The Simpsons (terceira temporada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
3ª temporada de The Simpsons
Informação geral
País de origem  Estados Unidos
Canal de televisão Fox Broadcasting Company
Transmissão original 19 de setembro de 1991  — 7 de maio de 1992
Número de episódios 24
Lançamento em DVD
Região 1 26 de agosto de 2003
Cronologia de temporadas
Último
Último
2ª temporada
4ª temporada
Próximo
Próximo

A terceira temporada de The Simpsons foi transmitida entre 19 de setembro de 1991 e 7 de maio de 1992, contando com 24 episódios. A BOX da terceira temporada foi lançada em DVD na Região 1 em 26 de agosto de 2003, na Região 2 em 6 de outubro, e na Região 4 em 22 de outubro do mesmo ano. Um episódio bônus foi ao ar em 27 de agosto de 1992. Al Jean e Mike Reiss tornaram-se produtores do programa, enquanto Hank Azaria juntou-se ao elenco fixo.

Esta foi a última temporada a ser lançada em VHS. Todas as temporadas posteriores foram lançadas apenas em DVD. O DVD contém comentários para cada episódio.

Na terceira temporada estrearam-se vários personagens: Lunchlady Doris, Fat Tony, Legs e Louie, Lurleen Lumpkin e Kirk e Luann Van Houten.

Prêmios[editar | editar código-fonte]

1992 foi o ano de maior sucesso de The Simpsons nos Prêmios Emmy, sendo que nesse ano a série ganhou seis Emmys, todos na categoria "Melhor Desempenho de Voz". Os vencedores do prêmio foram: Nancy Cartwright como Bart Simpson em "Separate Vocations" ("Vocações Diferentes"); Dan Castellaneta como Homer Simpson em "Lisa's Pony" ("Um Cavalo para Lisa"); Julie Kavner como Marge Simpson em "I Married Marge" ("Como Casei com Marge"); Jackie Mason como Rabbi Hyman Krustofski em "Like Father, Like Clown" ("Tal Pai, Tal Palhço"); Yeardley Smith como Lisa Simpson em "Lisa the Greek" ("Lisa Palpiteira"); e Marcia Wallace como Edna Krabappel em "Bart the Lover" ("Bart, o Amante").[1] Mason foi o único membro irregular do elenco a ganhar um Emmy. A série recebeu várias outras nomeações: "Radio Bart" ("Bart Radialista") foi nomeado na categoria "Melhor Programa de Animação", e o episódio "Treehouse of Horror II" ("A Casa da Árvore dos Horrores II") foi nomeado em "Melhor Feito Individual em Composição Musical para uma Série (Relevo Dramático)" (Alf Clausen) e "Melhor Feito Individual em Mixagem de Som para uma Série de Comédia ou Especial".

The Simpsons ganhou também um Prêmio Annie na categoria "Melhor Produção Televisiva de Animação,[2] foi nomeado para um Environmental Media Award em "Melhor Episódio de Comédia" por "Mr. Lisa Goes to Washington" ("A Verdade Sempre Triunfa"), e uma nomeação para um People's Choice Award em "Série Preferida pelo Público Jovem".

Lista de episódios[editar | editar código-fonte]

