Wikipédia:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Atalhos:
WP:NOTA
WP:NOTAS
WP:REF
Recomendação
O que se segue é uma recomendação do livro de estilo.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.
Estrutura básica dos artigos da Wikipédia.

O formato apresentado a seguir é uma recomendação flexível de um padrão para toda a Wikipédia. Sinta-se livre, no entanto, para utilizar formas mais adequadas a contextos específicos. Veja também cite as fontes.

Os artigos da Wikipédia são redigidos em modo expositivo e dividem-se essencialmente em dois elementos textuais: corpo do artigo e rodapé do artigo. Juntos, esses dois elementos ocupam toda a página eletrônica.

O corpo do artigo subdivide-se em:

  • Introdução – texto que apresenta o tema do artigo; e
  • Seções – como por exemplo Histórico, Características etc., nas quais se processam o desenvolvimento e a conclusão do tema do artigo.

O rodapé do artigo subdivide-se em:

  • Seções padrão – como por exemplo as seções Notas, Referências e Ver também; e
  • Elementos extras – tais como caixas de navegação (navboxes), predefinições de portais da Wikipédia etc. As categorias a que o artigo está vinculado também fazem parte do rodapé, mas devem ser informadas por último, ou seja, no fim da página do artigo.

No contexto da Wikipédia, uma nota de rodapé é um texto que apresenta comentários a respeito de algum trecho do corpo do artigo. A nota de rodapé pode ser redigida junto ao trecho a que se refere, porém deverá estar visível somente dentro de uma seção intitulada Notas, que costumeiramente é posicionada no fim do corpo do artigo e por isto marca o início do rodapé do artigo (que não é o rodapé da página, pois o rodapé da página é o local em que ficam as categorias do artigo). Quando uma nota de rodapé é criada corretamente dentro da seção Notas, surge à sua esquerda um código que a identifica e que a distingue de todas as outras notas. Esse mesmo código também aparecerá no corpo do artigo, só que sobrescrito no final do trecho ao qual a nota se refere.

Para saber como criar notas de rodapé e agrupá-las dentro da seção Notas, de modo que elas fiquem visíveis somente dentro daquela seção e recebam, cada uma, um código único de identificação, consulte a seção Usando notas.

Por sua vez, uma referência é um tipo especial de nota de rodapé: sua função é apresentar informações que permitam ao leitor identificar qual é a fonte fiável e verificável que respalda uma afirmação feita em algum trecho do corpo do artigo. A referência também pode ser redigida junto ao trecho que contém a afirmação, porém, por se tratar de um tipo de nota de rodapé, toda referência deverá estar visível somente dentro de uma seção intitulada Referências, que também é posicionada no rodapé do artigo. Quando uma referência é criada corretamente dentro da seção Referências, surge à sua esquerda um código que a identifica e que a distingue de todas as outras referências. Esse mesmo código também aparecerá no corpo do artigo, só que sobrescrito no final do trecho ao qual a referência se refere.

Para saber como criar referências e agrupá-las dentro da seção Referências, de modo que elas fiquem visíveis somente dentro daquela seção e recebam, cada uma, um código único de identificação, consulte a seção Usando referências.

  • Na utilização de notas e referências é válido posicioná-las tanto antes quanto após as pontuações.
  • Em um mesmo artigo deve-se optar por um (e somente um) modo de posicionamento das notas e referências.
  • Uma vez que um editor insira a primeira nota ou referência de um artigo, os demais editores deverão seguir o mesmo padrão de posicionamento de notas e referências que foi adotado por aquele editor.
  • O padrão de posicionamento original de um artigo só poderá ser modificado se:
    • Um editor alterar mais de 50% das notas e referências do artigo.[notas 1]
    • Um editor se vir forçado a reformatar mais de 50% das notas e referências existentes no artigo.[notas 2] [notas 3]

O MediaWiki é o software utilizado pela Wikipédia. Ele é capaz de produzir notas de rodapé e referências nas páginas web geradas por ele. Para criar essas notas e referências, os wikipedistas usam as tags <ref> e </ref>, cuja utilização será explicada mais à frente. No jargão da Wikipédia, essa forma de se adicionar notas e referências é denominada de Cite.php footnotes (em português: "Notas de rodapé do Cite.php"), pois Cite.php é o nome do arquivo PHP que o software MediaWiki utiliza para tornar isso possível.

