Canonical Ltd.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Canonical Ltd)
Ir para: navegação, pesquisa
Canonical Ltd
Canonical logo.svg
Tipo Sociedade de responsabilidade limitada
Indústria Software
Fundação 5 March 2004
Pessoas-chave Mark Shuttleworth
Jane Silber (CEO)
Empregados 500+[1]
Produtos Ubuntu, Launchpad, Bazaar, Landscape, Ubuntu One
Sítio oficial www.canonical.com
Formerly "M R S Virtual Development Ltd"[2]
Ubuntu, principal produto da empresa.

A Canonical Ltd. é uma empresa fundada pelo sul-africano Mark Shuttleworth sediada na Ilha de Man e que trabalha na promoção do software livre. É a responsável pelo sistema operacional Ubuntu e suas variações (Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu e Gobuntu), pelo site Launchpad, pelo sistema de controle de versão Bazaar e pelo TheOpenCD. A Canonical emprega funcionários em mais de 30 países e mantém escritórios em Londres, Boston, Taipé, Montreal, Xangai, São Paulo e Ilha de Man.

Softwares de código aberto baseados em Ubuntu[editar | editar código-fonte]

Outros projetos da Canonical[editar | editar código-fonte]

  • Bazaar, um sistema de controle de versão.
  • Storm (Software), um mapeador objeto-relacional para Python, parte da base de código do Launchpad.
  • Upstart, é um evento baseado em substituição ao tradicional o init daemon.
  • Quickly (software), é um framework para a criação de programas de software para uma distribuição Linux usando Python , PyGTK , Designer de Interface Glade e Couch desktop .
  • Ubuntu Software Center, é um programa de computador para navegar, instalação e remoção de software no sistema operacional Ubuntu.
  • Launchpad, é uma aplicação web e website que permite aos usuários desenvolver e manter software, particularmente software-livre.
  • Landscape, um serviço web proprietário para gerenciamento centralizado de sistemas Ubuntu.
  • Ubuntu One, é um serviço que oferece computação nas nuvens.
Mark Shuttleworth (em pé) e outros funcionários da Canonical discutindo o Launchpad num projeto sprint, na Alemanha
  • Ubuntu Edge, smartphone conceito da Canonical o qual roda em dual-boot entre o Ubuntu Touch e Android, que quando conectado a um dock ou um dispositivo HDMI funciona como um pc, rodando o Ubuntu padrão (versão desktop). O projeto para arrecadar fundos (32 milhões) no site Indiegogo não chegou ao lucro desejado (chegou em torno de 10 milhões em 30 dias), sendo assim, o projeto do Ubuntu Edge está atualmente congelado.

Os Planos de Negócios[editar | editar código-fonte]

Em entrevista ao The Guardian em Maio de 2008, Mark Shuttleworth disse que o modelo de negócios da Canonical foi a prestação de serviços e explicou que a Canonical ainda não estava perto de rentabilidade. Canonical também afirmou que vai esperar para que o negócio se transformar em um rentável dentro de mais 3 a 5 anos. Ele considerou Canonical como posicionando-se como a demanda por serviços relacionados a software livre rosa. Esta estratégia tem sido comparado a Red Hat estratégias do negócio em 1990. No entanto, em um início de 2009 New York Times artigo, Shuttleworth disse que a receita da Canonical foi "rasteira" para $ 30 milhões, ponto da empresa break-even.

Em 2007, a Canonical lançou uma loja internacional online na qual vende serviços de suporte e produtos da marca Ubuntu; mais tarde, em 2008, expandiu-se com uma nova loja tendo como alvo os Estados Unidos, projetado para reduzir o tempo das remessas[3] . Ao mesmo tempo, a palavra Ubuntu foi registrada em conexão com roupas e acessórios.

Referências

  1. About Canonical Canonical Ltd. Visitado em 2012-08-20. "We've come a long way since our launch in 2004. We now have over 500 staff in more than 30 countries, and offices in London, Boston, Taipei, Montreal, Shanghai, São Paulo and the Isle of Man."
  2. Company no. 110334C The Isle of Man Companies Registry. Visitado em 2005-05-18. "[Previous names: ] M R S VIRTUAL DEVELOPMENT LIMITED [Name type: ] PREVIOUS"
  3. Canonical launches US-based shop.ubuntu.com in time for holiday season Ubuntu Insights. Visitado em 2015-06-28.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal: