Caxias Futebol Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Caxias
Caxias.png
Nome Caxias Futebol Clube
Alcunhas Gualicho
Alvinegro
Torcedor/Adepto Caxienses
Alvinegro
Mascote Pinguim
Fundação 12 de outubro de 1920 (95 anos)
Estádio Brasao joinville.pngErnestão
Capacidade 5000 pessoas[1]
Localização Brasao joinville.pngJoinville Santa CatarinaSC BrasilBrasil
Competição Santa Catarina Campeonato Catarinense
Santa Catarina 3º Divisão - 2013 Não participou
Santa Catarina 2º Divisão - 2012 10º Colocado (Rebaixado)
Santa Catarina 2º Divisão - 2011 9º Colocado
Website Site Oficial do Caxias F.C.
Blog dos Torcedores do Caxias F.C.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
editar

Caxias Futebol Clube é um clube de futebol brasileiro, sediado na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Manda seus jogos no Estádio Ernesto Schlemm Sobrinho o famoso (Ernestão), com capacidade para 5 mil espectadores.

Seu maior rival é o América Futebol Clube Que tem sua sede no bairro América na cidade de Joinville, ambos tiveram sua diretoria futebol fundida para fundar o JEC.

História[editar | editar código-fonte]

O Caxias foi fundado no dia 12 de outubro de 1920 como resultado da fusão de dois clubes: o Vampiro e o Teutônia. Do primeiro, herdou a cor preta e, do segundo, a cor branca. A reunião de fundação ocorreu na residência da família Marquardt e contou com a presença de Antônio Vian, Armandos Paul, Edgar Schneider, Felipe Zattar, Genoviano Rodrigues, Jaser Vieira, Joaquim das Neves, João Lorenzi, Osvaldo Marquardt, Paulo Kock e Rigoletto Conti. O nome do clube é uma homenagem ao Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias e Patrono do Exército Brasileiro. Seu primeiro presidente foi Osvaldo Marquardt.

A primeira partida da história do Caxias ocorreu no dia 6 de março de 1921, em comemoração ao 70º aniversário da cidade de Joinville, quando venceu o América na casa do adversário por 2 a 1. Os gols do Caxias foram marcados por Afonso Kruger e Waldemar Moreira, enquanto Alfredinho Zattar descontou para o América. O Caxias entrou em campo com: Paschoa, Camarão, Braga, Mané Gaspar, Paulo Koch, Joaquim da Neves, Carlos Butschardt, Afonso Kruger, Carlos Lopes, Candinho e Waldemar Moreira.

Em 1929, sagrou-se campeão citadino de Joinville, vencendo o América na final por 1 a 0, garantindo o direito de disputar o Campeonato Catarinense pela primeira vez. Na estréia estadual, derrotou o Lauro Müller por 3 a 0. Em seguida, bateu o Pery de Mafra por 2 a 1. Na decisão estadual, aplicou uma goleada de 7 a 3 no Adolfo Konder, em Florianópolis, e tornou-se o primeiro clube do interior a conquistar o Campeonato Catarinense. Os gols do Caxias foram marcados por Cilo (2), Raul Schmidlin (2), Reeck e Cirilo, e o clube estava assim escalado: Benedito, Candinho, Chiquito, Marinheiro, José, Otto Senff, Meyer, Cirilo, Raul Schmidlin, Cilo e Reeck.

Fusão de 76[editar | editar código-fonte]

Em 1971 o seu rival foi campeão catarinense, o então presidente do América Futebol Clube disse " Ou Caxias e América se unem, ou o futebol da cidade de Joinville chegará ao caos”. Realmente o americano sabia do que estava falando. E morreu dois anos depois sem ver o sonho realizado

Afusão começou a ser planejada em 1975, quando o presidente do Caxias Pedro Belarmino da Silva ligou para companhia Hansen, para marcar uma reunião com João Hansen Neto. Explicou a situação crítica que o clube vivia – que não era segredo para João Hansen também – e cogitou a possibilidade de uma ajuda maior para sanar as dívidas que se acumulavam. João, por sua vez, reacendeu a ideia de unir as duas equipes da cidade, contribuindo assim como uma boa quantia para a sustentação do novo time. A solução encontrada por um dos dirigentes do Caxias, no sentido de pelo menos remediar momentaneamente os problemas do clube, foi de convidar para a presidência o industrial João Hansen Júnior, da Tubos e Conexões Tigre.

A partir daí, o único e difícil passo para se criar um novo clube em Joinville foi obter a aprovação dos caxienses e americanos. Porém prevaleceu o bom senso, e em 29 de janeiro de 1976 foi criada a nova agremiação com a personalidade jurídica de Joinville e constituída também a sua primeira diretoria sob a presidência de Waldomiro Schützler.

JEC, o filho do Caxias

Então em 29 de janeiro de 1976, a partir da união dos departamentos de futebol do América e doCaxias, os dois clubes profissionais da cidade na época. Ambas as equipes enfrentavam sucessivas crises, e foi com uma parceria entre dois tradicionais adversários do futebol local que começou a história do JEC.

O Caxias F.C de 2000 a 2007[editar | editar código-fonte]

Em 2000 o clube voltou a ativa, com a chapa perdedora das eleições da nova diretoria do JEC, com esse diretoria o gualixo foi campeão da segunda divisão de Santa Catarina em 2002 e foi vice da principal divisão em 2003, nesse ano a final quase foi contra o seu filho.

Em 2005 pela serie A2 do catarinense, Caxias e JEC se enfrentaram, foi no dia 14 de maio e o jogo foi na Arena Joinville, mas o mandande era o alvinegro o jogo terminou 4x1 pro Joinville, no mesmo ano no mesma Arena Joinville, o tricolor foi o mandande e a pertida terminou em 2x2, em 2006 outros dois "Clássicos pai e filho" o primeiro foi 4xo pro JEC e o segundo e ultimo jogo entre os dois foi no dia 01/02/2006 no Ernesto Schlemm Sobrinho e terminou em 1x1

Time vencedor do Campeonato Catarinense de 1929.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Títulos Honoríficos
Profissionais
Campetição Títulos Temporadas
Santa Catarina Campeonato Catarinense 3 1929, 1954 e 1955
Santa Catarina Campeonato Catarinense da segunda divisão 1 2002
Santa Catarina Campeonato Catarinense da terceira divisão 1 2010
Amadores
Campetição Títulos Temporadas
Bandeira joinville.png Liga Joinvilense de Futebol 12 1935, 1937, 1938, 1939, 1940, 1941, 1944, 1945, 1946, 1954, 1955 e 1996

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Blog dos Torcedores
Twitter dos Torcedores

Twitter da TLA

Twitter oficial

Ver também[editar | editar código-fonte]

  1. Cadastro Nacional de Estádios de Futebol