Conceição da Feira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conceição da Feira
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico conceiçoensse
Localização
Localização de Conceição da Feira na Bahia
Localização de Conceição da Feira na Bahia
Localização de Conceição da Feira na Bahia
Conceição da Feira está localizado em: Brasil
Conceição da Feira
Localização de Conceição da Feira no Brasil
Mapa
Mapa de Conceição da Feira
Coordenadas 12° 30' 21" S 38° 59' 56" O
País Brasil
Unidade federativa Bahia
Região metropolitana Região Metropolitana de Feira de Santana
Municípios limítrofes São Gonçalo dos Campos, Cachoeira, Governador Mangabeira, Cabaceiras do Paraguaçu e Antônio Cardoso
Distância até a capital 120 km
História
Fundação 23 de Julho de 1926
Administração
Prefeito(a) Edvaldo de Sousa Santos (PT)
Características geográficas
Área total [1] 159,776 km²
População total (IBGE/2010[2]) 20 408 hab.
Densidade 127,7 hab./km²
Clima Não disponível
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,668 médio
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 78 089,911 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 925,89

Conceição da Feira é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. Sua população estimada em 2010 era de 20.406 habitantes.


História

Conta a tradição, que a primeira penetração em terras do atual município de Conceição da Feira ocorreu em meados do século XVII, por indivíduos vindos não se sabe de onde, que aí se estabeleceram e fundaram um Povoado.

O Coronel, ou mestre-de-campo, Manuel de Araújo de Aragão Correia, proprietário das terras denominadas Saco, há duas léguas da freguesia sediada na Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, graças ao seu espírito religioso, ergueu, aí, no ano de 1675, uma ermida que dedicou à Nossa Senhora da Conceição.

Essa ermida, conforme noticiou o Padre Antônio Pereira, então Vigário da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, situada na Vila acima referida, ficou anexada àquela Paróquia, por mandato do Arcebispo da Bahia, D. Sebastião da Vide.

A idéia de fundação de nova Capela veio de Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, D. Antônia Florinda de São José, que a construíram em terreno doado à Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, segundo escritura lavrada em 06 de outubro de 1830 na então Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, por José Leonardo Muniz Barreto.

Foi esse local escolhido para a construção da segunda capela, não só em virtude de estar no entroncamento de duas estradas reais, movimentadas, a do Sertão e a do Nordeste, mas também pelo fato de possuir ótimas nascentes d'água, até hoje consideradas da melhor qualidade pelo aspecto cristalino, ensejando o pouso de tropas.

Terminada a construção da capela, por Manuel Fernandes da Costa e sua mulher, começou a se desenvolver em redor dela a povoação; apareceram a feira, a casa de negócio e surgiu o Arraial Nossa Senhora da Conceição Nova da Feira.

Considerando que, terminada a construção do segundo emplo, a capela inicial estava arruinada, Manoel Fernandes da Costa e sua mulher encaminharam petição ao representante da Província da Bahia, com resultado favorável, dizendo: estar a mesma capela com a necessária decência para se celebrarem os ofícios divinos, e ante a sua espontânea vontade de oferecê-la, como a ofereceram ao público para que nela se erija Matriz e Freguesia e Pároco, à vista da população que há e da distância em que está de 02 léguas da Freguesia Matriz daquela Cidade de Cachoeira a que pertence, por cuja causa muito padece o povo na falta de pastor espiritual em suas maiores precisões.

Formação Administrativa

Foi a capela, consagrada a Nossa Senhora da Conceição, elevada à categoria de Freguesia pela Lei Provincial nº 275, de 25 de maio de 1847, que criou também o Distrito de Paz de Conceição da Feira, subordinado à Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira.

No ano de 1911, o Distrito de Conceição da Feira aparece na divisão administrativa do Brasil como componente do Município de Cachoeira.

O Arraial em causa foi elevado à categoria de Vila de Conceição da Feira pela Lei Estadual n° 1879, de 23 de julho de 1926, que também criou o Município de igual nome, com os limites do seu Distrito de paz e território desmembrado da Comarca de Cachoeira. A instalação solene do Município se deu às treze horas do dia 17 de outubro de 1926.

Foi o Município, porém, suprimido pelos Decretos estaduais de nº 7455, de 23 de junho de 1931, e de nº 7479, de 08 de julho do mesmo ano, tendo este último diploma legal reanexando seu território ao de Cachoeira.

A restauração do município foi efetuada, com os limites anteriores, pelo Decreto Estadual nº 7629, de 16 de setembro de 1931.

De acordo com a divisão administrativa de 1933 e as territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, o Município de Conceição da Feira compõe-se de um só Distrito, o Sede.

A Vila de Conceição da Feira foi elevada à categoria de Cidade do mesmo nome por efeito do Decreto Lei Estadual nº 10724, de 30 de março de 1938.

Em conseqüência do Decreto Lei Estadual nº 141, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro da Divisão Judiciária Administrativa da Bahia vigente no qüinqüênio 1944 -1948, foi extinto o Município de Conceição da Feira e seu território anexado ao do Município de Cachoeira; no entanto foi restaurado pelo Decreto Estadual nº 12978, de 1º de junho de 1944, que retificou o mencionado quadro, ficando, assim, a comuna de Conceição da Feira, em 1944 - 1948, composta, apenas, do Distrito Sede, ao qual se incorporou parte de Afligidos, do Município de São Gonçalo dos Campos, ex São Gonçalo.

No qüinqüênio 1954 - 1958, de acordo com a Lei nº 628, de 30 de dezembro de 1953, a divisão administrativa do município permanece inalterada.

Economia

A economia da cidade é baseada na avicultura, atividade economica na qual se destaca no estado, estão localizadas na cidade as empresas; Avigro, Gujão, Nova Granja, Carolina, Agroviba e muitos produtores individuais que prestam serviços a essas empresas e a Brasil Foods localizada na cidade vizinha de São Gonçalo dos Campos. O comércio da cidade apesar de pequeno é bem diversificado, existem quatro grandes supermercados e outros menores, papelarias e lojas de movéis e eletrodomesticos completam o comércio da cidade.

A feira livre realizada na cidade durante o dia de sabádo é fonte de emprego e renda para os pequenos produtores e feirantes da região e, atraem muitas pessoas que compram tanto na feira livre quanto nos supermercados. O São João da cidade atrai milhares de pessoas para a cidade, principalmente da Capital do estado que deixaram os parentes em busca de uma vida melhor.

A Associação dos Engenheiros da Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (Aelb-BA) estuda atualmente uma expansão do Trem suburbano de Salvador até o município, para meados da década de 2020.[5] O município havia sido incluído no roteiro do trem turístico Transbaião.[6][7][8][9]

Saúde

A antiga maternidade Maria Teodora Leal, foi reformada e ganhou o status de hosppital da administração municipal apesar, de deixar muito a desejar. Existem algumas clinicas e laboratórios particulares na cidade que complementam a saúde básica.

Educação

Existem muitas escolas primarias tanto nas redes públicas, quanto particular, o ensimo médio na cidade conta apenas com o Colégio Estadual Yeda Barradas Carneiro. A educação superior também esta presente com a FACE - EAD, que oferece os cursos de Administração, Matemática, Letras e Pedagogia.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. Bahia poderá ganhar um sistema ferroviário de âmbito regional
  6. Projeto Transbaião
  7. [1]
  8. Sítio oficial do Transbaião
  9. Trem turístico percorre 13 cidades do recôncavo baiano


Ícone de esboço Este artigo sobre um município da Bahia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Predefinição:Mesorregião do Centro-Norte Baiano