Tell Me Your Wish (Genie) (canção)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Tell Me Your Wish (Genie)"
Single de Girls' Generation
do álbum Tell Me Your Wish (Genie)
Lançamento 22 de junho de 2009 (Coreia)
Formato(s) Download digital
Gravação 2009
Gênero(s) K-pop, synthpop, dance-pop
Duração 3:52
Gravadora(s) SM Entertainment
Composição Harambasic, Nermin/Jenssen, Robin/Svendsen, Ronny/Wik, Anne Judith/Schjoldan, Fridolin Nordso (melodia adicional por Yoo Han-jin)
Letrista(s) Yoo Young-jin
Produção Lee Soo Man (executivo),
Yoo Young-jin
Cronologia de singles de Girls' Generation
Último
Último
"Gee"
(2009)
"Oh!"
(2010)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de Tell Me Your Wish (Genie)
Último
Último
"Etude"
(2)
Próximo
Próximo
"Genie"
Single de Girls' Generation
do álbum Girls' Generation
Lançamento 8 de setembro de 2010 (Japão)
11 de dezembro de 2010 (Filipinas)
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2010
Gênero(s) Pop, electropop, dance-pop
Duração 3:44
Gravadora(s) Nayutawave Records
Cronologia de singles de Girls' Generation
Último
Último
"Gee"
(2010)
Próximo
Próximo

"Tell Me Your Wish (Genie)" (em coreano: 소원을 말해봐 (Genie))[1] [2] é uma canção de dance-pop do segundo mini-álbum homônimo do girl group sul-coreano Girls' Generation. Lançado digitalmente em 22 de junho de 2009, a canção tornou-se o sexto single do grupo, alcançando o topo de várias paradas musicais.

Composição[editar | editar código-fonte]

Composta pela Dsign Music (Anne Judith Wik, Robin Jenssen, Ronny Svendsen, Nermin Harambasic) e Fridolin Nordso, a canção foi originalmente intitulada "I Just Wanna Dance". Posteriormente, a SM Entertainment adquiriu os direitos sobre a música, a história lírica da letra foi re-escrita com composição adicional de Yoo Young-jin, com arranjo de Yoo Han-jin.[3]

De acordo com o notável crítico de música popular Han Dong-Yoon, (한동윤) da IZM, e uma entrevista com Girls' Generation, a canção é um electropop em estilo Eurodance, sem o "gancho" característico do single anterior Gee, ficando com uma introdução de sintetizador pesada.[4] [5]

História[editar | editar código-fonte]

Após o sucesso do último álbum, Gee, o grupo teve um pequeno hiato. No final de junho, a SM Entertainment anunciou que Girls' Generation estaria de volta com um novo single e mostrando um conceito de "Garota Marinheira"; Sowoneul Malhaebwa foi então lançada digitalmente em 22 de junho de 2009.[6] [7] A primeira apresentação do grupo para promover o álbum foi realizada em 26 de junho no programa Music Bank da KBS.[8] Em poucos dias, a canção alcançou o primeiro lugar em 10 diferentes paradas musicais digitais.[9] A canção também foi premiada como a mais popular entre os downloads de ringtones.[10]

Estreia japonesa[editar | editar código-fonte]

"Genie" (estilizado como GENIE) é o título oficial para a estreia em japonês. O single foi lançado em 8 de setembro de 2010 no Japão. Uma nova versão do vídeo musical foi filmada para acompanhar a versão japonesa, e o teaser foi lançado em 19 de agosto de 2010. Em 26 de agosto de 2010, o vídeo musical completo foi lançado. A canção alcançou a 5ª posição nas paradas de sucesso da Oricon no dia do lançamento. A canção chegou ao 2º lugar em 11 de setembro de 2010.[11] [12]

Ela foi lançada em três edições, duas em CD+DVD (primeira tiragem e regular), e uma edição apenas em CD. A edição CD+DVD da primeira tiragem inclui um book e um cartão fotográfico aleatório (1 de 9). O single inclui três versões de seu hit em coreano, Tell Me Your Wish (Genie).

