Vaquita

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2015)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma caixa taxonómicaVaquita
Tamanho comparado a do ser humano.

Tamanho comparado a do ser humano.
Estado de conservação
Status iucn3.1 CR pt.svg
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Subordem: Odontoceti
Família: Phocoenidae
Género: Phocoena
Espécie: P. sinus
Nome binomial
Phocoena sinus
McFarland e Norris, 1958
Distribuição geográfica
Cetacea range map Vaquita.PNG

A vaquita (Phocoena sinus) é um cetáceo da família Phocoenidae encontrado nas águas do norte do golfo da Califórnia. É também conhecido como marsuíno-do-golfo-da-califórnia, toninha-do-golfo, boto-do-pacífico e cochito.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • MEAD, J. G.; BROWNELL, R. L. (2005). Order Cetacea. In: WILSON, D. E.; REEDER, D. M. (Eds.) Mammal Species of the World: A Taxonomic and Geographic Reference. 3ª edição. Baltimore: Johns Hopkins University Press. p. 723-743.
Ícone de esboço Este artigo sobre cetáceos é um esboço relacionado ao Projeto Mamíferos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Vaquita;A Vaquita (Phocoena sinus) é uma espécie rara de golfinho. O número estimado de indivíduos caiu abaixo de 100, em 2014, colocando-o em perigo iminente de extinção. A Vaquita é encorpado e tem uma forma toninha clássico. A espécie é distinguível pelos anéis escuros em torno dos olhos, manchas em seus lábios, e uma linha que se estende a partir de suas barbatanas dorsais para a sua boca. Sua volta é um cinza escuro que se desvaneça a um lado de baixo branco. Vaquitas fêmeas tendem a ser um pouco maior que os machos. As fêmeas geralmente acabam em um comprimento de 140,6 centímetros, os machos 134,9 centímetros. O tempo de vida, padrão de crescimento, reprodução sazonal é parecido com o do boto. Vaquitas parecem ser bastante seletivos sobre seu alimento pequenos peixes e lula nesta área. Algumas das presas mais comuns são teleósteos (peixes com esqueleto ósseo), como grunhidos, corvinas e truta do mar. Assim como outros cetáceos, Vaquitas pode usar a ecolocalização para encontrar a rapina. Também é possível que eles localizar suas presas, seguindo os sons de movimento da presa. Acredita-se que Vaquitas vivem cerca de 20 anos em condições ideais.