Saltar para o conteúdo

Ana Paula Arósio: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Cind (discussão | contribs)
Bisbis (discussão | contribs)
m Revertidas edições por Cind, para a última versão por Rodrigocd
Linha 29: Linha 29:
'''Ana Paula Arósio''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[16 de julho]] de [[1975]]) é [[Ator|atriz]] e [[modelo (pessoa)|modelo]] [[brasil]]eira.
'''Ana Paula Arósio''' ([[São Paulo (cidade)|São Paulo]], [[16 de julho]] de [[1975]]) é [[Ator|atriz]] e [[modelo (pessoa)|modelo]] [[brasil]]eira.


==Biografia==


Ana Paula iniciou sua carreira de modelo<ref>[http://orbita.starmedia.com/~mascarado.club/anapaula.htm Star Media]</ref> aos doze anos de idade, quando foi descoberta por uma caça-talentos em um [[supermercado]]; sua estréia se deu através da Agência Stilo, coligada da Agência Galharufas e coordenada pelo fotógrafo Paulo Sadao. Depois de aparecer em centenas de capas de [[revista]]s e [[comercial|comerciais]] de [[televisão]], partiu para a carreira de atriz, o que aconteceu com o filme [[Itália|ítalo]]-brasileiro ''Forever'', do diretor [[Walter Hugo Khouri]], com participação de [[Ben Gazzara]].
Ana Paula iniciou sua carreira de modelo e atua como atriz


Suas primeiras aparições em [[telenovela]]s ocorreram no [[SBT]]. Foram três produções<ref>{{imdb nome|0038258}}</ref> a partir de [[1994]]: ''[[Éramos Seis (1994)|Éramos Seis]]'', ''[[Razão de Viver]]'' e ''[[Os Ossos do Barão]]''. O estrelato veio em [[1998]], quando protagonizou a [[minissérie]] da [[Rede Globo]] ''[[Hilda Furacão]]''<ref>[http://licenciamento.globo.com/dvd/hildafuracao.php Globo]</ref>, da autora [[Glória Perez]].
televisão:

Hilda Furacão
Em [[1996]], seu então noivo, o empresário Luiz Carlos Tjurs, cometeu [[suicídio]] na sua frente, o que a deixou traumatizada durante meses.
Terra Nostra

CIRANDA DE PEDRA
A seguir, atuou em duas [[telenovela]]s da mesma emissora, ''[[Terra Nostra]]'' e ''[[Esperança (telenovela)|Esperança]]'', ambas do autor [[Benedito Ruy Barbosa]] e com foco na [[imigração italiana no Brasil]]<ref>[http://www.comunitaitaliana.com.br/Entrevistas/Arosio.htm Comuna Italiana]</ref>. Além disso, fez outras minisséries e diversas participações especiais na televisão, ao mesmo tempo em que desenvolvia uma carreira também no [[teatro]]. Sua peça mais importante foi ''Casa de Bonecas''<ref>[http://www.zaz.com.br/exclusivo/noticias/2002/04/04/032.htm Terra]</ref>, de [[2002]].

Em [[2004]], ganhou<ref>[http://www.adorocinemabrasileiro.com.br/personalidades/ana-paula-arosio/ana-paula-arosio.asp Adoro Cinema Brasileiro]</ref> o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme ''[[Celeste & Estrela]]'', de [[Betse de Paula]], no 3º [[Festival de Cinema de Varginha]].

Em [[2005]], atuou no filme<ref>[http://ofuxico.uol.com.br/Materias/Noticias/noticia_2498.htm O Fuxico]</ref> ''[[O Coronel e o Lobisomem (2005)|O Coronel e o Lobisomem]]'', do diretor [[Maurício Farias]], ao lado de [[Selton Mello]] e [[Diogo Vilela]], uma co-produção da [[Natasha Filmes]], de [[Paula Lavigne]]. Sua primeira telenovela contemporânea<ref>[http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u62446.shtml UOL]</ref> foi ''[[Páginas da Vida]]'', do autor [[Manoel Carlos]], exibida entre [[2006]] e [[2007]]. Até então, só havia feito telenovelas de época.

Em [[2007]], Ana Paula foi escolhida<ref>[http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL325243-9798,00-ANA+PAULA+AROSIO+VOLTA+DA+EUROPA+PARA+GRAVAR+NOVO+COMERCIAL.html Ego]</ref> a nova garota-propaganda da marca [[Avon]]. Em [[2008]], ela mais uma vez protagoniza<ref>[http://estrelando.uol.com.br/interna/interna_26686.htm UOL]</ref> uma novela de época, ''[[Ciranda de Pedra (2008)|Ciranda de Pedra]]'', que é uma releitura da novela de [[1981]].


