Why Didn't They Ask Evans?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Why Didn't They Ask Evans?
Perguntem a Evans (PT)
Por que Não Pediram a Evans? (BR)
Autor (es) Agatha Christie
Idioma inglês
País Reino Unido
Género romance policial
Editora Collins Crime Club
Lançamento Setembro de 1934
Páginas 256 (1ª edição, capa dura)
Edição portuguesa
Edição brasileira
Tradução Maria Aparecida Moraes Rego
Editora Editora Nova Fronteira
ISBN 000.85.209.1163-3
Cronologia
Último
Último
The Listerdale Mystery
Parker Pyne Investigates
Próximo
Próximo

Why Didn't They Ask Evans? (Por que não pediram a Evans?, no Brasil[1] / Perguntem a Evans, em Portugal) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1934.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Bobby Jones[2] , filho do vigário de Marchbolt, uma pequena cidade do sul do País de Gales, um dia está jogando golfe com seu amigo, o Dr. Thomas. Quando vão procurar a bola que caíra no penhasco, encontram um homem desmaiado. Deduzem que ele caiu devido à neblina. O Dr. Thomas avalia a situação e diz que o homem morrerá em poucos minutos. Enquanto o médico vai buscar ajuda, Bobby fica ao lado do moribundo, que recupera os sentidos por poucos segundos e pergunta: “Por que não pediram a Evans?”. Na tentativa de identificar a pessoa morta, Bobby descobre no seu bolso a fotografia de uma linda mulher.

A polícia encontra a mulher da foto, que diz ser irmã do morto. Analisando os últimos movimentos do homem, concluem que a sua morte foi um acidente. Mas Bobby reconhece que a suposta irmã que se apresenta não é a mesma mulher da foto e, junto com a sua amiga de família nobre, Lady Frances Derwent, que adora aventuras, se empenham em investigar este interessante mistério.

Bobby e Frances usam uma série de recursos para desvendar os mistérios por trás do que eles imaginam ser um assassinato. Querem descobrir quem é realmente o homem assassinado, quem é a mulher da foto, quem é aquela que alega ser a irmã do morto mas não é, quem é Evans, e quem empurrou o homem do penhasco (se foi isso o que aconteceu). E, por fim e principalmente, querem descobrir como essas respostas estão interligadas. Porém, no desenrolar do romance, ambos percebem que aquilo era algo maior do que eles previam, e acabam colocando, desde o começo, suas vidas em risco. Como não poderia deixar de ser, o final surpreendente traz, juntamente com o alívio pelo fim do grande mistério, uma sensação de ansiedade, como se não houvesse já tudo terminado.

Referências

  1. Editora Nova Fronteira
  2. O nome do personagem Bobby Jones é uma alusão ao golfista norte-americano Bobby Jones, no auge da fama aquando da publicação da novela
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.