Deathtrap Dungeon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de O Calabouço da Morte)
Deathtrap Dungeon
A Masmorra Infernal (PT)
Marques Saraiva: O Calabouço da Morte
Jambô: A Masmorra da Morte
 (BR)
Autor(es) Ian Livingstone
País Reino Unido
Gênero Fantaia
Série Fighting Fantasy
Localização espacial Allansia, Titan
Ilustrador Ian McCaig
Arte de capa Puffin: Ian McCaig
Wizard: Mel Grant
Editora Puffin Books e Wizard Books
Edição brasileira
Tradução Jambô: Gustavo Brauner
Cronologia
City of Thieves
Island of the Lizard King

Deathtrap Dungeon (Brasil: O Calabouço da Morte ou A Masmorra da Morte / Portugal: A Masmorra Infernal) é o sexto livro-jogo da coleção Fighting Fantasy (que no Brasil e em Portugal recebeu o nome de Aventuras Fantásticas), escrito por Ian Livingstone e ilustrado por Ian McCaig , publicado originalmente em 1984 pela Puffin Books, em 2002, foi republicado pela Wizard Books. Foi o quinto livro-jogo da série a ser publicado no Brasil pela editora Marques Saraiva,[1] em 2009 foi republicado pela Jambô com o título A Masmorra da Morte, em Portugal,[2] foi publicado pela Editorial Verbo com o título de A Masmorra Infernal.

História[editar | editar código-fonte]

A trama se passa na cidade de Fang, no continente de Allansia, no mundo ficcional de Titan. O protagonista é um aventureiro que deve se submeter a um jogo mortal conhecido como Prova dos Campeões para conquistar uma enorme fortuna. O governante de Fang, o Barão Sukumvit, construiu um elaborado labirinto nas encostas da cidade e o encheu com as criaturas mais terríveis. Todo ano, aventureiros de todos os cantos de Allansia tentam atravessar o labirinto, mas nenhum foi bem-sucedido.

Dentro do calabouço de Sukumvit, o leitor encontrará perigosos monstros e complexas armadilhas na busca de uma saída. Ao longo de sua jornada, encontrará os outros competidores da Prova dos Campeões. Alguns serão amigáveis, outros serão hostis.[2]

A trilogia de Fang e Port Blacksand[editar | editar código-fonte]

Deathtrap Dungeone é a primeira parte de uma série de três livros-jogos que envolvem a cidade de Fang e o mortífero labirinto de Sukumvit. Os outros são Trial of Champions e Armies of Death.

Uma das personagens do livro, a troll Erva, é citada como sendo irmã de Barriga Azeda, personagem importante do livro-jogo City of Thieves. A corrupta cidade de Port Blacksand também aparece rapidamente em Deathtrap Dungeone.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Em 1998, um vídeo game intitulado Deathtrap Dungeon foi lançado, desenvolvida pela Asylum Studios e publicado pela Eidos Interactive para o PlayStation e Microsoft Windows.

Jamie Wallis adaptou o livro-jogo como aventura de RPG usando o sistema d20, sendo portanto, compatível com a terceira edição de Dungeons & Dragons.[3] A aventura foi publicada pela Myriador em 2003,[4] e reeditada em 2008 pela Greywood Publishing em formato pdf.[5]


Em 2010, o título foi relançado em formato eletrônico para o iPhone e iPad pela Blue Big Bubble. Em 2011, Mark Holdom Inc. anunciou um projeto para adaptar Deathtrap Dungeon para o cinema, segundo ele, será um cruzamento entre Jogos Mortais e Gladiador".[6][7]

Referências

  1. Marcelo Cassaro (1994). «Aventuras Fantásticas». Dragão Brasil (4). São Paulo, Brasil: Trama 
  2. a b Gustavo Brauner. (2009). "A Masmorra da Morte" (em português). Dragon Slayer (27). São Paulo, Brasil: Editora Escala.
  3. press release (26 de março de 2006). «A volta das Aventuras Fantásticas!». Rede RPG 
  4. «Review of Deathtrap Dungeon - RPGnet» 
  5. «Deathtrap Dungeon - RPG Geek» 
  6. Holdom lines up Marcel, Deathtrap Dungeon, ScrrenDaily, 26 de Maio de 2011
  7. Can You Survive the Deathtrap Dungeon ? , IMDb, 26 de Maio de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]