Notas de rodapé e referências são formas excelentes de se referenciar fontes, mas não são as únicas: muitos artigos ainda usam as antigas predefinições {{nota}} e {{ref}}. Esse método ainda está em uso, porém o novo sistema (Cite.php) é mais fácil de editar e manter.

Referenciação básica

Veja aqui como inserir referência (<ref> </ref>)básica no artigo

Notas de rodapé e referências são frequentemente úteis para apresentar informações que, embora relevantes e melhor detalhadas, distanciam-se demais do foco do texto e por isto prejudicariam a fluidez da leitura, caso fossem inseridas no corpo do artigo.

O conceito básico das tags <ref> e </ref> é que o texto que for posicionado entre elas será convertido em uma referência e então será exibido na seção Referências, que por sua vez é criada quando você acrescenta ao rodapé do artigo a predefinição {{referências}}. Exemplo:

CÓDIGO:

Texto a ser referenciado.<ref>Este texto é uma referência. Clique na ↑ ("seta para cima") que está à direita do código "1" para retornar ao texto que foi referenciado por esta referência.</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

Texto a ser referenciado.[1]

Referências
  1. Este texto é uma referência. Clique na ↑ ("seta para cima") que está à direita do código "1" para retornar ao texto que foi referenciado por esta referência.

Clique no número 1 que está à direita da palavra "referenciado" e observe o que acontece...

Se a predefinição {{Referências}} não for inserida no rodapé do artigo, nenhuma das referências irá aparecer.

Embora atualmente seja mais comum usar predefinições para criar notas de rodapé (por isto facilitar bastante o procedimento), as tags <ref> e </ref> também podem ser usadas para isso: mas elas serão exibidas na seção Notas somente se a predefinição {{Notas}} for inserida no rodapé do artigo. Eis um exemplo de nota de rodapé criada com o uso das tags:

CÓDIGO:

Texto a ser complementado por uma nota de rodapé.<ref name=nota1 group=nota/>

{{Notas |group=nota |refs=
<ref name=nota1>Esta é a nota de rodapé que complementa o texto acima. Clique na ↑ ("seta para cima") que está à direita do código "1" para retornar ao texto que foi complementado por esta nota de rodapé.</ref>
}}

RESULTADO:

Texto a ser complementado por uma nota de rodapé.[nota 1]

Notas
  1. Esta é a nota de rodapé que complementa o texto acima. Clique na ↑ ("seta para cima") que está à direita do código "1" para retornar ao texto que foi complementado por esta nota de rodapé.

Clique no número 1 que está à direita de "por uma nota de rodapé" e observe o que acontece...

Se a predefinição {{Notas}} não for inserida no rodapé do artigo, nenhuma das notas de rodapé irá aparecer.

Mais alguns exemplos de referências formatadas:

CÓDIGO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.<ref>Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986). “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.</ref>
Além disso, ela gira em torno do sol.<ref>Copérnico, N. (1543), “As revoluções dos corpos celestes”, traduzido por Gomes A.D. e Domingues G. (1996), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.[1]
Além disso, ela gira em torno do sol.[2]

Referências
  1. Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986). “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.
  2. Copérnico, N. (1543), “As revoluções dos corpos celestes”, traduzido por Gomes A.D. e Domingues G. (1996), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Usando notas

As notas de rodapé do artigo são usadas para explicar ou relacionar informações do corpo do artigo, embora também possam ser usadas para referenciamento de fontes informativas. Exemplo:

CÓDIGO:

A ágil raposa marrom pulou sobre o cachorro preguiçoso.<ref name=n1 group=nota/>
A Wikipédia é uma enciclopédia livre.<ref name=n2 group=nota/>
Este é um texto de exemplo a respeito das notas de rodapé e referências.<ref name=n3 group=nota/>

{{Notas |group=nota |refs=
<ref name=n1>Esta é a nota 1.</ref>
<ref name=n2>Esta é a nota 2.</ref>
<ref name=n3>Esta é a nota 3.</ref>
}}

RESULTADO:

A ágil raposa marrom pulou sobre o cachorro preguiçoso.[nota 1]
A Wikipédia é uma enciclopédia livre.[nota 2]
Este é um texto de exemplo a respeito das notas de rodapé e referências.[nota 3]

Notas
  1. Esta é a nota 1.
  2. Esta é a nota 2.
  3. Esta é a nota 3.

