O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
Poster oficial do filme.
 Brasil
2006 • cor • 110 min 
Direção Cao Hamburger
Coprodução Globo Filmes, Lereby Produções, Gullane Filmes
Roteiro Cao Hamburger
Claudio Galperin
Bráulio Mantovani
Anna Muylaert
Elenco Michel Joelsas
Germano Haiut
Daniela Piepszyk
Caio Blat
Paulo Autran
Gênero Drama
Idioma Português
Lançamento Brasil2 de novembro de 2006
Estados Unidos29 de novembro de 2007[1]
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias é um filme de drama brasileiro de 2006, dirigido por Cao Hamburger, que também escreveu seu roteiro, com Adriana Falcão, Claudio Galperin, Bráulio Mantovani e Anna Muylaert. É estrelado por Michel Joelsas, Germano Haiut, Daniela Piepszyk, Caio Blat e Paulo Autran. Foi distribuido no Brasil por Buena Vista International.[2] [3] [4] Foi indicado pelo Ministério da Cultura para o Óscar de 2007 de Melhor Filme Estrangeiro. [5] Esta escolha foi inesperada, pois acreditava-se que Tropa de Elite, de José Padilha, fosse indicado. [6]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 1970, Mauro é um garoto de doze anos, que adora futebol e jogo de botão. Um dia, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de férias de forma inesperada e sem motivo aparente para ele. Na verdade, os pais de Mauro foram obrigados a fugir por serem militantes da esquerda, os quais eram perseguidos pela ditadura militar, e por essa razão decidiram deixá-lo com o avô paterno. Porém, o avô falece no mesmo dia que Mauro chega em São Paulo, o que faz com que Mauro tenha que ficar com Shlomo, um velho judeu solitário que é seu vizinho. Enquanto aguarda um telefonema dos pais, Mauro precisa lidar com sua nova realidade, que tem momentos de tristeza pela situação em que vive e também de alegria, ao acompanhar o desempenho da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Abaixo a lista do elenco principal do longa.[7] [8]

Produção[editar | editar código-fonte]

O roteiro de O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias levou 4 anos até ser concluído.[9] Foi realizada uma pesquisa com mais de mil crianças, para a seleção dos intérpretes dos personagens pré-adolescentes do longa-metragem.[10] O filme é semi-autobiográfico: os pais do diretor, físicos e professores da Universidade de São Paulo, foram brevemente detidos pelos militares no mesmo ano de 1970, acusado de dar apoio a "subversivos".[carece de fontes?] O casal de cinco crianças --- incluindo Cao Hamburger, o diretor, que tinha 8 anos - ficaram sob os cuidados de seus avós, um judeu e um católico italiano.[carece de fontes?]

Recepção[editar | editar código-fonte]

Critica[editar | editar código-fonte]

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias recebeu críticas em sua maioria positivas. Baseado em 52 comentários recolhidos do website Rotten Tomatoes, 83% dos críticos deram ao filme uma avaliação positiva, com uma classificação média de 7.1 de 10. [11]

Deborah Young da Variety elogiou o filme como "sensível, delicada e envolvente", passando a dizer que "Cao Hamburger não sente necessidade (nem há) para sublinhar o óbvio. Ele tem a habilidade de um mágico para manter a luz história e crível". Ela também observa que "a parte humorística central do roteiro é desprovido de surpresas".

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias atraiu mais de 70 mil espectadores aos cinemas em sua semana de estréia, no total de 188.000 – onde desembarcou com 68 cópias. O filme foi relatado em alguns site como uma bilheteria modesta.[12]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias recebeu uma menção honrosa do júri da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O longa foi destacado por “sua realização visual e pela capacidade não apenas de criar uma atmosfera de época, mas também de traduzir o sentimento coletivo daquele período”. O filme ainda dividiu com “Antonia’’ o prêmio Petrobrás Cultural de Difusão de melhor longa brasileiro de ficção.[13]

Veja as premiações e indicações abaixo.[14] [15]

Veja também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Datas de lançamento de O Ano em que Meus... (2006). Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  2. Globo Filmes. Distribuição. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  3. AdoroCinema. Filmes de Drama: O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  4. Informações Técnicas. InterFilmes. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  5. Academy of Motion Picture Arts and Sciences (October 17, 2007). 63 Countries Seeking Foreign Language Film Oscar. Press release. Página visitada em September 16, 2009.
  6. Cajueiro, Marcelo (September 26, 2007). Oscar takes Brazilian 'Vacation'. Variety. Página visitada em September 16, 2009. Cópia arquivada em September 16, 2009.
  7. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias equipe, retoristas, diretor, elenco. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  8. CineClick. Ficha Técnica. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  9. AdoroCinema. O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias: Curiosidades. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  10. Novo filme do diretor Cao Hamburger, que se passa no auge da ditadura militar brasileira, é sua obra mais pessoal e adulta, quase autobiográfica. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  11. The Year My Parents Went on Vacation (O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias) (2007). Rotten Tomatoes.
  12. Diego Maia. Se depender da bilheteria, “Johnny” será o escolhido para o Oscar. abril.com.br. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  13. Cineminha IG. “O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias’’ abre com 70 mil espectadores. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  14. Estadão. 'O Ano em que meus Pais Saíram de Férias' premiado na Espanha. Página visitada em 20 de outubro de 2012.
  15. "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" vence premiação paulista. Página visitada em 20 de outubro de 2012
  16. a b c d ABCCine. Finalistas - Associação Brasileira de Cinematografia - Prêmio ABC. Página visitada em 20 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.