o pai que nunca fora para ela, na esperança de conseguir a localização de Alexander. Ele consegue encontrá-lo em Suicide Slums, em um velho apartamento. Ele percebeu fora Alexander que atirou em Martha com o objetivo de matar Clark. Lionel compra de a volta a LuthorCorp e coloca Alexander no comando da empresa, Oliver, e mais tarde Martha, o confrontam sobre suas ações. Quando Alexander descobre que Lionel amava mais a Clark do que ele na Terra 2 ele decide matar Lionel e Martha. Após ser salvo por Clark, Lionel assiste a Mansão Luthor ser queimada por completa.

Algumas semanas depois, Lionel estava no controle da LuthorCorp. Ao ir para o Laboratório Cadmus, ele encontra Tess. Determinado a conseguir Alexander de volta, Tess mostra os restos de Alexander. Mas Lionel descobre que ela mentiu já que os restos eram de outro clone. Após saber que Alexander agora se chama Conner Kent, ele encontra o garoto e lhe dá um anel da kryptonita vermelho, que traz à tona o lado rebelde do rapaz. Ao tentar matar Lois, Conner a salva e escapa de lá levando ela, nisso Lionel percebe que Conner sente alguma coisa por ela e o encontra nos restos da Mansão Luthor. Lá ele tenta matar Clark e lembrar Conner de que ele ainda é um Luthor, mas Conner salva Clark e decide ser um Kent. Após ter perdido seu "filho", Lionel também perde controle sobre a LuthorCorp, já que Tess a recupera. À noite, Lionel vai ao cemitério onde está a sepultura do Lex original. Após dizer que daria tudo para ter Lex de volta, Darkseid aparece perante ele.

Quando Clark Luthor usa a Caixa Espelho para retornar para a Terra 1, ele procura Tess para lhe ajudar a localizar Lionel, e assim ele poder matá-lo por tudo o que ele fez. Tess por um lado queria vingança, mas decidiu manter a localização de Lionel oculta.

Algum tempo depois ele descobre que Lex secretamente implantou ógãos de seus clones imperfeitos em um outro clone, exceto um coração. Lionel pretendia usar Conner para ressuscitar Lex, mas não conseguiu localizá-lo, sequestrou Tess para fazer tal coisa. Felizmente ela escapa e atira nele. Darkseid retorna para oferecer a Lionel o que ele havia recusado antes: vida eterna. Porém o que ele realmente queria era ressuscitar Lex. Darkseid implanta o coração de Lionel em Lex e possui o corpo de Lionel. Durante a luta entre Darkseid e Clark, o corpo de Lionel é destruído no processo, findando seu reinado de tirania.

Nos quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Lionel Luthor
Placeholder male superhero c.png

Dados da publicação
Primeira aparição Superman: Secret Origin #2 (dezembro de 2009)
Espécie Humano
Terra natal Metrópolis
Parentesco Lex Luthor (filho biológico), Lena Luthor (filha biológica).
Situação presente falecido
Projecto Banda desenhada  · Portal da Banda desenhada

Na minissérie Superman: Origem Secreta (que reconta a origem de Superman e de seu elenco) que começou a ser publicada aqui no Brasil na edição #90 da Revista Superman publicada pela Panini Comics, Lionel aparece na segunda parte da minissérie (aqui no Brasil Superman #91).

Lionel Luthor era o pai de Lex Luthor e Lena Luthor. Ele era visto com maus olhos pela população de Smallville e começara a se envolver em muitos acidentes de carro, já que ele dirigia bêbado. Num desses acidentes ele é salvo por um jovem voador que o jornal local chamava de Super-Boy.

Mais tarde, como a condição de saúde de Lionel não está nada boa, ele toma um remédio mas acaba tendo uma reação alérgica que leva a um ataque cardíaco e, eventualmente, a sua morte. Lex, seu filho pega o dinheiro do seguro e se muda para Metrópolis para formar a LexCorp, enquanto que Lena fica com a tia em Smallville.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Lionel é um vilão secundário na 1ª e 4ª temporada, um vilão principal na 2ª e 3ª temporadas e um anti-herói na 5ª, 6ª e 7ª temporadas. Sua contraparte da Terra 2 é um vilão secundário na 10ª temporada.
  • Lionel tem quatro filhos: Lex Luthor, Tess Mercer, Lucas Luthor e Julian Luthor. Dos quatro somente Lex e Tess existem nos quadrinhos. O Lionel da Terra 2 teve cinco, contando com Clark Luthor, e assim como Lex e Tess, Ultraman também existe nos quadrinhos.
  • No episódio 7.16 (Descent) onde Lionel é morto, uma das coisas que Lex diz a ele é que "Quando eu matar você, ninguém irá lembrar do seu nome". Essa frase seria uma alusão ao fato de que antes da série, pouco se sabia sobre o pai de Lex. Também essa frase prova-se correta pois no episódio 10.10 (Luthor), quando o Lionel da Terra 2 chega em Metrópolis, ninguém o reconhece.
  • Na 1ª temporada, Lionel aparece em 8 episódios: "Pilot" (1.01), "Hothead" (1.03), "Jitters" (1.08), "Reaper" (1.13), "Stray" (1.16), "Shimmer" (1.17), "Crush" (1.19) e "Tempest" (1.21). Na 2ª e 4ª até a 7ª temporada, Lionel aparece em 13 episódios e na 3ª ele aparece em 16. Ele também aparece em flashbacks do episódio "Eternal" da 8ª temporada (8.18) e nos episódios "Homecoming" e "Abandoned" da 10ª temporada (10.04 e 10.08). O Lionel da Terra 2 aparece em "Luthor" (10.10), "Beacon" (10.13), "Scion" (10.16) e "Finale" (10.21).
  • Nos quadrinhos, Lionel morre de uma overdose de remédios. Na série Lex o mata ao jogá-lo da janela da LuthorCorp.
  • Lionel foi o quarto personagem principal a morrer.
  • Lionel foi assassinado por Lex e sua contraparte da Terra 2 foi assassinado por Tess.
  • No episódio "Talisman" (3.20), é mencionado que aquele que tocasse o punhal kryptoniano fazendo-o ser desintegrado seria o maior inimigo de Clark, e isso ocorre quando Lionel e Lex tocam no punhal ao mesmo tempo. Apesar de Lex ser o maior inimigo de Clark, tendo cumprido seu destino ao enfrentar Clark no episódio "Artic" (7.20) e em "Finale" (10.21) onde ele abraça seu destino como o maior vilão da Terra, a profecia provavelmente se referia ao Lionel da Terra 2 já que ele é usado como hospedeiro de Darkseid na batalha final.
Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de Banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.