==Carreira==
==Carreira==


===Na televisão===
Ana Paula sempre participa das novelas de sua emissora GLOBO.

[[Categoria:] ]Mellhor atriz 2007 - Revelação
;Telenovelas
*2008 - ''[[Ciranda de Pedra (2008)|Ciranda de Pedra]]'' - Laura Toledo da Silva Prado
*2006 - ''[[Páginas da Vida]]'' - Olívia Martins de Andrade
*2003 - ''[[Celebridade (telenovela)|Celebridade]]'' - Alice (participação especial)
*2002 - ''[[Esperança (telenovela)|Esperança]]'' - Camille
*1999 - ''[[Terra Nostra]]'' - Giuliana Splendore
*1997 - ''[[Os Ossos do Barão (1997)|Os Ossos do Barão]]'' - Isabel Taques Redon ([[SBT]])
*1996 - ''[[Razão de Viver]]'' - Bruna Loureiro (SBT)
*1994 - ''[[Éramos Seis (1994)|Éramos Seis]]'' - Amanda (SBT)

;Minisséries
*2005 - ''[[Mad Maria]]'' - Consuelo
*2004 - ''[[Um Só Coração]]'' - Yolanda Penteado
*2001 - ''[[Os Maias (minissérie)|Os Maias]]'' - Maria Eduarda da Maia
*1998 - ''[[Hilda Furacão]]'' - Hilda


===No cinema===
===No cinema===

Revisão das 08h26min de 21 de setembro de 2008

Predefinição:Infobox actor Ana Paula Arósio (São Paulo, 16 de julho de 1975) é atriz e modelo brasileira.

Biografia

Ana Paula iniciou sua carreira de modelo[1] aos doze anos de idade, quando foi descoberta por uma caça-talentos em um supermercado; sua estréia se deu através da Agência Stilo, coligada da Agência Galharufas e coordenada pelo fotógrafo Paulo Sadao. Depois de aparecer em centenas de capas de revistas e comerciais de televisão, partiu para a carreira de atriz, o que aconteceu com o filme ítalo-brasileiro Forever, do diretor Walter Hugo Khouri, com participação de Ben Gazzara.

Suas primeiras aparições em telenovelas ocorreram no SBT. Foram três produções[2] a partir de 1994: Éramos Seis, Razão de Viver e Os Ossos do Barão. O estrelato veio em 1998, quando protagonizou a minissérie da Rede Globo Hilda Furacão[3], da autora Glória Perez.

Em 1996, seu então noivo, o empresário Luiz Carlos Tjurs, cometeu suicídio na sua frente, o que a deixou traumatizada durante meses.

A seguir, atuou em duas telenovelas da mesma emissora, Terra Nostra e Esperança, ambas do autor Benedito Ruy Barbosa e com foco na imigração italiana no Brasil[4]. Além disso, fez outras minisséries e diversas participações especiais na televisão, ao mesmo tempo em que desenvolvia uma carreira também no teatro. Sua peça mais importante foi Casa de Bonecas[5], de 2002.

Em 2004, ganhou[6] o prêmio de melhor atriz coadjuvante pelo filme Celeste & Estrela, de Betse de Paula, no 3º Festival de Cinema de Varginha.

Em 2005, atuou no filme[7] O Coronel e o Lobisomem, do diretor Maurício Farias, ao lado de Selton Mello e Diogo Vilela, uma co-produção da Natasha Filmes, de Paula Lavigne. Sua primeira telenovela contemporânea[8] foi Páginas da Vida, do autor Manoel Carlos, exibida entre 2006 e 2007. Até então, só havia feito telenovelas de época.

Em 2007, Ana Paula foi escolhida[9] a nova garota-propaganda da marca Avon. Em 2008, ela mais uma vez protagoniza[10] uma novela de época, Ciranda de Pedra, que é uma releitura da novela de 1981.

Carreira

Na televisão

Telenovelas
Minisséries

No cinema

No teatro

Trívia

  • Quase todas as produções televisivas de que Ana Paula até agora participou são de época.
  • Na regravação de Os Ossos do Barão, a atriz contracenou com Caio Blat, que fazia seu irmão, Ricardo. Já no remake de Ciranda de Pedra, eles voltam a dividir a cena, como sogra e genro, a protagonista Laura Toledo Silva Prado e o vilão Afonso Müller.

Referências

Ligações externas

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ana Paula Arósio