Carly Shay

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carly Shay
Personagem fictícia de iCarly
MCosgrove borders.jpg
Miranda Cosgrove interpreta Carly Shay.
Nome completo Carlotta Shay
Outro(s) nome(s) Carly
Nascimento 2 de abril de 1994
Idade 13-18 (na série)
Origem  Estados Unidos
Sexo Feminino
Espécie Humana
Ocupação Apresentadora de webshow
Afiliações iCarly.com
Família Steven Shay
Spencer Shay
Vovô Shay
Amigo(s) Samantha Puckett
Freddie Benson
Gibby Gibson
Criado por Dan Schneider
Dublagem Brasil Luisa Palomanes
Série(s) iCarly
Temporada(s) 7
Primeira aparição "iPilot"
Última aparição "iGoodbye"
Interpretado por Miranda Cosgrove
Espécie Humana
Afiliações iCarly.com

Carlotta "Carly" Taylor Shay (Seattle, 2 de abril de 1995) é uma personagem fictícia da sitcom estadunidense iCarly, da Nickelodeon.

Pais e família[editar | editar código-fonte]

Carly é filha de Steven Shay. Sua mãe nunca foi apresentada na série, levando a pensar que ela morreu quando Carly era pequena. Seu pai é militar e trabalha num submarino europeu a mais de 3km de profundidade. Mora com seu irmão e tutor legal, Spencer Shay num triplex na cidade de Seattle. Seu avô materno vai visitar Carly e Spencer algumas vezes; ele é conhecido como Vovô Shay. O pai da Carly, o Coronel Shay, só apareceu no último episódio da série, iGoodbye, exibido em novembro de 2012. Há alguns boatos que seu nome verdadeiro é Carla, e não Carly. E também que teria outro sobrenome, qual não foi revelado. Ela tem claustrofobia (mostrado nos episódios iSpace Out e iSam's Mom)

Descrição[editar | editar código-fonte]

É a "criadora" e estrela do webshow, iCarly. Ela teve a ideia de criar o programa logo após se cansar dos adultos, que querem controlar tudo. Queria abrir um "espaço" para que ela e seus amigos pudessem fazer e falar aquilo o que quisessem. Daí, surge o iCarly, um show semanal que diverte milhões de internautas. Carly é simpática, sonhadora, delicada e divertida e sempre está disposta a ajudar seus amigos. Ela às vezes surta quando as coisas dão errado, além de ter claustrofobia (como visto nos episódios iSpace Out e iSam's Mom) e também tem asma (como visto em iWanna Stay with Spencer), embora não tenha um ataque desde os sete anos. Seus melhores amigos e ajudantes no iCarly são Samantha Puckett e Freddie Benson. Apesar de ser considerada "fofa" (no sentido de simpática) mostrou uma estranha personalidade ao beijar Freddie no episódio final, mesmo dizendo desde as primeiras temporadas que não o amava. E fez isso mesmo sabendo que Sam ainda estava afim dele (se não sabia ela estava meio cega "por causa do novo sentimento").