Alexander's Ragtime Band

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alexander's Ragtime Band
Sinfonias modernas (PT)
Epopéia do jazz (BR)
 Estados Unidos
1938 •  p&b •  106 min 
Direção Henry King
Produção Darryl F. Zanuck
Roteiro Irving Berlin
Richard Sherman
Elenco Tyrone Power
Alice Faye
Don Ameche
Ethel Merman
Jack Haley
Género drama musical
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Alexander's Ragtime Band (Epopéia do Jazz (título no Brasil) ou Sinfonias Modernas (título em Portugal)) é um filme de drama musical estadunidense de 1938, dirigido por Henry King para a 20th Century Fox.

Produção[editar | editar código-fonte]

O roteiro do filme foi escrito por Irving Berlin e Richard Sherman, produção de Darryl F. Zanuck, fotografia de J. Peverell Marley, direção de arte de Bernard Herzbrun e Boris Leven, figurinos de Gwen Wakeling, montagem de Barbara McLean, e música de Alfred Newman e também de Irving Berlin.

A trilha sonora, constituída por 28 canções, foi totalmente escrita por Irving Berlin, incluindo sua canção-tema que leva também o nome do filme. Algumas canções já tinham sido escritas muitos anos antes e outras são inéditas, feitas especialmente para o filme.

As filmagens ocorreram em 1938 porém, a história se passava no período da Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918). Como resultado, há alguns "anacronismos", como por exemplo, as canções "Heat Wave" (interpretada por Ethel Merman) e "Easter Parade" não foram escritas antes de 1933.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Da esquerda para direita: Jack Haley, Alice Faye, Don Ameche e Tyrone Power

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Roger Grant é um violinista talentoso que tem dificuldades financeiras para continuar com os estudos de música clássica, objetivo que deixa sua família orgulhosa. Ao reunir seus amigos e tentarem um emprego como músicos em um bar no cais de San Francisco, Roger conhece Stella Kirby, uma cantora que também vinha ali em busca de se empregar. Por acaso, os músicos apresentam a canção Alexander's Ragtime Band, trazida por Stella, num ritmo popular que desconheciam. Stella canta a música com a banda e o sucesso com o público faz com que o proprietário os contrate para atuarem juntos. Stella antipatiza com Roger, agora chamado de "Alexander", e não quer se unir a banda mas para conseguir o emprego aceita e o grupo começa a se apresentar profissionalmente no local, alcançando popularidade com o novo ritmo chamado "ragtime". A família de Roger fica contrariada mas ele resolve seguir com a banda. Stella começa a namorar Charles, um dos músicos que toca piano e compõe e continua com os atritos com Roger, até que os dois descobrem estarem apaixonados. Um convite para Stella se apresentar sozinha em Nova Iorque, contudo, gera novos atritos e o casal e a banda acabam se desfazendo e cada um segue seu caminho. Mas apesar dos percalços e da convocação de Roger para a Primeira Guerra Mundial, os músicos terão uma nova chance para reunirem novamente a inesquecível Alexander's Ragtime Band.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Academy Awards (EUA) (1939)

Premiações
Indicações

Galeria de fotos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. NY Times: Alexander's Ragtime Band NY Times. Visitado em 12-10-2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Alexander's Ragtime Band