Vídeos musicais[editar | editar código-fonte]

A coreógrafa foi Rino Nakasone.[13]

Versão em coreano[editar | editar código-fonte]

O teaser do vídeo foi lançado em 19 de junho de 2009. Depois, o vídeo original foi lançado em 26 de junho de 2009. No vídeo musical, Yoona primeiro aparece sentada em uma lâmpada mágica enorme, com as outras integrantes sentadas ao seu redor. O vídeo musical divide-se entre o grupo executando a coreografia e cenas de três quartos distintos ocupados por três diferentes integrantes cada. Yoona, Yuri e Jessica estão em um quarto rosa, Tiffany, Taeyeon e Sunny estão em um clube de dança ou bar de discoteca, enquanto que Seohyun, Sooyoung e Hyoyeon estão em uma sala onde há um grande bolo, da qual sai Seohyun. As meninas usam uniformes brancos e apresentam, na maior parte do tempo, em um palco formado por uma longa pista com um grande coração no fundo; em outras cenas, elas usam uniformes cáqui, com as palavras "GIRLS' GENIE" no fundo. O vídeo musical frequentemente mostra as meninas interagindo com a câmera e com os braços que às vezes se estendem de ambos os lados da tela, para dar a impressão de que as meninas estão interagindo com o espectador pessoalmente. As sequências de cenas possuem luzes e holofotes chamativos que mudam mudam rapidamente, para dar efeitos fortes e brilhantes.

Verão em japonês[editar | editar código-fonte]

O teaser do vídeo musical foi lançado em 16 de agosto de 2010 e o vídeo musical completo foi lançado em 25 de agosto de 2010, sendo que foi o primeiro vídeo do grupo a ser filmado no Japão.

  • Ele começa com um rapaz que encontrou uma velha lâmpada mágica e um modelo em escala de uma tenda de circo, em um sótão velho. Depois de esfregar a lâmpada, a câmera se aproxima para dentro da tenda onde o Girls' Generation pode ser visto vindo à vida, assim como a música começa a tocar. As meninas, em seguida, mudam alternadamente para trajes diferentes, e o menino esfrega a lâmpada mais uma vez, onde elas são vistas em uma tela de televisão velha, com um bastão de doces enorme e balões coloridos. O vídeo musical termina com o rapaz esfregando a lâmpada mágica novamente antes de desaparecer em outra cena em que ele está saindo de uma limusine com as integrantes do Girls' Generation como paparazzi. parece que seu desejo havia sido concedido pelo poder mágico do gênio. há também cenas das garotas na frente de fundos coloridos, como vermelho, azul, rosa e amarelo brilhante.

A maior parte das coreografias é a mesma que na versão coreana, com um ligeiro puxão em algumas das etapas. A diferença é que na versão japonesa é a parte onde Taeyeon destaca-se e canta seu solo antes de voltar e reunir-se às outras meninas para formar uma linha. Enquanto na versão coreana, Taeyeon não se destaca entre as demais.

Além disso, todas as meninas posam com uma salva de mãos no final. Na versão coreana, somente Seohyun o faz na "pose final" (Jessica também parece que faz continência, mas na verdade ela apenas coloca a mão sobre sua cabeça).

Versão em 3D[editar | editar código-fonte]

Em 24 de outubro de 2010 uma versão coreana em 3D, que foi lançada para a PAVV LED TV da Samsung. Dentre as três cenas de dança, essa versão é a mais curta. Existem algumas mudanças em comparação com a versão original:

  • A roupa verde militar camuflada é transformada em traje azul escuro que se assemelha aos uniformes de escoteiros, enquanto a roupa da marinha branca original, permanece inalterada.
  • Yoona está em pé sozinha, enquanto na versão original ela é vista dirigindo um carro. Além disso, ela tem um cabelo mais longo e mais produzida em relação à versão original, onde ela parece simples, com roupas casuais (na cena do quarto) e com cabelo curto.
  • Sooyoung e Tiffany aparecem nesta versão com cabelos longos, enquanto que na versão original, ambas aparecem com cabelo curto.