# Título Direção Roteiro Exibição Original Cód. de Produção
36 - 1 "Stark Raving Dad
Papai Muito Louco"
Rich Moore Al Jean e Mike Reiss 19 de setembro de 1991 7F24
Todos confundem Homer com um doente mental só porque ele foi trabalhar com uma camisa rosa, e mandam ele para a Casa de Repouso New Bedlam. Internado lá, Homer conhece um cara que diz ser Michael Jackson. Assim que Homer tem alta, ele leva o "Michael Jackson" para casa, que acaba ajudando Bart a dar um presente de aniversário para Lisa. 
37 - 2 "Mr. Lisa Goes to Washington
A Verdade Sempre Triunfa"
Wes Archer George Mayer 26 de setembro de 1991 8F01
Lisa ganha um concurso de redação e como prêmio leva a família para uma viagem a Washington. Chegando lá, Lisa testemunha um senador aceitando suborno, fato que abala a sua fé na democracia e que acaba fazendo Lisa refletir melhor sobre a política. 
38 - 3 "When Flanders Failed
Quando Flanders Falha"
Jim Reardon Jon Vitti 3 de outubro de 1991 7F23
Ned Flanders abre uma loja chamada "Leftorium", onde vende instrumentos e produtos para canhotos. Só que Homer começa a fazer olho gordo e Flanders vai à falência, tendo que vender seus móveis. Mas Homer fica com a consciência pesada e chama todos os canhotos da cidade para comprar produtos na "Leftorium", evitando assim que Flanders vá à falência. 
39 - 4 "Bart the Murderer
Bart, o Assassino"
Rich Moore John Swartzwelder 10 de outubro de 1991 8F03
Acidentalmente Bart vai parar no Clube Social dos Legítimos Homens de Negócios, ou seja, na Máfia de Springfield. Mas como os mafiosos gostaram do jeito de Bart, eles o contratam como Barman. Enquanto Bart começa a ganhar muito dinheiro, o diretor Skinner desaparece, fazendo com que Bart e os mafiosos sejam suspeitos. 
40 - 5 "Homer Defined
Definindo Homer"
Mark Kirkland Howard Gewirtz 17 de outubro de 1991 8F04
Homer vira herói na cidade de Springfield após salvar a Usina Nuclear de uma explosão. Com isso, o proprietário da Usina Nuclear de Shelbyville convida Homer para dar uma palestra aos seus funcionários, para explicar como uma pessoa deve agir durante uma fusão. Mas o problema é que Homer não sabe o que dizer na palestra, pois salvou a Usina Nuclear sem querer. 
41 - 6 "Like Father, Like Clown
Tal Pai, Tal Palhaço"
Brad Bird e Jeffrey Lynch Jay Kogen e Wallace Wolodarsky 24 de outubro de 1991 8F05
Durante um jantar na casa dos Simpsons, o palhaço Krusty revela que foi abandonado por seu pai, um Rabino Judeu chamado Krustofski. Esse abandono ocorreu porque desde criança Krusty queria ser um palhaço, profissão que seu pai achava ridículo. Após Krusty contar esta história, Bart e Lisa ficam com dó e tentam marcar um encontro entre Krusty e seu pai. 
42 - 7 "Treehouse of Horror II
A Casa da Árvore dos Horrores II"
Jim Reardon Al Jean, Mike Reiss, Jeff Martin, George Meyer, Sam Simon e John Swartzwelder 31 de outubro de 1991 8F02
A Casa da Árvore dos Horrores II é dividida em três capítulos. No primeiro Lisa sonha que está em Marrocos e compra uma pata de macaco amaldiçoada, que dá direito a três pedidos. No segundo, Homer sonha que o Sr. Burns rouba seu cérebro para um robô gigante que está construindo, e no terceiro Bart sonha que ele tem o poder de ler mentes e de influenciar as pessoas. 
43 - 8 "Lisa's Pony
Um Cavalo para Lisa"
Wes Archer Jay Kogen e Wallace Wolodarsky 7 de novembro de 1991 8F06
Após tanto pedir, Lisa ganha um pônei de Homer. Mas como é muito caro manter o animal, Homer é obrigado a arrumar outro emprego à noite no "Kwik-E-Mart". Mas Lisa percebe que seu pai está trabalhando demais, e com muito esforço decide devolver o pônei. 
44 - 9 "Saturdays of Thunder
Sábados de Trovão"
Jim Reardon John Swartzwelder 14 de novembro de 1991 8F07