Predefinições para notas

Predefinição {{Notas}} + tags <ref> e </ref>

CÓDIGO:

Esta é uma afirmação.<ref group=nota>A nota a respeito da afirmação.</ref>

{{Notas}}

RESULTADO:

Esta é uma afirmação.[nota 1]

Notas
  1. A nota a respeito da afirmação.

Predefinição {{Notas}} + predefinição {{Nota de rodapé}}

CÓDIGO:

Esta é uma afirmação.{{Nota de rodapé|A nota a respeito da afirmação.}}

{{Notas}}

RESULTADO:

Esta é uma afirmação.[nota 1]

Notas
  1. A nota a respeito da afirmação.

Usando referências

Dependendo do tipo da fonte (website, livro, periódico etc.), a referência pode ser formatada com ajuda de predefinições:

Predefinições para referências

Websites

Para mais detalhes, consulte a documentação da predefinição {{Citar web}}.

CÓDIGO:

O Meta-Wiki é um website dedicado à coordenação dos projetos Wikimedia e do Movimento Wikimedia em geral, que engloba desde a coordenação e documentação até o planejamento e análise desses projetos.<ref>{{Citar web |url=https://meta.wikimedia.org |título=Página principal |publicado=Meta-Wiki |editor=Wikimedia Foundation |acessadoem=9 de dezembro de 2014}}</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

O Meta-Wiki é um website dedicado à coordenação dos projetos Wikimedia e do Movimento Wikimedia em geral, que engloba desde a coordenação e documentação até o planejamento e análise desses projetos.[1]

Referências
  1. Wikimedia Foundation: Página principal Meta-Wiki. Visitado em 9 de dezembro de 2014.

Livros

Para mais detalhes, consulte a documentação da predefinição {{Citar livro}}.

CÓDIGO:

O Barroco europeu surgiu no Brasil no início do século XVII e perdurou até o século XVIII.<ref>{{Citar livro |nome=Alfredo |sobrenome=Bosi |título=História concisa da literatura brasileira |local=São Paulo |editora=Cultrix |ano=1994 |página=34 |isbn=978-85-316-0189-7}}</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

O Barroco europeu surgiu no Brasil no início do século XVII e perdurou até o século XVIII.[1]

Referências
  1. Bosi, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. p. 34. ISBN 978-85-316-0189-7.

Periódicos

Para mais detalhes, consulte a documentação da predefinição {{Citar periódico}}.

CÓDIGO:

O ministro brasileiro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representou à Polícia Federal pedindo a abertura de investigação contra a Wikipédia.<ref>{{Citar periódico |url=http://politica.estadao.com.br/blogs/joao-bosco/gilmar-mendes-pede-a-pf-investigacao-da-wikipedia-no-brasil/ |título=Gilmar Mendes pede à PF investigação da Wikipédia no Brasil |nome=Andrea |sobrenome=Vianna |jornal=Estadão |data=5 de agosto de 2012 |local=Brasília |editora=Grupo Estado |acessadoem=9 de dezembro de 2014}}</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

O ministro brasileiro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representou à Polícia Federal pedindo a abertura de investigação contra a Wikipédia.[1]

Referências
  1. Vianna, Andrea. (5 de agosto de 2012). "Gilmar Mendes pede à PF investigação da Wikipédia no Brasil". Estadão. Brasília: Grupo Estado. Visitado em 9 de dezembro de 2014.

Enciclopédias

Para mais detalhes, consulte a documentação da predefinição {{Citar enciclopédia}}.

CÓDIGO:

Os povos germânicos constituem um grupo etno-linguístico indo-europeu originário do norte da Europa.<ref>{{Citar enciclopédia |url=http://global.britannica.com/EBchecked/topic/231063/Germanic-peoples |título=Germanic peoples |língua=inglês |enciclopédia=Encyclopaedia Britannica |acessadoem=9 de dezembro de 2014}}</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

Os povos germânicos constituem um grupo etno-linguístico indo-europeu originário do norte da Europa.[1]

Referências
  1. "Germanic peoples". (em inglês) Encyclopaedia Britannica. 

Bíblias

Para mais detalhes, consulte a documentação da predefinição {{Citar bíblia}}.

CÓDIGO:

Mateus, Maria, Tiago e outros seguidores próximos a Jesus recolheram-se ao cenáculo em Jerusalém.<ref>{{Citar bíblia |livro=Atos |capítulo=1 |verso=13}}</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

Mateus, Maria, Tiago e outros seguidores próximos a Jesus recolheram-se ao cenáculo em Jerusalém.[1]

Referências
  1. Atos 1:13

Teses

Para mais detalhes, consulte a documentação da predefinição {{Citar tese}}.

