Baleia-cinzenta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaBaleia-cinzenta
Baleia-cinzenta no Georgia Aquarium
Baleia-cinzenta no Georgia Aquarium
Gray whale size.svg
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Mysticeti
Família: Eschrichtiidae
Ellerman e Morrison-Scott, 1951
Género: Eschrichtius
Gray, 1864
Espécie: E. robustus
Nome binomial
Eschrichtius robustus
Lilljeborg, 1861
Distribuição geográfica
Mapa de distribuição da baleia-cinzenta.
Mapa de distribuição da baleia-cinzenta.
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Baleia-cinzenta

A baleia-cinzenta (Eschrichtius robustus) é um mamífero cetáceo da família dos escrictídeos.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Uma baleia-cinzenta saltando.

Seu tamanho pode atingir cerca de 15 m de comprimento e pesar cerca de 35 toneladas. Sua alimentação é a base de anfípodos (pequenos crustáceos que vivem na água ou próximo, incluindo pulgas de areia e piolhos de baleia), krill, plâncton e moluscos. Ao contrário de outros cetáceos, a baleia-cinzenta tende a alimentar-se junto ao fundo do mar, onde agita a água para levantar material do fundo de onde consegue filtrar os seus alimentos. A distribuição atual e contida ao Oceano pacífico. A baleia-cinzenta também ocorre em águas litorais desde o mar de Okhotsk até a Coreia do Sul e Japão e desde os mares de Chukchi e de Beaufort no golfo do México.

Habitat[editar | editar código-fonte]

As baleias cinzentas são as mais litorais das baleias-de-barba e são encontradas frequentemente a um quilômetro da costa litoral, embora um aumento no tráfego de barcos possa forçar as baleias a permanecer em zonas mais distantes. Por causa de preferirem águas perto da costa, as baleias cinzentas são alguns dos cetáceos mais bem conhecidos.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Não se conhece o processo de acasalamento. A gestação dura cerca de 13 meses e o filhote ingere quase 600 litros de leite por dia, podendo dobrar seu peso em 1 semana. O desmame ocorre aos 7 meses de idade.

Descrição geral[editar | editar código-fonte]

A pele da baleia-cinzenta é sarapintada de cinzento escuro e de cinzento claro, embora já tenham sido observados alguns indivíduos esbranquiçados. Existe um dimorfismo sexual no tamanho. As fêmeas tendem a ser maiores do que os machos, talvez devido ao fato de serem estas que cuidam e protegem as suas crias. O único predador da baleia-cinzenta é a orca. As orcas preferem atacar especificamente os lábios, a língua e a cauda das baleias-cinzentas por serem as partes mais macias, ao contrário do resto do corpo.

Uma baleia-cinzenta nadou a maior distância percorrida por um vertebrado marinho já registrada cerca de 26,8 mil quilômetros, o que é mais da metade da distância equivalente à volta ao mundo.[2]

Referências

  1. Reilly, S.B., Bannister, J.L., Best, P.B., Brown, M., Brownell Jr., R.L., Butterworth, D.S., Clapham, P.J., Cooke, J., Donovan, G.P., Urbán, J. & Zerbini, A.N. (2012). Eschrichtius robustus (em inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 . Página visitada em 3 de Dezembro de 2012..
  2. «Baleia-cinzenta estabelece novo recorde ao atravessar meio mundo». National Geographic. 14 de junho de 2021. Consultado em 28 de maio de 2022 
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Baleia-cinzenta