Universidade Potiguar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Potiguar
Logo Universidade Potiguar.gif
Fundação 1981
Total de estudantes 25.201
Reitor(a) Profª. Sâmela Soraya Gomes de Oliveira
Sede  Natal
Campi
Estado  Rio Grande do Norte
Cores Azul      e laranja     
Nomes anteriores
Página oficial www.unp.br
UnP, Capim Macio, Natal - RN.jpg
Campus da UnP na Avenida Engenheiro Roberto Freire, bairro Capim Macio.
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A Universidade Potiguar (UnP) é uma instituição de ensino superior privada mantida pela APEC - Sociedade Potiguar de Educação e Cultura S.A., com sede em Natal, no estado brasileiro do Rio Grande do Norte.

Dados de 2009 apontavam a UnP como a 3ª melhor universidade privada do Norte/Nordeste e a 15ª melhor do país. Integra desde 2007 a Laureate International Universities — maior rede de universidades do mundo —, por isso é a primeira universidade internacional da Região Nordeste e a segunda do país.[1] [2]

História[editar | editar código-fonte]

Fundada pelo professor Paulo Vasconcelos de Paula, em 1981, sob a denominação de Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas - UNIPEC, foi credenciada como universidade, em 1996, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União, em 20 de dezembro de 1996. Desde novembro de 2007, passou a integrar, a Laureate International Universities, a maior rede de instituições de ensino superior do mundo, presente em 21 países, com cinquenta universidades e mais de 600 mil alunos. Os alunos da UnP passam a ter oportunidade de formação e atuação mundial, por meio de programas de intercâmbios para complemento da grade curricular, múltipla diplomação, estágio internacional, entre outros. A UnP é, portanto, a primeira e única universidade internacional da Região Nordeste e a segunda do Brasil.

Possui mais de cinquenta cursos na graduação e oitenta na pós-graduação, com mestrados em odontologia e administração, doutorado em direito (em convênio com a Universidade do País Basco na Espanha), núcleos de pesquisa e extensão e o primeiro curso de Medicina do Rio Grande do Norte em universidade privada. O curso de direito foi duas vezes recomendado pela OAB Nacional e atualmente vem obtendo bons índices de aprovação no exame de ordem da OAB.

A Universidade Potiguar, integrante da Rede Laureate, concorreu, com as demais universidades da rede, ao Prêmio David Wilson, de incentivo à Pesquisa que é promovido Laureate International. A UnP ganhou o prêmio de U$ 50,000.00 com o projeto do Prof. Oscar Gabriel, diretor do Curso de Petróleo e Gás do campus Natal.

Em 2011, a instituição inaugurou um moderno hospital simulado com robôs, considerado um dos maiores do país e o primeiro do Norte-Nordeste.[3] [4]

Números

A UnP conta com mais de 2 400 alunos matriculados pelo FIES e mais de 1 800 pelo PROUNI e é uma das dez universidades no Brasil credenciadas pelo MEC a realizar ensino à distância.

Campi[editar | editar código-fonte]

Natal[5]
  • Unidade Floriano Peixoto
Av. Floriano Peixoto, 295, Petrópolis
  • Unidade Nascimento de Castro
Av. Nascimento de Castro, 1597, Dix-Sept Rosado
  • Unidade Roberto Freire
Av. Eng. Roberto Freire, 1684, Capim Macio
  • Unidade Salgado Filho
Av. Sen. Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova
  • Unidade Zona Norte
Avenida João Medeiros Filhos, 2300, Potengi
Mossoró
  • Unidade Câmpus de Mossoró
Av. João da Escóssia, 1561, Nova Betânia

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.