Estilo de apresentação ao vivo[editar | editar código-fonte]

Girls' Generation apresentando "Genie" no LG Mobile Worldcup, em 2009.

No palco, as meninas receberam um conceito militar para suas apresentações de Tell Me Your Wish, principalmente vestindo jaquetas militares apertadas, minissaias e/ou shorts. As cores são principalmente de camisas brancas da marinha, marrom caqui e vermeho,[5] [14] [15] [16] [17] embora vários uniformes sejam mostrados.

O grupo quis mostrar uma imagem madura, em comparação com a inocência em Gee M/V. A coreografia da canção, feita por Rino Nakasone, centrou-se na sincronização e imagens sedutoras. Partes da coreografia tornaram-se populares na Coreia, incluindo a "Jegi-kicking dance" (제기차기 춤) e a "Leg-beauty dance" (각선미 춤).[5] [18] [19] [20] [21] [22]

Outras versões e problemas de plágio[editar | editar código-fonte]

Problemas de plágio foram causados pela canção "Raqsga Tushgin", da cantora uzbeque Dineyra. Foi revelado que, embora o lançamento de sua canção precedeu o lançamento do segundo mini-álbum de Girls' Generation, a canção da cantora do Uzbequistão foi gravada sem obter a devida permissão da Universal Music, assim plagiando Tell Me Your Wish (Genie).[23] [24] [25]

Em 19 de maio de 2010 a cantora neerlandesa Nathalie Makoma lançou seu segundo single nomeado "I Just Wanna Dance",[26] que é uma versão licenciada de Genie de Girls' Generation. Nathalie canta a letra original em inglês que foi escrita para a canção.

Em 3 de junho de 2011 o cantor britânico C.J. Lewis lançou uma versão em inglês de Genie.

Lista de faixas do CD japonês[editar | editar código-fonte]

Edição regular de apenas um CD[editar | editar código-fonte]

  1. "Genie" (Versão em japonês)
  2. "Tell Me Your Wish (Genie)"
  3. "Genie" (Instrumental)

CD Single em coreano e download digital[editar | editar código-fonte]

  1. "Genie"
  2. Etude

Desempenho nas paradas[editar | editar código-fonte]

Tabela Melhor
posição
Oricon - Singles diários 2
Oricon - Singles semanais 4
Oricon - Singles anuais 58
Billboard Japan Hot 100 4
iTunes Japan 1
RIAJ Digital Track Chart 8
RIAJ Digital Track Chart top 100 anual[27] 78

Vendas e certificações[editar | editar código-fonte]

Tabela Quantidade
Oricon - vendas físicas[28] 150.105+
RIAJ - certificação em meio físico Ouro (100.000+)[29]
RIAJ - downloads em PCs[30] Ouro (100.000+)
RIAJ - downloads completos em celulares Ouro (100.000+)

Prêmios[editar | editar código-fonte]

Edição Ano Data Prêmio Título Notas
24º 2009 10 de dezembro Golden Disk Awards Grande Prêmio em Lançamento Digital [31]
Recordes do Ano no Lançamento Digital Top 5 em lançamentos digitais do ano[31]

MTV Video Music Awards Japan[editar | editar código-fonte]

Ano Trabalho nomeado Prêmio Resultado
2011 Genie Melhor vídeo de Grupo Venceu
Melhor Vídeo do Ano Indicado
Melhor Canção de Karaokê! Venceu

