O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
| O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias | |
|---|---|
| Poster oficial do filme. | |
2006 • cor • 110 min |
|
| Produção | |
| Direção | Cao Hamburger |
| Coprodução | Globo Filmes, Lereby Produções, Gullane Filmes |
| Elenco original | Michel Joelsas Germano Haiut Daniela Piepszyk Caio Blat Paulo Autran |
| Gênero | Drama |
| Idioma original | Português |
| Lançamento | |
| Página oficial IMDb: (inglês) (português) |
|
| Projeto Cinema • Portal Cinema | |
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é um filme brasileiro de 2006, do gênero drama, dirigido por Cao Hamburger. O roteiro, que levou quatro anos para ser concluído, foi escrito por Cao Hamburger, Adriana Falcão, Claudio Galperin, Anna Muylaert e Bráulio Mantovani. É estrelado por Michel Joelsas e Germano Haiut. Foi distribuido no Brasil por Buena Vista International.2 3 4
Índice |
Sinopse [editar]
Em 1970, Mauro é um garoto de doze anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar, e por essa razão decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia que Mauro chega em São Paulo, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Elenco [editar]
Abaixo a lista do elenco principal do longa.5 6
- Michel Joelsas como Mauro
- Germano Haiut como Shlomo
- Daniela Piepszyk comoHanna
- Caio Blat como Ítalo
- Paulo Autran como Mótel
- Simone Spoladore como Bia
- Eduardo Moreira como Daniel
- Liliana Castro como Irene
- Felipe Braun como Caco
- Haim Fridman como Duda
Produção [editar]
O roteiro de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias levou 4 anos até ser concluído.7 Foi realizada uma pesquisa com mais de mil crianças, para a seleção dos intérpretes dos personagens pré-adolescentes do longa-metragem.8 O filme é semi-autobiográfico: os pais do diretor, físicos e professores da Universidade de São Paulo, foram brevemente detidos pelos militares no mesmo ano de 1970, acusado de dar apoio a "subversivos".[carece de fontes] O casal de cinco crianças --- incluindo Cao Hamburger, o diretor, que tinha 8 anos - ficaram sob os cuidados de seus avós, um judeu e um católico italiano.[carece de fontes]
Recepção [editar]
Critica [editar]
O longa-metragem recebeu críticas em sua maioria positivas. Baseado em 52 comentários recolhidos do website Rotten Tomatoes, 83% dos críticos deram ao filme uma avaliação positiva, com uma classificação média de 7.1 de 10.
Deborah Young da Variety elogiou o filme como "sensível, delicada e envolvente", passando a dizer que "Cao Hamburger não sente necessidade (nem há) para sublinhar o óbvio. Ele tem a habilidade de um mágico para manter a luz história e crível". Ela também observa que "a parte humorística central do roteiro é desprovido de surpresas".
Bilheteria [editar]
O filme de Cao Hamburger atraiu mais de 70 mil espectadores aos cinemas em sua semana de estréia, no total de 188.000 – onde desembarcou com 68 cópias. O filme foi relatado em alguns site como uma bilheteria modesta.9
Prêmios e Indicações [editar]
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias recebeu uma menção honrosa do júri da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa foi destacado por “sua realização visual e pela capacidade não apenas de criar uma atmosfera de época, mas também de traduzir o sentimento coletivo daquele período”. O filem ainda dividiu com “Antonia’’ o prêmio Petrobrás Cultural de Difusão de melhor longa brasileiro de ficção.10
Veja as premiações e indicações abaixo.11 12
- Prêmio do Público - 2006 Rio de Janeiro International Film Festival
- Melhor Filme - 2006 São Paulo International Film Festival
- Prêmio do Público - 2007 Festival Internacional de Cinema de Lima, Peru
- Prêmio Especial do Júri - 2006 São Paulo International Film Festival
- Melhor Fotografia - 2007 Prêmio Cinematografia ABC
- Melhor Direção de Arte - 2007 Prêmio ABC de Cinematografia13
- Melhor Intérprete Young - 2007 Young Artist Awards13
- Melhor Edição - 2007 Prêmio ABC de Cinematografia13
- Melhor Som - 2007 Prêmio ABC de Cinematografia13
- Melhor Roteiro - 2007 da Associação Paulista de Críticos de Arte Prêmios
- Golden Bear (nomeado) - 2007 Festival Internacional de Berlim
Referências
- ↑ Datas de lançamento de O Ano em que Meus... (2006). Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ Globo Filmes. Distribuição. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ AdoroCinema. Filmes de Drama: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ Informações Técnicas. InterFilmes. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias equipe, retoristas, diretor, elenco. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ CineClick. Ficha Técnica. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ AdoroCinema. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias: Curiosidades. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ Novo filme do diretor Cao Hamburger, que se passa no auge da ditadura militar brasileira, é sua obra mais pessoal e adulta, quase autobiográfica. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ Diego Maia. Se depender da bilheteria, “Johnny” será o escolhido para o Oscar. abril.com.br. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ Cineminha IG. “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias’’ abre com 70 mil espectadores. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ Estadão. 'O Ano em que meus Pais Saíram de Férias' premiado na Espanha. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
- ↑ "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" vence premiação paulista. Página visitada em 20 de outubro de 2012
- ↑ a b c d ABCCine. Finalistas - Associação Brasileira de Cinematografia - Prêmio ABC. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
Ligações externas [editar]
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (em português) no AdoroCinema
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (em português) em Meu Cinema Brasileiro
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (em inglês) no Internet Movie Database
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (em inglês) no Allmovie
- O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (em inglês) no Rotten Tomatoes