CÓDIGO:

O óleo de buriti mostrou atividade antimutagênica significativa (p < 0,05) em células sanguíneas.<ref>{{Citar tese |nome=Juliana Carvalho |sobrenome=Ribeiro |título=Avaliação do potencial mutagênico e antimutagênico da polpa de açaí (''Euterpe olereacea'' Mart) e do óleo de buriti (''Mauritia flexuosa'') ''in vivo'' |url=http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/60/60134/tde-29032012-083303 |local=Ribeirão Preto |universidade=Universidade de São Paulo (USP) |accessodata=9 de dezembro de 2014 |ano=2010}}</ref>

{{Referências}}

RESULTADO:

O óleo de buriti mostrou atividade antimutagênica significativa (p < 0,05) em células sanguíneas.[1]

Referências
  1. Ribeiro, Juliana Carvalho. Avaliação do potencial mutagênico e antimutagênico da polpa de açaí (Euterpe olereacea Mart) e do óleo de buriti (Mauritia flexuosa) in vivo. Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, 2010.

Reutilizando referências

É possível reutilizar uma nota ou referências várias vezes ao longo do texto sem precisar replicar todo o seu conteúdo. Para isso, basta atribuir um nome único à referência ou nota.

  • Referência ou nota sem nome: <ref>Autor, ''Título do Livro'', Editora, p.12</ref>
  • Referência ou nota com nome: <ref name="RefA">Autor, ''Título do Livro'', Editora, p.12</ref>

Uma vez nomeada a referência, para reutilizá-la será necessário apenas reescrevê-la com uma tag vazia e "fechada" como esta: <ref name="RefA"/> (atenção para a barra "/" no final).

No exemplo a seguir, a mesma referência é usada três vezes:

CÓDIGO:

A Wikipédia é um enciclopédia livre:<ref name="Livre">Autor, ''Título do Livro'', Editora, p.12</ref> qualquer pessoa pode editar o conteúdo da Wikipédia,<ref name="Livre"/> mesmo que não seja cadastrado.<ref name="Livre"/>

{{Referências}}

RESULTADO:

A Wikipédia é um enciclopédia livre:[1] qualquer pessoa pode editar o conteúdo da Wikipédia,[1] mesmo que não seja cadastrado.[1]

Referências
  1. a b c Autor, Título do Livro, Editora, p.12

Uso das aspas em ref=name

O valor atribuído ao parâmetro name dentro da tag <ref> não pode ser somente um espaço em branco e também não pode ser somente uma sequência de algarismos. Além disso, o uso de aspas não é necessário caso o valor atribuído ao parâmetro name, dentro da tag <ref>, seja iniciado por letra (ou seja iniciado por um ou mais algarismos seguidos de ao menos uma letra) e não possua nenhum caractere não alfanumérico (sinal diacrítico, espaço em branco, símbolos tais como #, ª, § etc.). O uso de caixa alta e caixa baixa não impede o funcionamento da tag, pois neste caso o software MediaWiki não é case-sensitive.

Exemplos de tags em que o valor atribuído a "name" não necessita de aspas:

  • <ref name=a> (porque é iniciado por letra)
  • <ref name=1a> (porque, embora seja iniciado por algarismo, o algarismo é sucedido por uma letra)
  • <ref name=a1> (porque é iniciado por letra)
  • <ref name=1500anos> (porque, embora seja iniciado por uma sequência de algarismos, possui ao menos uma letra)
  • <ref name=anos1500> (porque é iniciado por letra)
  • <ref name=SistemaInternacional> (porque a presença de letras maiúsculas e minúsculas em nada afeta o funcionamento da tag)

Exemplos de tags em que o valor atribuído a "name" necessita de aspas:

  • <ref name="nota 2"> (porque possui um espaço em branco)
  • <ref name="Índice"> (porque contém acento agudo, que é um sinal diacrítico)
  • <ref name="Caniço"> (porque possui cedilha, que é um sinal diacrítico)
  • <ref name="§2c"> (porque possui §, que é um caractere não alfanumérico)
  • <ref name="Srª"> (porque possui ª, que é um caractere não alfanumérico)

