Wildfire (série animada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wildfire
Cavalo de Fogo (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Aventura Fantasia
Duração 30 minutos
Criador(es) William Hanna e Joseph Barbera
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Diretor(es) Artur Davis, Oscar Dufau, Don Lusk, Carl Urbano, Rudy Zamora
Produtor(es) Peter Aries
Elenco Georgi Irene, John Vernon, Rene Auberjonois, Jessica Walter, Billy Barty, Robert Jayne, Susan Blu, David Ackroyd
Exibição
Emissora de
televisão original
Estados Unidos CBS
Transmissão original 13 de setembro de 1986 - 13 de dezembro de 1986
Nº de temporadas 1
Nº de episódios 13 (lista de episódios)

Wildfire (Cavalo de FogoBR) é um desenho animado produzido por Hanna-Barbera em 1986. Foi originalmente exibido na rede de televisão norte-americana CBS em uma única temporada de 13 episódios, sendo transmitida de 13 setembro a 6 dezembro de 1986. No Brasil, foi exibido pelo SBT, também passando em outros países. Foi ao ar na Espanha pela Telecinco em 1988 como "Fuego Salvaje", e na França pela FR3 em 1990 como "Le Cheval de feu".

Enredo[editar | editar código-fonte]

Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de uma bruxa maligna, conhecida como Lady Diabolyn, por um místico cavalo falante chamado Cavalo de Fogo, que a conduziu do planeta Dar-Shan para um local seguro, em um rancho em Montana, no oeste norte-americano. Ela é então cuidada por um homem conhecido como John Cavanaugh.

Por volta dos 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou. O Cavalo de Fogo enfim conta à Sara sobre quem ela realmente é: a princesa do reino de Dar-Shan, situado em outra dimensão, filha da Rainha Sarana e do Príncipe Kevin. Sara descobre também que Diabolyn é irmã de sua mãe, sobre a qual Diabolyn lançou um feitiço para abdicar do trono.

Ao atravessar o portão dimensional para Dar-Shan, Sara conhece alguns aliados na luta contra Diabolyn: um feiticeiro chamado Alvinar (que também era conselheiro de sua mãe), um potro covarde chamado Brutus e seu dono, o jovem Dorin. Diabolyn, por sua vez, conta com ajuda de espectros demoníacos para se tornar a rainha de Dar-Shan, além de estranhas criaturas lideradas por Dweedle1 .

Personagens[editar | editar código-fonte]

Bem[editar | editar código-fonte]

  • Sara: Quando era apenas um bebê, a princesa Sara foi salva das garras de Diabolyn, pelo Cavalo de Fogo, que a conduziu do planeta Dar-Shan para um local seguro, em um rancho em Montana, no oeste norte-americano. Ela é então cuidada por um homem conhecido como John Cavanaugh. Por volta dos 13 anos de idade, Sara percebe que seu medalhão começa a brilhar. Logo, descobre que o amuleto é mágico e capaz de enviar um aviso ao cavalo que a salvou. O Cavalo de Fogo enfim conta à Sara sobre quem ela realmente é: a princesa do reino de Dar-Shan, situado em outra dimensão, filha da Rainha Sarana e do Príncipe Kevin. Sara descobre também que Diabolyn é irmã de sua mãe, sobre a qual Diabolyn lançou um feitiço para abdicar do trono.
  • Cavalo de Fogo: Um cavalo místico capaz de falar. Foi o fiel guardião da Rainha Sarana, atualmente de Sara. Possui a capacidade de viajar entre as dimensões de Dar-Shan e da Terra para buscar Sara quando preciso.
  • Sr. Cavanaugh: Pai adotivo de Sara. Ele a encontrou de frente a sua casa, na mesma hora em que Cavalo de Fogo havia deixado ela sob a segurança de um medalhão. Maior parte dos episódios ele não sabe sobre o segredo de Sara. No penúltimo episódio quando Sara é levada por Spec, ela lhe dá o seu medalhão para ele. Daí o medalhão brilha e volta a ser o príncipe Cave que fora enfeitiçado por Diabolyn e os Espectros há muito tempo atrás e perdido a memória e mandado para a Terra.
  • Dorin: Amigo de Sara no reino de Dar-Shan. Sempre vive aprontando com Brutus.
  • Brutus: Um potro de cor azul que só vive se metendo em confusões.
  • Alvinar: Feiticeiro idoso de raça ou origem desconhecida que vivia sob as ordens da Rainha Sarana como um conselheiro antes de morrer. Daí, ele torna-se o protetor do reino de Dar-Shan com a regência de Sara.
  • Ellen: De origem indígena, é a melhor amiga de Sara na Terra. Desde o início, ela sabe sobre o segredo de Sara.
  • Rainha Sarana: Mãe de Sara e irmã de Diabolyn. Morre quando Sara ainda era um bebê e a manda para a Terra na casa de Cavenaugh.
  • Sintis: Criaturas mágicas semelhantes a seres do espaço. O seu líder é o Jeomar.

Mal[editar | editar código-fonte]

  • Lady Diabolyn: Principal vilã da história. Irmã da Rainha Sarana e tia de Sara. Há muito tempo atrás ela tinha muita inveja de Sarana pelo fato dela ter sido a Rainha de Dar-Shan. Após a morte da irmã, ela tenta várias maneiras para apossar-se do Reino.
  • Goons: Os subordinados de Diabolyn. São cinco: Dweedle(possui cor verde, usa um gorro na cabeça e uma blusa azul); (aparência de abutre); Nex(possui cor rosa, estatura mais baixa e parece um elefante sem tromba); Bludusky(cor verde, com chifres, e pequenas asas); (veste-se como um bobo da corte e pequenas asas). No episódio 5 é revelado que eles eram humanos no passado e que após abrirem um pote mágico, tornam-se monstros.
  • Espectros: Fantasmas com vários rostos que ajudam Diabolyn em seus planos. Eles trabalham para Diabolyn desde o passado, mostrado no episódio 5 quando eles foram libertados pela primeira vez, causando um temporal sobre o castelo de Dar-Shan. No episódio 12, se disfarçam de Spec e capturam Sara levando-a para Dar-Shan e a aprisionando. No fim, o Príncipe Cave o derrota.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem (Nome original) Dublador original Dublador brasileiro
Princesa Sara (Princess Sara) Georgi Irene Miriam Ficher
Cavalo de Fogo (Wildfire) John Vernon Luiz Feier Motta
Diabolyn (Diabolyn) Jessica Walter Maria Helena Pader
Dweedle (Dweedle) Billy Barty Paulo Pereira
Alvinar (Alvinar) Rene Auberjonois Ênio Santos
Brutus (Brutus) Susan Blu Maria da Penha Esteves
Dorin (Dorin) Robert Jayne Ricardo Schnetzer
Príncipe Kevin/John Cavanaugh (Prince Cavan/John Cavanaugh) David Ackroyd Júlio César Bareiros
Rainha Sarana (Queen Sarana) Mia Sara Nair Amorim
Ellen (Ellen) Lilly Moon

Episódios[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Conheça desenhos que divertiam as crianças nos anos 80 - Cavalo de Fogo Portal Folha de São Paulo de 18 de julho de 2011

Ligações externas[editar | editar código-fonte]