The King of Fighters '97

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The King of Fighters '97
Desenvolvedora SNK
Publicadora(s) SNK
Plataforma(s) Arcade
Android
iOS
Neo-Geo
Neo-Geo CD
Sega Saturn
PlayStation
PlayStation 2
PlayStation Network(PS3 e PSP)
Virtual Console(Wii)
Série The King of Fighters
Data(s) de lançamento
Modos de jogo Single Player
Multiplayer
Mídia cartucho e CD
Idioma Japonês
Hardware
Sistema Neo-Geo MVS
Vídeo 320x224
Último
Último
The King of Fighters '96
The King of Fighters '98
Próximo
Próximo

The King of Fighters '97 é um videogame produzido no ano de 1997 pela SNK.

História[editar | editar código-fonte]

O ano passou voando. Embora o último torneio tenha tido um fim trágico, os patrocinadores estavam satisfeitos pelo sucesso do torneio, juntando milhões de espectadores ao redor do mundo. Assim, muitos dos homens mais ricos do mundo começaram a patrocinar o que seria o quarto torneio, que aconteceria em 1997. Desta vez, entretanto, haveriam partidas preliminares antes das partidas definitivas. A excitação existia até mesmo antes do torneio começar e mais pessoas veriam as batalhas mundialmente.

Nesse ano, a maioria dos times que participaram dos últimos torneios ganharam o direito de competir novamente. Chizuru, a anfitriã do torneio passado, se aliou a Mai e King, que não encontraram Kasumi. Iori e o discípulo de Kyo, Shingo Yabuki, entraram sem times no torneio. No entanto, dois times novos foram introduzidos. Um deles era um time enviado por Geese Howard, que teve de sair do torneio assim como Krauser e Mr.Big. Nele estavam Billy Kane, o guarda-costas de Geese, com ordens diretas de observar Iori e investigar o Poder de Orochi, apesar do ódio de Billy por Iori. Ao lado dele estava Ryuji Yamazaki, um louco que mataria a própria mãe por alguns centavos. Yamazaki tinha a promessa de que ganharia o dobro do prêmio do torneio se ele o ganhasse. O terceiro membro era Blue Mary, uma agente que estava investigando secretamente Yamazaki e Billy.

O outro time era desconhecido. Eles entraram na competição no ultimo minuto. Os três membros deste time foram convidados para tocar uma faixa de uma música, mas de repente surgiram como o mais novo time do The King of Fighters. O time era formado por Yashiro Nanakase, Shermie, e uma pequena criança chamada Chris. Os três pareciam ser lutadores inocentes, mas letais.

Assim, começou o torneio uma vez mais. Agora as partidas finais aconteçeriam em seis países diferentes ao redor do globo, sempre recebendo uma enorme propaganda, principalmente televisiva. As partidas eram mais intensas que nunca, mas o perigo de Orochi estava rondando a competição como uma tímida sombra. O que aconteceria com Iori e Leona? O Time New Face realmente alcançaria o seu objetivo? Ninguém ousou fazer essas perguntas, sendo que talvez, as respostas fossem catastróficas. As lutas ainda assim continuaram e as pessoas estavam satisfeitas com a enorme competitividade. Principalmente porque todos os lutadores voltaram com suas técnicas melhoradas. Era impossível prever quem venceria e os lutadores deram tudo de si. Isso até os últimos dias do torneio.

Durante os dias finais, foi informado que Iori e Leona desapareceram. Uma frenética procura pelos dois possuidores de sangue Orochi começou. O Time New Face começou a agir de modo muito mais estranho nesses últimos dias. Era como se eles soubessem de algo.

Finalmente foram encontrados Iori e Leona. Porém, eles não eram mais os mesmos. A "Revolta do Sangue" tinha ganho controle total de suas mentes, e eles não podiam controlar o poder. Se tornaram quase como monstros sanguinários, procurando matar tantas pessoas quanto pudessem. Kyo e o resto de seu amigos tiveram dificuldades para parar Iori e Leona enfurecidos. Ralf e Clark, os dois aliados de Leona, prometeram que parariam a agitação de Leona e pediram para Kyo fazer o mesmo com Iori. Assim, a luta começou novamente. Mas, se eles estavam frenéticos, era sinal de que Orochi estava próximo? Eles tentaram esquecer esse fato, mas como eles se encontravam lutando contra os enlouquecidos Iori e Leona, isso ficou mais evidente. Kyo e seus amigos conseguiram parar Iori aproveitando-se dos erros dele e Ralf e Clark terminaram sua missão, parando Leona.

