Lawrence Alma-Tadema

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lawrence Alma-Tadema
Estátua de Alma-Tadema em Dronrip Países Baixos
Nascimento 6 de abril de 1483
Urbino, Itália
Morte 26 de junho de 1912 (76 anos)
Wiesbaden
Nacionalidade Neerlandês
Ocupação pintor
Movimento estético Neoclassicismo

Lawrence Alma-Tadema (Dronrijp, 8 de janeiro de 1836 - Wiesbaden, 26 de junho de 1912) foi um dos mais proeminentes pintores e desenhistas do neoclassicismo europeu. Ao longo de sua vida, Alma-Tadema também adquiriu cidadania na Bélgica bem como no Reino Unido.

Vida[editar | editar código-fonte]

Alma-Tadema era filho do advogado Pieter Tadema e de sua segunda esposa. Seu pai faleceu em 1840 e ele ganhou um padrasto (daí o seu sobrenome Alma, do qual procurou distanciar-se mais tarde em sua vida). Aos 16 anos (1852) Alma-Tadema foi à Antuérpia onde freqüentou a academia de arte de Gustave Wappers.

Aos 27 anos (em 1863) Alma-Tadema perdeu a sua mãe.

Com estes contatos e experiência acumulada, ele pode, mais tarde, transferir-se ao ateliê de Henri Leys, a quem veio a servir de assistente. Em 1859 Alma-Tadema auxiliou Leys na decoração do prédio da prefeitura da Antuérpia. Nos anos seguintes Alma-Tadema trabalhou como artista independente; freqüentando, porém, alternadamente, o ateliê de Joseph Laurent Dyckmans ou o ateliê de Gustave Wappers na condição de aprendiz.

As rosas de Heliogábalo
por Lawrence Alma-Tadema (1888)
Um costume favorito,
por Lawrence Alma-Tadema (1909), Tate Gallery (museu), Londres

Em 1863 Alma-Tadema casou-se com uma uma inglesa com quem viveu na cidade de Bruxelas até 1869, quando faleceu na Alemanha.

Uma de suas pinturas foi premiada com medalha em 1864 numa exposição que ocorreu em um salão parisiense. Igualmente, na exposição internacional de Paris, em 1867, as suas peças em exibição também foram agraciadas com prêmios.

Acompanhado de suas duas filhas, Laurence e Anna, Alma-Tadema mudou-se para Londres em 1870. Ali dedicou-se nos anos seguintes a pintar quadros inspirados na antigüidade, no classisismo greco-romano.

Em Londres, em 1871, Alma-Tadema desposou Laura Epps, pertencente a uma família artística. Ela passou a assinar-se Laura Alma-Tadema. Na ocasião de seu aniversário, em 1873, quando completou seus quarenta anos de idade, lhe foi concedida, e ele recebeu, formalmente, a cidadania britânica.

Em 1876 a Royal Academy School of Arts recebeu Alma-Tadema na condição temporária de Associate, ou seja, membro associado; e três anos mais tarde esta mesma instituição o convidou a fazer parte de seu quadro de membros regulares.

Ao completar os seus sessenta e três anos de idade, em 1899, a Rainha Vitória concedeu a Alma-Tadema o título honorífico de cavaleiro.

Aos setenta e seis anos de idade, no dia 25 de junho de 1912, Sir Lawrence Alma-Tadema faleceu em Wiesbaden, na Alemanha. Ele está enterrado na Catedral de São Paulo (Londres).

Honrarias[editar | editar código-fonte]

Obras[editar | editar código-fonte]

Entre outras.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lawrence Alma-Tadema