Exemplos de tags que não funcionarão mesmo que se usem aspas:

  • <ref name=" "> (porque possui somente um espaço em branco)
  • <ref name="1500"> (porque possui somente algarismos)

Referências ocultadas

Há duas maneiras de se ocultar uma referência sem ser necessário excluí-la:

  1. Ocultação por desativação; e
  2. Ocultação por transclusão.

Ocultação por desativação

Em alguns casos pode ser necessário desativar temporariamente uma referência e, por questões estéticas, deixá-la oculta. Para ocultar e desativar uma referência, basta colocá-la entre <!-- e --> (neste caso, é recomendável também inserir um texto, dentro do comentário, que alerte outros editores a respeito do fato de que a referência mencionada no texto foi posta entre <!-- e --> para ser intencionalmente desativada). Eis um exemplo de texto oculto junto com uma referência desativada (ele está sendo aqui exibido apenas para fins didáticos: caso você o copie e cole dentro de uma página qualquer, ele não será exibido nem durante a pré-visualização nem após o salvamento da página):

<!-- Este texto está oculto.

Este texto também está oculto, e a referência mencionada a seguir está desativada:<ref name="referência desativada">{{Citar livro |título=Título |autor=Autor |ano=Ano |editora=Editora}}</ref> -->

Ocultação por transclusão

Em alguns casos pode ser necessário ou interessante inserir a referência em uma página mas transcluí-la para outra. Por exemplo, você pode querer consultar a página Wikipédia:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé/exemplos (que é uma subpágina de Wikipédia:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé) e observar que o código-fonte daquela subpágina contém o seguinte:

<references>
<ref name="referência oculta">Exemplo de referência oculta.</ref>
</references>

O interessante disso é que embora aquela referência, intitulada "referência oculta", esteja "escondida" naquela subpágina (ou seja: não esteja visível nesta página), aquela referência pode ser transcluída para cá. Observe o código abaixo e o que ele produzirá:

CÓDIGO:

Exemplo.<ref name="referência oculta"/>

{{Wikipédia:Livro de estilo/Referências e notas de rodapé/exemplos}}

RESULTADO

Exemplo.[1]


  1. Exemplo de referência oculta.

Portanto, embora em lugar nenhum desta página a referência intitulada "referência oculta" tenha sido declarada, tampouco o texto dela (que é Exemplo de referência oculta.), ainda assim foi possível exibir o conteúdo daquela referência dentro desta página.

Referências em colunas

Consulte a documentação da predefinição {{Referências}} para mais detalhes.

Para facilitar a leitura de várias referências, pode-se optar por mostrá-las em colunas. Neste caso, basta definir o número de colunas diretamente no código da predefinição. Exemplos:

Dicas avançadas

Texto das referências à parte do texto do artigo

Esta forma de referenciar separa os textos das referências do texto do artigo, ou seja, agrupa o texto das referências em uma seção à parte. Isso é geralmente muito útil quando há varias referências ou quando os textos das referências são muito extensos e podem dificultar a leitura, principalmente no caso de editores que manipulam diretamente o código-fonte da página. Veja um exemplo de separação:

CÓDIGO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.<ref name="aristóteles"/>
Além disso, ela gira em torno do sol.<ref name="copérnico"/>

==Referências==
<references>
<ref name="aristóteles">Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986) “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.</ref>
<ref name="copérnico">Copérnico, N (1543), “As revoluções dos corpos celestes”, traduzido por Gomes A.D. e Domingues G. (1996), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.</ref>
</references>

RESULTADO:

De acordo com os cientistas, a Terra é redonda.[1]
Além disso, ela gira em torno do sol.[2]

Referências
  1. Aristóteles (350 a.C.), “Sobre os Céus”, em: Mesquita, A. P. (1986) “Aristóteles - Obras Completas”, Lisboa: CFUL/INCM.
  2. Copérnico, N (1543), “As revoluções dos corpos celestes”, traduzido por Gomes A.D. e Domingues G. (1996), Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Separando lista de referências de lista de notas

Frequentemente é desejável para um artigo que seja separada a lista de fontes ou referências das notas explanatórias. Quando isso é feito, as fontes devem aparecer em uma lista em ordem alfabética, sem a utilização de links para o artigo (como em en:Starship Troopers) ou em uma lista com links para o texto específico referenciado, através das "notas de rodapés" Uma seção separada contendo as referências geralmente recebe o título "Referências", enquanto as notas explanatórias refecem o títulos "Notas".

Uma maneira de gerar uma lista de fontes, com ligações para o artigo, envolve a opção group= da marcação <ref>, que é análoga a opção name= descrita acima. Nessa abordarem, o identificador de grupo é especificado dentro da nota explanatória <ref> e sua marcação final na predefinição {{Referências}}. A marcação de fechamento </ref> não se altera.

A ágil raposa marrom pulou sobre o cachorro preguiçoso.<ref group="nota">Sobre raposas e cachorros.</ref>
A Wikipédia é uma enciclopédia livre.<ref group="nota" name="ex02">Sobre a Wikipédia.</ref>
O sapo é um anfíbio.<ref>Sobre sapos e anfíbios.</ref>
A Wikipédia é livre para editar.<ref group="nota" name="ex02"/>
A palavra “céu” tem 3 letras.{{nota de rodapé|Uma explicação.<ref>Sobre palavras de 3 letras.</ref>}}
 
{{Referências|título=Notas|grupo="nota"}}
{{Referências}}
Resultado

A ágil raposa marrom pulou sobre o cachorro preguiçoso.nota 1 A Wikipédia é uma enciclopédia livre.nota 2 O sapo é um anfíbio.1 A Wikipédia é livre para editar.nota 2 A palavra “céu” tem 3 letras.nota 3

Referências
  1. ↑ Sobre sapos e anfíbios.
  2. ↑ Sobre palavras de 3 letras.
Notas
  1. ↑ Sobre raposas e cachorros.
  2. a bSobre a Wikipédia.
  3. ↑ Uma explicação.[2]


Também é possível utilizar outras predefinições de referência como {{ref label}} e {{note label}} ou {{nota}} e {{ref}} para separar as lista de fontes do conteúdo das notas. }}

A partir de setembro de 2009, o sistema Cite.php permite a existência de referências definidas em listas, o que possibilita que as referências possam ser definidas com {{notas}} ou {{referências}} usando o parâmetro |refs= e então definindo seu conteúdo. Assim é possível ter uma lista de notas e referências que separadas do corpo do texto.

Linguagem inválida.

Precisa de especificar uma linguagem assim: <source lang="html4strict">...</source>

Linguagens suportadas no realce de sintaxe:

4cs, 6502acme, 6502kickass, 6502tasm, 68000devpac, abap, actionscript, actionscript3, ada, algol68, apache, applescript, arm, asm, asp, asymptote, autoconf, autohotkey, autoit, avisynth, awk, bascomavr, bash, basic4gl, bf, bibtex, blitzbasic, bnf, boo, c, caddcl, cadlisp, cfdg, cfm, chaiscript, cil, clojure, cmake, cobol, coffeescript, cpp, csharp, css, cuesheet, d, dcl, dcpu16, dcs, delphi, diff, div, dos, dot, e, ecmascript, eiffel, email, epc, erlang, euphoria, f1, falcon, fo, fortran, freebasic, freeswitch, fsharp, gambas, gdb, genero, genie, gettext, glsl, gml, gnuplot, go, groovy, gwbasic, haskell, haxe, hicest, hq9plus, html4strict, html5, icon, idl, ini, inno, intercal, io, j, java, java5, javascript, jquery, kixtart, klonec, klonecpp, latex, lb, ldif, lisp, llvm, locobasic, logtalk, lolcode, lotusformulas, lotusscript, lscript, lsl2, lua, m68k, magiksf, make, mapbasic, matlab, mirc, mmix, modula2, modula3, mpasm, mxml, mysql, nagios, netrexx, newlisp, nsis, oberon2, objc, objeck, ocaml, octave, oobas, oorexx, oracle11, oracle8, oxygene, oz, parasail, parigp, pascal, pcre, per, perl, perl6, pf, php, pic16, pike, pixelbender, pli, plsql, postgresql, povray, powerbuilder, powershell, proftpd, progress, prolog, properties, providex, purebasic, pycon, pys60, python, q, qbasic, rails, rebol, reg, rexx, robots, rpmspec, rsplus, ruby, sas, scala, scheme, scilab, sdlbasic, smalltalk, smarty, spark, sparql, sql, stonescript, systemverilog, tcl, teraterm, text, thinbasic, tsql, typoscript, unicon, upc, urbi, uscript, vala, vb, vbnet, vedit, verilog, vhdl, vim, visualfoxpro, visualprolog, whitespace, whois, winbatch, xbasic, xml, xpp, yaml, z80, zxbasic