Homer começa a perceber que não convive muito com seu filho, e por isso tenta se aproximar de Bart ajudando-o a fazer seu carrinho para uma competição de corrida. Mas Homer fica decepcionado quando Bart resolve pegar emprestado o carro de Martin Prince, que tem aerodinâmica cientificamente projetada. 
45 - 10 "Flaming Moe's
Moe Flamejante"
Mark Kirkland John Swartzwelder 21 de novembro de 1991 8F08
Moe rouba a receita de uma bebida que Homer inventou e dá o nome de "Moe Flamejante". Com o sucesso da bebida, Moe resolve reformar o bar, fato que começa a atrair várias celebridades, inclusive a banda Aerosmith. Mas, furioso por Moe ter roubado sua receita, Homer resolve divulgar a receita para os representantes do bar Tipsy McStagger e Grill. 
46 - 11 "Burns Verkaufen der Kraftwerk
Burns Compra e Vende"
Mark Kirkland Jon Vitti 5 de dezembro de 1991 8F09
O Sr. Burns vende a Usina de Energia Nuclear de Springfield por 100 milhões de dólares para dois alemães, que começam a fazer um processo de "limpeza" na usina, demitindo alguns funcionários, inclusive Homer. Mas depois de algum tempo, o Sr. Burns resolve recuperar sua Usina, e como os alemães não estão nada satisfeitos com ela, resolvem vender de volta ao Sr. Burns, que recontrata Homer. 
47 - 12 "I Married Marge
Como Casei com Marge"
Jeffrey Lynch Jeff Martin 26 de dezembro de 1991 8F10
Homer e Marge contam para Bart e Lisa como eles se casaram, desde quando foram obrigados a casar por Marge ter engravidado até Homer arrumar um novo emprego. 
48 - 13 "Radio Bart
Bart Radialista"
Carlos Baeza Jon Vitti 9 de janeiro de 1992 8F11
Homer dá um microfone de aniversário para Bart. Mas Bart começa a usar seu presente para pregar algumas peças, como fingir ser Deus e enganar os filhos de Ned Flanders ou pior ainda, fingir que tem um garoto no fundo do poço, deixando a cidade inteira chocada. Mas para azar de Bart, ele mesmo acaba caindo no poço. 
49 - 14 "Lisa the Greek
Lisa Palpiteira"
Rich Moore Jay Kogen e Wallace Wolodarsky 23 de janeiro de 1992 8F12
Homer passa todas as tardes de Domingo assistindo futebol, sem dar atenção para Lisa, que fica muito magoada. Mas ao perceber por acaso que os palpites de Lisa sempre dão certo, Homer começa a assistir os jogos ao lado dela, fato que agradou Lisa e Homer, que poderia ganhar suas apostas com os palpites dela. 
50 - 15 "Homer Alone
Bancando a Babá"
Mark Kirkland David M. Stern 6 de fevereiro de 1992 8F14
Enquanto Marge tira uma folga, para poder descansar a mente, Homer fica como responsável para cuidar da casa. Ele decide deixar Bart e Lisa com suas tias Patty e Selma, tendo que cuidar somente de Maggie. Só que durante a noite Maggie foge, deixando Homer desesperado. 
51 - 16 "Bart the Lover
Bart, o Amante"
Carlos Baeza Jon Vitti 13 de fevereiro de 1992 8F16
Acidentalmente Bart descobre que sua professora Krabappel publicou um anúncio procurando por um amor. Bart resolve fingir ser este tal amor, dizendo que é um cara perfeito, deixando a professora mais apaixonada ainda. Mas após Bart ter marcado um encontro entre os dois, e "ele" não ter comparecido, Krabappel fica desapontada, deixando Bart com a consciência pesada. 
52 - 17 "Homer at the Bat
Homer Batedor"
Jim Reardon John Swartzwelder 20 de fevereiro de 1992 8F13
O Sr. Burns faz uma aposta de 1 milhão de dólares com seu arqui-rival Aristóteles Amadópolis, proprietário da Usina Nuclear de Shelbyville. Para ganhar este jogo de baseball, Burns investe pesado e contrata jogadores profissionais, deixando os funcionários da Usina no banco de reservas. Mas para sorte de Homer, os profissionais vão se machucando e ele acaba entrando no jogo. 
53 - 18 "Separate Vocations
Vocações Diferentes"
Jeffrey Lynch George Meyer 27 de fevereiro de 1992 8F15
