12.ª Região Militar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de 12ª Região Militar)
Ir para: navegação, pesquisa
12ª Região Militar
12rm.png
Brasão
País  Brasil
Estado Amazonas
Corporação Exército Brasileiro
Subordinação Comando Militar da Amazônia
Denominação Região Mendonça Furtado
Sigla 12ª RM
Criação 1948
Lema Nós fazemos o apoio logístico do combatente na Amazônia Ocidental
Comando
Comandante Gen Div Antônio Maxwell de Oliveira Eufrásio[1]
Sede
Sede Manaus -  Amazonas
Bairro Ponta Negra
Endereço Avenida dos Expedicionários, 6155, Ponta Negra, Manaus - AM
Internet http://www.12rm.eb.mil.br

Há mais de meio século, precisamente em 15 de julho de 1948, o então Ministério da Guerra criou o Comando de Elementos de Fronteira, nesta cidade de Manaus, por transformação do Comando dos Destacamentos de Fronteira, com jurisdição sobre os Estados do Pará e Amazonas e os Territórios do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Com o crescimento da prioridade atribuída à área, foi criado em Belém o Comando Militar da Amazônia e, em 1969, transferido para Manaus reunindo-se a este Comando da 12ª Região Militar, então criada.

Treze anos mais tarde, separada do CMA, a 12ª RM, estabelecida como Grande Comando independente, iniciou a busca de uma denominação histórica à altura de sua importância. O Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado, antigo governante da então província do Grão-Pará, em meados do século XVIII, percorreu vasta extensão da Capitania, incorporando novas comunidades, fundando vilas, integrando o território, realizando a política de povoamento e garantindo a posse da terra, por meio da doutrina do utis possidetis, bem como do desenvolvimento de atividades econômicas que interiorizaram o homem nesta imensa região.

A conjunção de seus esforços, particularmente nos campos político e econômico, resultou na expansão da fronteira norte do Brasil e na atual configuração do Estado do Amazonas, razão pela qual, numa justa homenagem, foi concedida à 12ª Região Militar a denominação histórica de "REGIÃO MENDONÇA FURTADO", pela Portaria Ministerial Nr 687, de 16 de dezembro de 1993. Na estrutura militar de paz tem, como principais encargos, comando, planejamento e execução do apoio às Organizações Militares de sua área, bem como o planejamento do preparo e da execução da mobilização e das atividades ligadas ao equipamento do território.

Sede e abrangência[editar | editar código-fonte]

Está sediada na cidade de Manaus, no maior estado da federação brasileira, o Amazonas. Abrange, além do Amazonas, o Acre, Roraima e Rondônia.

Organizações Militares Subordinadas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências