Rugby Europe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rugby Europe
Rugby Europe
Logótipo da Rugby Europe
Tipo Desportiva
Fundação 1934
Membros 49 uniões
Presidente Octavian Morariu
Sítio oficial rugbyeurope.eu

O Rugby Europe é o órgão administrativo de rugby na Europa. Foi formado em 1999 para promover, desenvolver, organizar e administrar o jogo de rúgbi no continente europeu sob a autoridade do World Rugby (o órgão mundial que rege o rugby union).

O antecessor do Rugby Europe foi a Fédération Internationale de Rugby Amateur (FIRA). A FIRA foi formada em 1934 para promover, desenvolver, organizar e administrar o jogo da união de rúgbi na Europa fora da autoridade do International Rugby Football Board (como era chamado o World Rugby) e rapidamente se espalhou para fora do continente. A FIRA concordou em estar sob os auspícios do World Rugby nos anos 90, mudou seu nome e voltou a ser um órgão europeu. Em 2014, mudou novamente seu nome de Fédération Internationale de Rugby Amateur - Association Européenne de Rugby (FIRA-AER) para Rugby Europe como parte de uma estratégia de rebranding.

História[editar | editar código-fonte]

FIRA (1934-1999)[editar | editar código-fonte]

Em 1931, a Federação Francesa de Rugby (FFR) foi proibida de jogar contra as outras nações do IRFB, porque as autoridades do esporte suspeitaram por muitos anos que o FFR estava permitindo o abuso das regras sobre o amadorismo. Como resultado, a Fédération Internationale de Rugby Amateur (FIRA) foi fundada em 1934, projetada para organizar o rugby union fora da autoridade do International Rugby Football Board (como era conhecido na época). Os membros fundadores foram a Itália, França, Espanha, Bélgica, Portugal, Catalunha, Romênia, Holanda e Alemanha.[1] Em 1941, o ditador espanhol Francisco Franco fundiu à força a equipe da Catalunha na equipe espanhola de rugby. Atualmente, a Federação Catalã está tentando, sem sucesso, reverter essa decisão, reivindicando os direitos históricos como membro fundador.

Declaração de associações sobre a criação da entidade, no Jornal Oficial da República Francesa.

Em 1965, a FIRA inaugurou a FIRA Nation's Cup e, em 1974, o FIRA Championship, mais tarde renomeado Torneio Europeu das Nações (Europe Nations Cup). A ENC concedeu competição internacional para países europeus fora das cinco nações. O ENC foi jogado em três divisões, incluindo praticamente todos os países da Europa Continental. Mais tarde, a ENC expandiu os seus horizontes, tendo Marrocos, a Tunísia e outros países não europeus. A competição de primeira divisão do ENC foi vencida com mais frequência pela França, mas a Romênia venceu cinco vezes, a Itália uma vez, em sua última edição em 1995-1997, e a União Soviética ganhou uma vez. A França e a Itália já não jogam no ENC, uma vez que ambos os países agora jogam no Campeonato das Seis Nações.

FIRA-AER (1999-2014)[editar | editar código-fonte]

Na década de 1990, o FIRA reconheceu o IRB como o órgão diretor do sindicato de râguebi em todo o mundo e, após negociações com o IRB, concordou em integrar-se à organização. Em 1999, mudou seu nome para "FIRA - Associação de Europeia de Rugby" (FIRA-AER), para promover e governar Rugby Union no continente europeu e para comandar o Campeonato Mundial Júnior. A FIRA-AER organizou os campeonatos mundiais sub-19 e sub-21 até o IRB juntá-los para as competições agora conhecidas como Campeonato Mundial Sub-20 de Rugby e Troféu Mundial de Rugby Sub-20, em 2008.

Rugby Europe (2014-presente)[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2014, durante a convenção anual da FIRA-AER em Split, decidiu-se renomear a organização para Rugby Europe para fornecer um nome mais curto e mais reconhecível.[2]

Competições[editar | editar código-fonte]

Membros[editar | editar código-fonte]

O Rugby Europe tem 48 membros. Nem todos os membros europeus são membros do World Rugby (WR). Os membros do Rugby Europe estão listados abaixo, com o ano em que cada união se juntou ao World Rugby mostrado entre parênteses.

Existem 8 membros do Rugby Europe, que não são afiliados ao World Rugby:

Existem 5 países europeus que não são afiliados pelo World Rugby ou Rugby Europe e atualmente estão aplicando/reaplicando o pedido para tornar-se membros:

Notas:

  1. A Arménia foi suspensa do Rugby Europe em novembro de 2014 devido à inatividade.[3]

 * Indica a data de associação.

Referências

  1. «About us». Rugby Europe. Consultado em 19 de agosto de 2017. Arquivado do original em 19 de agosto de 2017 
  2. FIRA-AER Becomes RUGBY EUROPE Arquivado em 2014-07-14 no Wayback Machine FIRA-AER website, published: 20 June 2014
  3. «World Rugby gives Cyprus warm welcome but Armenia and Greece the cold shoulder» (em inglês). ASOIF. Consultado em 20 de outubro de 2016. Arquivado do original em 1 de março de 2017