Aldeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Aldeias)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Aldeia (desambiguação).
Aldeia de Piódão, Arganil, Portugal.

Aldeia (do árabe ad-Dai'hâ) é uma povoação, normalmente rural, com poucos habitantes, isto é, um aglomerado populacional de categoria inferior à vila, podendo dispor de autonomia administrativa e de economia de subsistência (não exporta o excedente da economia, consumindo tudo), sendo geralmente satélite de uma vila, onde a população geralmente costuma trabalhar na sua economia. Uma aldeia pode ser composta por vários lugares.

No Brasil, o termo "aldeia" é usado sobretudo para denominar povoações indígenas. E "vila" algumas vezes é o nome que se dá a um povoado pequeno que na verdade é uma aldeia, pois ainda sem algum poder político ou algum poder em sua economia, o que define na forma da ciência política a Vila. Em algumas aldeias ditas "vilas", não existe uma tradição ou folclore local ainda, o que prova na forma da cultura não serem ainda "vilas".

Na terra dos carijós, cada casa foi chamada de aldeia, «trinta e cinco casas são trinta e cinco aldeas»,[1] e era esta a designação de casa, ou palhoça, que em 1500 foi levada para o Brasil.

Referências

  1. Guerreiro, Fernão. Das cousas do Brasil. pg. 199
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aldeia
Ícone de esboço Este artigo sobre terminologia geográfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.