Camaquã (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Camaquã
  Bairro do Brasil  
Localização
Mapa
Mapa de Camaquã
Coordenadas 30° 6' 22" S 51° 14' 22" O
Município Porto Alegre
Características geográficas
Área total 224 hectares
População total 21,723 hab(2 000)
10,074 homens
11,649 mulheres hab.
Densidade 97 hab/ha hab./km²
Outras informações
Taxa de crescimento (-) 0,50 % (de 1991 a 2000)
Domicílios 6.999
Rendimento médio mensal 6,65 salários mínimos

Camaquã é um bairro da zona sul da cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. Foi criado pela lei 2022 de 7 de dezembro de 1959.

História[1][editar | editar código-fonte]

O nome do bairro foi uma homenagem a um antigo comerciante de Porto Alegre, morador do bairro vizinho Tristeza.

Desde sua oficialização o bairro Camaquã conta com a ativa Associação dos Moradores do Bairro Camaquã[2], que reuniu esforços para a realização de projetos como a criação de mais escolas e espaços de lazer.

Características atuais[editar | editar código-fonte]

Com a exceção de suas avenidas, o Camaquã possui ruas bem calmas em seu interior. Predominantemente residencial, apresenta muitas casas, bem como condomínios horizontais e edifícios de três andares, em média. Em termos de comércio e serviços, é também bem estruturado, além de ser bem servido de transporte público, por diversas linhas de ônibus urbanos e lotações.

Pontos de referência[editar | editar código-fonte]

Limites atuais[editar | editar código-fonte]

Ponto inicial e final: encontro da Rua Coronel Massot com a Rua Germano Aduíno Toniolo; desse ponto segue pela Rua Germano Aduíno Toniolo até a Rua General Rondon, por essa até a Rua Marechal Hermes, por essa até a Rua Doutor Pereira Neto, por essa até a Rua Álvaro Guterres, por essa e seu prolongamento até o limite Parque Natural do Morro do Osso, ponto de coordenadas E: 276.741; N: 1.667.005; segue pelo limite desse parque até o ponto de coordenadas E: 277.374; N: 1.667.277, localizado junto à Diretriz quatro mil quinhentos e sessenta e oito (4568), via projetada pelo Plano Diretor; desse ponto segue por uma linha reta e imaginária até o encontro da Rua Coronel Hilário Pereira Fortes com a Rua Dante Gabriel Guimaraens, por essa até a Estrada -Vila Maria, por essa até o Beco D Vila Maria, por este até a Rua Jardim Violeta, por essa até a Rua Liberal, por essa até a Rua João Mora, por essa até a Rua Doutor Pereira Neto, por essa até a Rua Sílvio Silveira Soares, por essa até a Rua José Domingos Varella, por essa até a Rua Coronel Massot, por essa até a Rua Germano Aduíno Toniolo, ponto inicial.[4]

Seus bairros vizinhos são: Cristal, Tristeza e Cavalhada.

Lei dos limites de bairros- proposta 2015-2016[editar | editar código-fonte]

No fim do ano de 2015, as propostas com as emendas foram aprovadas pela câmara de vereadores de Porto Alegre. Em relação aos limites atuais, há algumas alterações como por exemplo a anexação da região da Rua Chico Pedro ao bairro Cristal, no qual já tinha o maior pertencimento.

Ponto inicial e final: encontro da Rua Cel. Massot com a Rua Germano Aduíno Toniolo. Desse ponto segue pela Rua Germano Aduíno Toniolo até a Rua Gen. Rondon, por essa até a Rua Marechal Hermes, por essa até a Rua Álvaro Guterres, por essa e seu prolongamento até o limite Parque Natural do Morro do Osso, ponto de coordenada 00000. Segue pelo limite desse parque até o ponto de coordenada 00000 localizado junto à via projetada pelo Plano Diretor (Diretriz 4568). Deste ponto, segue por uma linha reta e imaginária até o ponto de coordenada 00000 localizado no encontro da Rua Coronel Hilário Pereira Fortes com a Rua Dante Gabriel Guimaraens, por essa até a Estrada Vila Maria, por essa até o Beco D Vila Maria, por este até a Rua Liberal, por essa até a Rua João Mora, por essa até a Rua Doutor Pereira Neto, por essa até a Rua Sílvio Silveira Soares, por essa até a Rua José Domingos Varella, por essa até a Rua Coronel Massot, por essa até a Rua Germano Aduíno Toniolo, ponto inicial. [5]

Referências

Referências bibliográficas[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]