Referências

  1. (em inglês) Hicap, Jonathan M. Girls Generation’s new album a smash hit. Manila Bulletin. 30 de janeiro de 2010. Acessado em 19 de maio de 2010.
  2. (em inglês) Girls and boys take Golden Disks. JoongAng Daily. 11 de dezembro de 2009. Acessado em 19 de maio de 2010.
  3. Tell Me Your Wish Track List Página oficial de Girls' Generation. Visitado em 10 de julho de 2009.
  4. http://www.izm.co.kr/contentRead.asp?idx=20440&bigcateidx=8&mrbs=1 (em coreano)
  5. a b c http://www.sportsseoul.com/news2/entertain/hotentertain/2009/0714/20090714101040100000000_7209885622.html (em coreano)
  6. 김형우 (23 de junho de 2009). 소녀시대 제로센 논란에 음반 발매일 29일로 연기 ‘문제 부분 삭제’ (em ko) Newsen. Visitado em 16 de fevereiro de 2011.
  7. (em coreano) Jang, Hwi-jae. 소녀시대, 타이틀곡 ‘소원을 말해봐’로 활동 재개 (Girls' Generation, Title Song "Tell Me Your Wish" for Comeback). TodayKorea. 17 de junho de 2009. Acessado em 17 de junho de 2009.
  8. (em coreano) 소녀시대, 25일 두 번째 싱글 '소원을 말해봐' 공개 (Girls' Generation, Second Single "Tell Me Your Wish" Released on 22nd). CNB News. 22 de junho de 2009. Acessado em 23 de junho de 2009.
  9. (em coreano) 소녀시대, 전 음원 차트 1위 석권. 또 ‘올 킬’…. (Girls' Generation' Tops All Digital Charts, "All Kill" Again...). SportsKhan. 1 de julho de 2009. Acessado em 16 de julho de 2009.
  10. Park, Young-woong. 소녀시대, "소원을 말해봐"로 음반·음원·벨소리 1위 석권 (Girls' Generation Tops Album, Single, and Ringtone Charts with "Genie"). MyDaily. 6 de julho de 2009. Acessado em 16 de julho de 2009.
  11. (em coreano) 소녀시대 오리콘 주간 4위 ‘해외 女가수 데뷔 최고성적 역사 썼다’ (Girls 4 on the Oricon Weekly ' best international female sexual history of a singer wrote Newsen. Acessado em 15 de setembro de 2010.
  12. (em japonês) [1] Oricon Acessado em 15 de setembro de 2010.
  13. 10.20.10 The Japanese Lady In Charge Of SNSD's Dances, Nakasone Rino Nikkan Sports. Visitado em 16 de junho de 2011.
  14. http://www.cbs.co.kr/Nocut/Show.asp?IDX=1188132 (em coreano)
  15. http://10.asiae.co.kr/Articles/view.php?tsc=06.07.01&a_id=2009071011560451845 (em coreano)
  16. http://fashion.hankyung.com/apps/news?popup=0&nid=02&c1=02&c2=02&c3=00&nkey=200907101136023&mode=sub_view (em coreano)
  17. http://news.mk.co.kr/news_forward.php?no=378948&year=2009 (em coreano)
  18. http://www.asiae.co.kr/uhtml/read.jsp?idxno=2009062620283612085 (em coreano)
  19. http://www.newsen.com/news_view.php?uid=200906261750591002 (em coreano)
  20. http://www.heraldbiz.com/SITE/data/html_dir/2009/07/15/200907150279.asp (em coreano)
  21. http://www.asiae.co.kr/news/view.htm?idxno=2009081415500514917 (em coreano)
  22. http://news.mk.co.kr/news_forward.php?no=434016&year=2009 (em coreano)
  23. '소원을 말해봐' 저작권자, "소녀시대의 표절 아니다" (em coreano) Chosun.com. Visitado em 10 de julho de 2009.
  24. 소녀시대 '소원을 말해봐'가 우즈벡 女 가수 표절? (em coreano) NewsHankuk.com. Visitado em 10 de julho de 2009.
  25. 'Genie' Mired in Plagiarism Dispute, The Korea Times, 4 de julho de 2009
  26. NathalieMusic.tv
  27. Título não preenchido, favor adicionar RIAJ (20 de dezembro de 2010).
  28. オリコンランキング情報サービス「you大樹」 Oricon. Visitado em 10 de dezembro de 2010. (subscrição somente)
  29. SNSD Riaj 2010
  30. レコード協会調べ 2月度有料音楽配信認定 <略称:2月度認定> (em japonês) RIAJ (20 de fevereiro de 2011). Visitado em 21 de fevereiro de 2011.
  31. a b 2009년 제24회 골든 디스크 수상자 (em coreano) Golden Disk Awards (10 de dezembro de 2009). Visitado em 20 de dezembro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]