Back to December

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Back to December"
Single de Taylor Swift
do álbum Speak Now
Lançamento 12 de outubro de 2010 (2010-10-12)
Formato(s)
Gênero(s) Country pop
Duração 4:55
Gravadora(s) Big Machine
Composição Taylor Swift
Produção
Cronologia de singles de Taylor Swift
"Mine"
(2010)
"Mean"
(2011)
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

Back to December é uma canção composta e interpretada pela cantora estadunidense Taylor Swift, e produzida por Swift juntamente com Nathan Chapman. Foi primeiramente lançada em 12 de outubro de 2010 como single promocional como parte de uma campanha da iTunes Store para o lançamento do álbum Speak Now (2010). Entretanto, em 15 de novembro de 2010, foi oficialmente lançada como segundo single do álbum. De acordo com Swift, "Back to December" é a primeira canção em que ela se desculpa com alguém. Críticos especulam que a canção seja sobre Taylor Lautner, ex-namorado de Swift, embora nenhum dos dois tenha comentado sobre essa alegação. "Back to December" é considerada uma balada country pop orquestral e sua letra expõe um apelo de perdão por ter terminado o relacionamento com um ex-namorado.

"Back to December" recebeu critícas positivas e foi considerada uma das melhores canções de Speak Now. Os critícos elogiaram a canção por sua letra expressiva, sua melodia indelével e o aperfeiçoamento do vocal de Swift. A canção obteve sucesso comercial, alcançando a posição seis no Billboard Hot 100 e a posição três no Billboard Hot Country Songs dos Estados Unidos, e a posição sete no Hot 100 do Canadá. A canção teve sucesso moderado internacionalmente, alcançando a posição 24 na Nova Zelândia e a posição 26 na Autrália.

Conteúdo e composição[editar | editar código-fonte]

Segundo a própria compositora e intérprete da música, esta foi escrita para um ex-namorado, como um pedido de desculpas. "A música é sobre uma pessoa que foi incrível para mim, perfeita para mim durante um relacionamento e eu fui muito descuidada com ele. Então, esta é uma música cheia de palavras que eu diria para ele, que ele merece ouvir", declarou em entrevista à E! Entertainment Television.[1] Ela completou em uma entrevista para a MTV que "nunca havia sentido a necessidade de se desculpar em uma canção antes. Mas nos últimos dois anos eu [...] aprendi muita coisa".[2]

Paradas musicais[editar | editar código-fonte]

Back to December foi lançada como single promocional nos Estados Unidos,e teve cerca de 242,000 downloads em uma semana em 15 de Novembro estreando na primeira posição da Billboard Digital Songs e na sexta posição da Billboard Hot 100. Back to December teve o lançamento oficial nos Estados Unidos e reentrou na 74ª posição.

Parada (2010) Melhor
posição
 Austrália (Australian Singles Chart)[3] 26
 Canadá (Canadian Singles Chart)[3] 7
 Estados Unidos (Billboard Hot 100)[4] 6
 Estados Unidos (Billboard Digital Songs)[4] 1
 Austrália (Australian Singles Chart)[3] 26
 Estados Unidos (Billboard Hot Country Songs)[4] 3
 Estados Unidos (Billboard Radio Songs)[4] 7
 Nova Zelândia (RIANZ)[3] 24

Referências

  1. [1]
  2. «Taylor Swift Says 'Back To December' Lyrics Are An Apology». MTV. Consultado em 18 de outubro de 2010 
  3. a b c d «Taylor Swift - Back To December» (em inglês). aCharts.us. Consultado em 22 de outubro de 2010 
  4. a b c d «Chart History - Country Songs» (em inglês). Billboard.com. Consultado em 17 de janeiro de 2011