A ágil raposa marrom pulou sobre o cachorro preguiçoso.<ref name="refname1"/>
A Wikipédia é uma enciclopédia livre.<ref name="refname2" />
Este é um tempo de exemplo sobre notas de rodapé e referências.<ref name="refname3" />

{{referências|refs=
<ref name="refname1">Esta é a referência 1.</ref>
<ref name="refname2">Esta é a referência 2.</ref>
<ref name="refname3">Esta é a referência 3.</ref>
}}
Resultado

A ágil raposa marrom pulou sobre o cachorro preguiçoso.[1] A Wikipédia é uma enciclopédia livre.[2] Este é um tempo de exemplo sobre notas de rodapé e referências.[3]

Referências
  1. ↑ Esta é a referência 1.
  2. ↑ Esta é a referência 2.
  3. ↑ Esta é a referência 3.


Observações

  • Se uma das referências ou notas não estiver em uso no artigo, você receberá uma mensagem de erro sobre isso. Remova as referências não usadas para eliminar este erro.
  • No caso de notas, observe que o nome do grupo reflete o link/ligação para o texto gerado no rodapé. No exemplo acima, o nome do grupo Obs rende os links/ligações Obs 1, Obs 2 etc.

Erros comuns e soluções

  • Erro de citação: existem marcas <ref>, mas falta adicionar a predefinição {{referências}} no final da página: Este erro indica que o artigo possui marcas de referências mas falta o código para gerar sua lista. Adicione {{referências}} no final do artigo para que a seção seja criada. O erro também pode aparecer se intercalar referências com o código de exibição, por exemplo, adicionar uma referências após o código de exibição e então adicioná-lo de novo.
  • Erro de citação: A etiqueta <ref> com nome "X" definida em <references> não é utilizada no texto acima.: Indica que há um item de referência definido em uma lista (quando se cria listas de referências separadas do texto) mas que não está sendo usado.


Convertendo estilos de citação

Utilize a página de discussão do artigo para propor a mudança do estilo de citação. Alguns autores podem preferir estilos diferentes do explicado aqui.

Desvantagens e melhoramentos futuros

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
  • No antigo sistema (predefinição {{ref}}), ligações externas e notas de rodapé seguiam o mesmo esquema de numeração. Contudo, o novo módulo Cite.php tem uma sequência de numeração independente que torna confusa para o leitor a presença de ligações externas e notas na mesma página. Alguns autores recomendam não utilizar ligações externas auto-numeradas e notas de rodapé na mesma página, quando possível. Outros dizem que é possível para o leitor distinguir os dois tipos de ligação.
  • Referências criadas manualmente são numeradas independentemente.
  • Sobrescritos causam um aumento no espaçamento das linhas na maioria dos navegadores.
  • O conteúdo da seção de referências é mostrado sob o cabeçalho "Referências", mas está contido dentro do artigo.
    • Algumas referências exigem bastante formatação, tornando a leitura e edição do artigo mais difícil.
    • Para editar o formato das referências de um artigo, é necessário procurá-las uma a uma no artigo, em lugar de editar todas ao mesmo tempo na seção de referências.
    • Não é possível editar isoladamente uma seção contendo referências e visualizar o resultado imediatamente, porque é necessário salvar a página (ou editar a página completa) para ver o resultado de alterações que afetam a seção de referências.
    • É difícil saber se uma referência já foi inserida durante a edição, levando a duplicações desnecessárias.
  • Como apenas a primeira tag <ref name="nome"> com o mesmo nome é considerada, uma alteração que coloca uma tag vazia antes da primeira citação esconde todas as outras citações inadvertidamente.
  • Não é possível ter mais de uma seção de referências no mesmo texto (por exemplo, este texto não pode mostrar os resultados de cada exemplo isoladamente).

Notas

  1. Exemplo: caso haja apenas uma nota ou referência no artigo porém duas outras notas e/ou referências sejam incluídas (proporção de 50%+1).
  2. Exemplo: nas circunstâncias em que haja notas e referências com URL à mostra, erros crassos de formatação, títulos mal-colocados e/ou inexistentes, etc.
  3. Decidido por consenso em Wikipédia:Esplanada/propostas/Acabar de vez com a guerra das referências (padronização de referências) (20ago2011).

Ver também