EF-488

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ferrovia Tereza Cristina
Info/Ferrovia
Informações principais
EF EF-488
Área de operação Santa Catarina
Tempo de operação 1884–Presente
Operadora Ferrovia Tereza Cristina
Portos Atendidos Porto de Imbituba
Sede Tubarão, Santa Catarina, Brasil
Especificações da ferrovia
Extensão 164 km (102 mi)
Bitola bitola métrica
1 000 mm (3,28 ft)

EF-488 é uma ferrovia brasileira no estado de Santa Catarina, com 164 quilômetros de extensão. Pertencia à Superintendência Regional 9, sediada em Tubarão nos tempos da RFFSA, sendo hoje administrado pela Ferrovia Tereza Cristina, e transporta carvão e cerâmica.

Esta via foi projetada para o transporte de carvão mineral entre a então localidade de Minas (hoje Lauro Müller) e o porto de Imbituba. É o menor corredor ferroviário brasileiro. Sua linha é isolada, não sendo interligada ao restante da malha nacional, com apenas 164 quilômetros de extensão. Serve para abastecimento da Usina Termelétrica Jorge Lacerda na época da Eletrosul[1] passando depois para a Tractebel Energia. Foi nomeada em homenagem à última imperatriz do Brasil D. Tereza Cristina de Bourbon-Duas Sicílias, esposa de Dom Pedro II.

Cidades servidas[editar | editar código-fonte]

Após as cheias de 1974, quando a linha férrea foi bastante danificada, a RFFSA resolveu abandonar o primeiro trecho da linha férrea, entre Tubarão e Lauro Müller, passando por Pedras Grandes e Orleans (EF-489). Vários ramais foram desativados nos anos 1970, como o que ligava ao porto de Laguna. A Ferrovia Tereza Cristina, atual concessionária, mantém suas operações nas cidades:

Referências

  1. RODRIGUES, Paulo Roberto Ambrosio - Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional - Edições Aduaneiras Ltda - 2000 - São Paulo - Pg. 43 - ISBN 85-7129-239-6

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre transporte ferroviário é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.