Isto era apenas o começo. Três figuras estavam atrás deles. As figuras eram mais que familiares. Era o Time Nova Face! Eles tinham mudado certamente. Suas roupas tinham cores diferentes, mas a maior mudança estava em suas auras. Elas estavam repletas do poder maligno de Orochi. Isso só poderia significar que o Time New Face também possuía o Sangue de Orochi! Yashiro dá um passo a frente. Ele diz que eles são três dos Quatro Reis Divinos de Orochi. O quarto ser era Goenitz. Yashiro também fala aos competidores surpresos que eles estão prestes a terminar a Missão de Goenitz. Embora derrotado, Goenitz teve êxito, conseguindo energia suficiente dos lutadores e, dessa vez, mais energia foi obtida e Orochi estava perto de ser ressuscitado! Foi revelado que até mesmo Yamazaki tinha Sangue de Orochi! Kyo e seus aliados juraram ao Time Orochi New Face que eles os parariam antes que conseguissem realizar sua ambição. Yashiro sorri e aperta o punho dele, provocando-o arrogantemente:

"Você não precisa rezar... até mesmo se você vencer, o inferno estará esperando por você!"

Kyo, Benimaru, Terry, Ryo, Daimon, Athena, Kim e demais fizeram o seu melhor, lutando contra o imensamente poderoso Time Orochi New Face. Os poderes deles eram soberbos e ultrapassavam em muito os poderes de Goenitz. Suas técnicas, no entanto, eram muito semelhantes as do Time Heróis. Eles haviam copiado as técnicas que foram usadas no torneio passado! No entanto a face do mau não triunfou. Com muito sacrifício, numa batalha entre todos, a velha guerra entre o bem e o mau acontece uma vez mais. Todos os lutadores se esforçaram ao máximo para parar os Três Reis Divinos, embora a maioria deles não tivesse poder suficiente, mas o espírito humano e a necessidade de defender seu mundo prevaleceram. O bem sempre triunfará sobre o mal. Assim, o Time Orochi New Face foi finalmente derrotado depois de uma batalha longa e difícil. Poucos lutadores estavam de pé, mas todos estavam contentes por poder proteger seu mundo.

A pior parte da batalha estava por vir. Yashiro e Shermie riem e felicitam os lutadores. Kyo exigiu uma explicação. Ele queria saber o que eles realmente pretendiam. Eles só haviam lutado para juntar energia e despertar Orochi! Nesse instante, Chris, a criança inocente, começou a flutuar entre os outros dois reis de Orochi. De repente, Yashiro mata Shermie bem a frente dos olhos de Chris! Antes de morrer Shermie pergunta o por que de Yashiro ter feito isso, e ele diz que era necessário para que Orochi seja despertado por completo. Yashiro promete á Shermie que também a seguiria. Yashiro diz que não precisariam sacrificar a jovem Kushinada para despertar seu "Deus", pois eles já haviam juntado energia suficiente pra isso e que seus sacrificios era a unica coisa que restava neste momento. Kyo fica perplexo com suas palavras. Os lutadores estavam confusos. Chris começou a juntar uma enorme quantidade de energia. Ele abre os olhos e começa a falar com uma voz onipotente. Diz que toda a humanidade morrerá em suas mãos e que agora terminaria o que começou a 1800 anos atrás. Chris então se transforma de uma criança inocente para um jovem sério com enorme sentimento divino. O cabelo dele era branco, o tórax tatuado e os olhos vislumbrados com o cheiro da morte. É chegado o momento! Chega a hora de lutar contra Orochi!

Chizuru apavorada, não acredita no que ve diante de seus olhos. Ela pede para Kyo e Iori deter aquela criança antes que seja tarde demais. Não levou muito tempo para Orochi mostrar seu verdadeiro poder. Sem esforço, ele derrubou os lutadores restantes. Este era o verdadeiro Poder de Orochi! Até mesmo Kyo caiu ao chão derrotado. Ele começou a perder a consciência, e tudo ficou preto ao seu redor. Entre a escuridão, Kyo podia ouvir vozes. Vozes mortas, semelhantes a espíritos. Elas contaram para Kyo que eram os espíritos dos Yagami, antepassados mortos de Iori. Os Yagami pediram a Kyo para acabar com a maldição que lhes foi imposta desde o pacto de sangue com Orochi, à 660 anos atrás.

Parece que o poder de Orochi era a causa da vida curta para os Yagami! Kyo então ouve as vozes dos amigos e da sua namorada Yuki. Yuki era uma das oito meninas de Kushinada, destinadas a ser sacrificadas para despertar Orochi. Yuki diz que se ela seria a única Kushinada á não ser sacrificada. Ela vai ajudá-lo. Kyo se levanta lentamente. Ele vê Iori que se levanta próximo a ele. Ele parecia ter voltado ao normal e sorriu a Kyo.

"Parece que nós morreremos juntos, não é Kusanagi? Como é irônico. Você não morrerá nas minhas mãos". 

Kyo sorri e conta a Iori que eles têm um último trabalho a fazer. Chizuru chama ambos e lhes fala que ela levará Orochi mais uma vez aos cuidados do selo mas para isso ele deve ser derrotado.

