META

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
META logo.jpg
Mesquita Transportes Aéreos
IATA
ICAO
MSQ
Indicativo de chamada
META
Fundada em 1997


Programa de milhagem nenhum


Frota 3 aeronaves
Destinos 10 localidades
Sede Boa Vista, RR, Brasil
Sítio oficial www.voemeta.com

A Meta Linhas Aéreas foi uma empresa aérea brasileira, com sede em Boa Vista, no estado de Roraima. A empresa surgiu na década de 80, fazendo somente taxi aéreo para os garimpos locais, que era a grande economia do estado de Roraima na época. A sua existência começou meio que por acaso, devido a uma necessidade do momento, mas a empresa cresceu gradativamente com o passar dos anos.

Em 1997 veio o passo como Linha Aérea Sistemática e posteriormente Regular, inicialmente voando um EMB110 adquirido da Nordeste Linhas Aéreas, matriculado PT-LNW e logo após com um par de EMB120 Brasília (PT-FLY e PT-LXN).

A Meta operava nos principais estados da Região Norte do Brasil, como Roraima, Amazonas, Amapá e Pará. Saindo de Boa Vista fazia conexão em Georgetown, na Guiana Inglesa, e em Paramaribo, no Suriname. O estado em que a Meta mais atuava era o Pará, operando em nove municípios.

A META sofreu um grande baque em 12 de Maio de 2011, quando o Cmte.Mesquita ou popularmente conhecido como Chico da Meta foi assassinado na saída de uma Pizzaria em Boa Vista. A companhia que a este momento operava apenas um EMB120 Brasília em uma malha densa, entrou em dificuldades mais sérias, levando a ANAC a intervir na operação da empresa, Andréia Mesquita, filha do Cmte.Mesquista, optou por parar a empresa para reestruturação, o que não demorou muito a se configurar como encerramento definitivo de atividades e seus aviões parados em Boa Vista e Santarém.

Destinos da época META[editar | editar código-fonte]

Destinos Internacionais[editar | editar código-fonte]

Guiana

Suriname

Frota[editar | editar código-fonte]

Frota da Meta Transportes Aéreos
Aeronave Assentos Prefixo Notas
Embraer EMB-120 Brasília
30
PT-LXN Abandonado em BVB
Embraer EMB-120 Brasília
30
PT-FLY Abandonado em BVB
Embraer EMB-110 Bandeirante
14
PT-LNW A venda em BEL

Além de possuir 2 Embraer EMB-120 Brasília e 1 Embraer EMB-110 Bandeirante, a META possuía 5 aeronaves menores operando pela ROTA - Roraima Taxi Aéreo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre aviação, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.