Chlosyne lacinia saundersii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lagarta-do-girassol)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaLagarta-do-girassol
Chlosyne lacinia.jpg

Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Ordem: Lepidoptera
Família: Nymphalidae
Subfamília: Nymphalidae
Género: Chlosyne
Espécie: C. lacinia
Subespécie: C. l. saundersii
Nome trinomial
Chlosyne lacinia saundersii
(Doubleday & Hewitson, 1849)

Lagarta-do-girassol (Chlosyne lacinia saundersii) é um insecto da ordem Lepidoptera, família Nymphalidae.

É uma praga que ataca a cultura do girassol,alimentando-se de suas folhas,vive cerca de vinte dias,é uma borboleta de cor preta tendo as asas posteriores de coloraçao preta alaranjada,formando desenhos Medem cerca de quarente milimetros de envergadura. colocam seus ovos sobre as folhas sendo as lagartas sendo as lagartas de coloração preta recobertas de pelos. suas pupas são suspensas e de coloração amarela.Sua maior concentração é encontrada de outubro a maio.

Atacam as folhas Seu controle pode ser feito com pulverização de inceticidas fosforados com clorpirifos e triclorfon ou carbamatos como carbaril, piretróides ou reguladores de crescimento ou biologico como o Bt (Bacillus thuringiensis).