Rede Alterosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Rede Alterosa
Sistema Estaminas de Comunicação
Logo TV Alterosa.jpg
Tipo Empresa privada
Fundação 13 de março de 1962 (52 anos)
por Assis Chateaubriand
Proprietário Diários Associados
Sede Belo Horizonte, Minas Gerais
Estúdios Avenida Assis Chateaubriand, 499, Floresta, Belo Horizonte
Slogan "A TV que o Mineiro Vê"
Afiliações Sistema Brasileiro de Televisão (SBT)

Rede Alterosa (também conhecida como TV Alterosa) é uma rede de emissoras de televisão instaladas no estado de Minas Gerais, afiliadas ao SBT. São emissoras de propriedade dos Diários Associados, que congrega vários veículos de comunicação.

História[editar | editar código-fonte]

A TV Alterosa foi fundada em 13 de março de 1962 e dois anos mais tarde foi incluída no grupo dos Diários Associados, formado por veículos de comunicação de todo o Brasil. Entre estas empresas está o Sistema Estaminas de Comunicação, do qual fazem parte, além da TV Alterosa, os jornais Estado de Minas e Aqui BH, a Rádio Guarani FM, o Teatro Alterosa a produtora de comerciais Alterosa Cinevídeo e a Revista Ragga. Ela também transmitia a programação da REI - Rede de Emissoras Independentes, além da Rede Tupi, juntamente com a TV Itacolomi, durante muito tempo esteve fora do controle acionário dos Diários Associados, em 1979 voltou em definitivo para o grupo.

Em 1980, com a cassação da concessão da Rede Tupi, em São Paulo, a sua retransmissora em Belo Horizonte, a TV Itacolomi, também saiu do ar. Nesse ano, o Sistema Estaminas de Comunicação desenvolveu um plano de crescimento e investimentos para a TV Alterosa. O prédio localizado à Avenida Assis Chateaubriand, antiga sede da Itacolomi, passou a ser da Alterosa, que passou a ser a retransmissora do sinal da REI e logo após da TVS (posteriormente SBT) na capital mineira. (Em Belo Horizonte, o canal 4 VHF, que era a Itacolomi, mais tarde passou a transmitir a TV Manchete e hoje em dia a RedeTV!. O SBT e a Alterosa são transmitidos no canal 5 VHF). Atualmente o sinal da Alterosa está presente em 834 cidades mineiras. Possui emissoras também em Juiz de Fora, Varginha, Divinópolis e Governador Valadares.

Em 1996, além de instalar um sistema digital de transmissão, a TV Alterosa passou a enviar seu sinal até o satélite Brasilsat B1 e, a partir daí, para qualquer município de Minas. É o Minas Integrada. Com ele, a programação local e os assuntos de interesse regional estão chegando diretamente a cada cidade de Minas Gerais.

Em 2005, liderou uma série de comemorações aos 50 anos da TV Itacolomi, autodenominando-se sucessora da antiga emissora criada por Assis Chateaubriand.

Em 2007, surgiram informações que a emissora trocaria a rede SBT pela Record, o que deixaria SBT sem sinal em Minas Gerais,[1] mas no mesmo ano, renovou contrato de afiliação com SBT.

Em 1º de agosto de 2011 foi inaugurada a TV Alterosa Leste, com sedes em Manhuaçu e Governador Valadares [2] . A primeira transmissão foi ao ar no SBT Brasil, às 19:30.

Emissoras[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]