Waterworld

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Waterworld
Waterworld (PT)
Waterworld - O Segredo das Águas (BR)
 Estados Unidos
1995 • cor • 136 min 
Direção Kevin Reynolds e Kevin Costner (Não Creditado)
Roteiro Peter Rader e David Twohy
Elenco Kevin Costner
Jeanne Tripplehorn
Tina Majorino
R.D. Call
Dennis Hopper
Zitto Kazann
Leonardo Cimino
Michael Jeter
Zakes Mokae
Luke Ka'ili Jr.
Anthony DeMasters
Willy Petrovic
Jack Kehler
Chaim Girafi
Rick Aviles
Jack Black
Lanny Flaherty
Robert A. Silverman
Gerard Murphy
Género ficção científica
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Waterworld (no Brasil, Waterworld - O Segredo das Águas, e em Portugal simplesmente Waterworld), é um filme pós-apocalíptico de ação e ficção científica, dirigido por Kevin Reynolds e protagonizado por Kevin Costner, que além de atuar, é produtor executivo do filme. Escrito por Peter Rader e David Twohy, o filme foi originalmente concebido em 1986, e realizado em 1995 com base no roteiro escrito por Peter Rader na época. Distribuído pela Universal Pictures, Waterworld foi lançado em julho de 1995, quatro anos depois do filme Robin Hood - Prince of Thieves (1991), grande sucesso de bilheteria e estrelado por Costner e dirigido por Reynolds, que repetiram a parceria neste longa.

O filme afirma que, no futuro, provavelmente no século 31, quando as calotas polares derreterem por completo, cobrindo a superfície terrestre totalmente de água, os poucos seres humanos que sobriviverem, terão de se adaptar a um novo mundo, onde existem mutantes — seres humanos geneticamente modificados, que nascem adaptados ao convívio com a água, com guelras e membranas envolvendo os dedos dos pés —, num planeta sem leis ou fronteiras, assolado pelos violentos ataques dos Smokers, temido clã de piratas.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

O filme passa-se aproximadamente no ano de 3100, num cenário onde, em decorrência de um derretimento massivo das calotas polares através de séculos, toda a massa terrestre do planeta Terra foi coberta de água, fazendo com que os humanos sobreviventes criassem, por todo o globo, comunidades basedas em grandes navios e atóis artificiais. Essa drástica mudança ambiental também proporcionou uma grande perda do conhecimento tecnológico, de forma que os seres humanos não têm sequer ideia de onde vieram e acreditam que o mundo sempre foi como é. Há, no entanto, lendas sobre uma chamada "Terra Firme", onde supostamente se encontraria todos os tipos de riquezas.

Mariner, um navegador solitário e errante, vaga pelos mares abertos abordo do seu trimaran. Ele desembarca em um atol com o intuito de comerciar terra, item de grande raridade e valor. Ele é questionado sobre onde teria conseguido a terra, mas recusa-se a responder. A certo ponto revela-se que Mariner possui nadadeiras e guelras, consequências de uma evolução para adaptar-se às mudanças ambientais. Os habitantes do atol, num ato de medo e desespero, decidem eliminá-lo afogando-o num poço de salmoura de lodo. Contudo, antes de Mariner ser rebaixado para o lodo, um grupo de piratas conhecidos como "Smokers" invadem o atol. Os Smokers procuram uma garota chamada Enola, que chegara à comunidade quando criança em uma cesta e tem em suas costas o que se acredita ser um mapa com coordenadas para a mítica Terra Firme. Deacon, o líder dos Smokers, planeja construir na Terra Firme uma cidade governada por ele e para isso pretende capturar Enola. A invasão causa o perecimento de muitos habitantes do atol; ao passo que Enola e sua guardiã Helen tentam escapar junto com o inventor Gregor em seu balão à hidrogênio. Infelizmente, apenas Gregor tem sucesso na fuga, mas Enola e Helen são mais tarde salvas por Mariner, que concorda em ajudá-las.

O desenvolvimento subseguinte do filme centra-se nas diversas escaramuças e batalhas entre o grupo de Mariner, Helen e Enola na sua busca pela Terra Firme e os Smokers com seu ambicioso líder Deacon, bem como às várias situações por eles enfrentadas.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • A produção foi repleta de problemas. Um dos principais cenários do filme, a colônia dos escravos, foi destruída por uma violenta tempestade.
  • Depois de muitos atrasos no lançamento e já com o orçamento estourado, o diretor [[Kevin Reynolds (diretor)|Kevin Reynolds abandonou as filmagens faltando apenas duas semanas para seu término. Com isso, Kevin Costner assumiu a direção do filme, apesar de não ser creditado como diretor.
  • Apesar de ter sido indicado ao Oscar (na categoria de melhor Som) e ao Bafta (na categoria de melhores Efeitos Especiais), o filme foi vencedor apenas no Framboesa de Ouro, nas categorias: Pior Ator Coadjuvante (Dennis Hopper), sendo também indicado como: Pior Filme, Pior Diretor e Pior Ator (Kevin Costner).
  • Na versão Japonesa do filme, a voz de Enola é provida por Ikue Ōhtani, a dubladora de Pikachu na série Pokémon.

Ver também[editar | editar código-fonte]