A escola de Bart e Lisa resolve fazer testes de aptidão profissional para as crianças. Lisa acaba descobrindo que deve ser dona de casa, e Bart tem tendência a ser um futuro policial. Portanto Lisa passa um dia fazendo tarefas domésticas com Marge, e Bart faz uma ronda com a polícia, no qual participa de uma perseguição policial com tiroteio. Depois disso, Bart vira monitor na escola, tomando conta dos corredores. 
54 - 19 "Dog of Death
Cão de Morte"
Jim Reardon John Swartzwelder 12 de março de 1992 8F17
O Ajudante de Papai Noel fica doente, e para sobreviver será necessário fazer uma cirurgia que custa 750 dólares, mas Homer diz à família que não tem condições de bancar uma cirurgia com valor tão alto. Os Simpsons decidem então economizar em tudo, deixando de lado algumas arregalias. Com isso a cirurgia é realizada com sucesso, mas depois de algum tempo o cachorro acaba fugindo e é adotado pelo Sr. Burns. 
55 - 20 "Colonel Homer
Coronel Homer"
Mark Kirkland Matt Groening 26 de março de 1992 8F19
Homer briga com Marge e para refrescar a cabeça, sai de carro para dar uma volta. Homer acaba passando por um bar chamado Cerveja e Briga, onde conhece uma cantora de música country chamada Lurleen Lumpkin. Como ela é uma cantora muito talentosa, Homer resolve virar empresário dela, deixando Marge com ciúmes. 
56 - 21 "Black Widower
O Viúvo Negro"
David Silverman Jon Vitti 9 de abril de 1992 8F20
Bart fica apavorado ao descobrir que a tia Selma vai casar com Sideshow Bob, o mesmo que Bart mandou para a prisão por ter acusado Krusty de roubo. Mas Sideshow Bob acaba convencendo a todos que ele mudou, e todos começam a confiar nele, até que Bart descobre que Sideshow Bob estava planejando em matar tia Selma na lua de mel. 
57 - 22 "The Otto Show
Show de Otto"
Wes Archer Jeff Martin 23 de abril de 1992 8F21
Após ter visto o show de Spinal Tap, Bart decide que quer aprender a tocar guitarra. Enquanto isso, Otto perde seu emprego de motorista e é despejado de seu apartamento. Não tendo para onde ir, ele aceita o convite para morar com Bart, onde Otto ensinaria Bart a tocar guitarra. 
58 - 23 "Bart's Friend Falls in Love
Os Amigos de Bart se Apaixonam"
Jim Reardon Jay Kogen e Wallace Wolodarsky 7 de maio de 1992 8F22
Milhouse se apaixona por Samantha Stanky. Vendo que perdeu seu melhor amigo para uma garota, Bart faz de tudo para atrapalhar o namoro dos dois. 
59 - 24 "Brother, Can You Spare Two Dimes?
Me Dá um Dinheiro Aí?"
Rich Moore John Swartzwelder 27 de agosto de 1992 8F23
O irmão de Homer, Herb Powell, aquele que foi à falência justamente por causa do Homer, têm uma brilhante idéia. Ele quer construir um aparelho que traduz os choros e gemidos dos bebês. Mas para isto, ele precisa convencer Homer a emprestar dinheiro para financiar seu projeto. 

Lançamento em DVD[editar | editar código-fonte]

A BOX da terceira temporada foi lançada pela 20th Century Fox nos Estados Unidos e Canadá em 26 de agosto de 2003, onze anos após ter sido transmitida na televisão. Tal como cada episódio da temporada, os DVDs contêm extras incluindo comentários para cada episódio.

The Complete Third Season
Detalhes Extras
  • 24 episódios
  • Set de 4 discos
  • Formato 4:3
  • Idiomas:
    • Inglês (Dolby Digital 5.1, com legendas)
    • Espanhol (Dolby Digital 2.0 Surround, com legendas)
    • Francês (Dolby Digital 2.0 Surround)
  • Comentários opcionais para todos os episódios, mais quatro comentários especiais com Al Jean e Mike Reiss
  • Quizz do episódio "Colonel Homer" ("Coronel Homer")
  • Comerciais de TV
  • Áudios inéditos
  • Featurette em várias línguas
  • Clip da Parada do Dia de Ação de Graças da Macy's de 1991
  • Jukebox (11 músicas)
  • Material promocional inédito do episódio "Colonel Homer"
Datas de Lançamento
Região 1 Região 2 Região 4
26 de agosto de 2003 6 de outubro de 2003 22 de outubro de 2003

Referências