Kyo e Iori voltam à batalha. Uma batalha mortal que ninguém presenciaria. Alguém iria morrer naquele dia e o sobrevivente levaria o mundo. Kyo e Iori lutaram com as últimas quantias de poder que haviam dentro o de seus corpos cansados, mas conseguiram derrotar Orochi. Eles lutaram sem pesares ou preocupações. Eles morreriam de qualquer maneira, assim era melhor fazer o que devia ser feito! Até mesmo Chizuru colaborou um pouco na luta contra Orochi. A batalha de 1800 anos atrás se repetia. Kusanagi e Yagami lutando juntos e Kagura cuidando do selo.

Ao término da batalha, Orochi se cansou e usou todo seu poder para liberar a "Revolta do Sangue" uma vez mais em Iori. Iori começou a ficar insano novamente, mas Kyo se empenhou para que ele recuperasse os sentidos. Já era tarde demais. Iori tinha se tornado frenético novamente. Orochi ordenou que Iori atacasse Kyo e Chizuru, matando ambos. Porém, Orochi que foi atacado por Iori! Iori agarra Orochi pelo pescoço e Chizuru pede a Kyo que de um fim à batalha. Kyo se nega, dizendo que acabaria matando Iori também. Chizuru diz que ele não tem mais tempo. Iori não seguraria Orochi por muito tempo, sendo que este estava tirando o poder que havia dado a Iori. Kyo junta todas as forças dadas por Yuki e os amigos dele e libera tudo em um único golpe. Orochi é finalmente derrotado.

As nuvens que cobriam o céu desapareceram. O sol brilha novamente. O mundo está seguro mais uma vez. Todo o mundo ainda se lembra das ações heróicas dos lutadores do torneio. Orochi e sua alma dormem uma vez mais, mas ainda não foi definido quem seria o Rei dos Lutadores.

Elenco de personagens[editar | editar código-fonte]

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

O jogador pode escolher entre dois sistemas de jogabilidade:

    • Advanced: Um sistema quase idêntico ao de KOF '96, entretanto a barra de poder enchia-se através de ataques realizados pelo jogador e não mais ao se apertar botões e em cada vez em que esta era preenchida, acumulava-se nela uma esfera de poder, com a qual o jogador poderia executar um golpe especial ou cancelar sua defesa com um rolamento (ativado ao se apertar juntos os botões A e B durante a defesa) ou um contra-golpe (ativado ao se apertar juntos os botões C e D durante a defesa, um detalhe até então inédito na série). Podia-se acumular no máximo três esferas, e para se executar super-especiais era necessário ter no mínimo duas esferas, e então estoura-se uma esfera, apertando juntos os botões A, B e C, ativando assim uma barra que indicava um limite de tempo para que o jogador executasse o super-especial com a(s) esfera(s) restante(s).
    • Extra: É o sistema de jogabilidade utilizado em KOF '94 e KOF '95. Muito melhor do que o sistema Advanced para esquivar-se de ataques, mas as desvantagens eram: ao contrário do modo Advanced, não se podia correr, dar pulos baixos, escapar de agarrões comuns e acumular esferas de poder, já que a barra de poder era única. Também se podia executar contra-golpes e rolamentos durante a defesa, os quais custavam a barra de poder no nível máximo.

Além disso, deste jogo em diante, os golpes especiais nesta série de jogos já podiam ser combinados em sequências e alguns lutadores, como a estreante Blue Mary, ganharam golpes de ligação (geralmente executados ao se colocar o direcional para frente e apertar o botão de soco fraco), que facilitavam em muito a combinação de golpes comuns com especiais. O aperfeiçoamento da eficácia dos golpes especiais deu-se ao fato de, quando realizados pelo jogador, os golpes especiais faziam parar toda a ação por um rápido instante, como acontecia em jogos da Capcom como Super Street Fighter II Turbo, e se o adversário não estivesse com sua defesa ativada antes da interrupção da animação, causada pelos golpes especiais, dificilmente escaparia dos mesmos. Este detalhe se estendeu pelo resto da série.

Outro detalhe foi o fato de os personagens que eram amigos entre si deixarem suas esferas de poder uns para os outros. Por exemplo, caso o jogador escolhesse jogar com Andy como primeiro personagem o amigo e irmão de Andy, Terry, como segundo personagem, após Andy ser derrotado este deixaria suas esferas de poder e mais uma esfera extra para Terry quando este começasse a lutar. Caso isto ocorresse entre dois personagens sem ligação amistosa alguma, como Terry e Robert, apenas eram deixadas as esferas que tinham, sem nenhuma extra; e caso acontecesse entre personagens inimigos, não era deixada nenhuma esfera. A amizade entre os lutadores era mostrada através de símbolos parecidos com emoticons: Para saber se um personagem era amigo de outro, bastava primeiro escolhê-lo, depois colocar o cursor de seleção em qualquer outro personagem e apertar o botão C. Caso o personagem já escolhido fosse amigo do personagem a ser escolhido, aparecia um emoticon amarelo sorridente; caso não tivessem relação alguma, aparecia um emoticon branco e sério; e caso fosse um inimigo, aparecia um emoticon vermelho furioso. Os personagens que eram considerados inimigos por todos os outros eram Iori e Yamazaki.