Saltar para o conteúdo

Niterói

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Niterói
  Município do Brasil  
Museu de Arte Contemporânea, Niterói
Museu de Arte Contemporânea, Niterói
Museu de Arte Contemporânea, Niterói
Símbolos
Bandeira de Niterói
Bandeira
Hino
Gentílico niteroiense
Localização
Localização de Niterói no Rio de Janeiro
Localização de Niterói no Rio de Janeiro
Localização de Niterói no Rio de Janeiro
País Brasil
Unidade federativa Rio de Janeiro
Municípios limítrofes São Gonçalo e Maricá
Distância até a capital km
História
Fundação 22 de novembro de 1573
Administração
Prefeito(a) Godofredo Pinto (Partido dos Trabalhadores)
Características geográficas
Área total 129 km²
População total (est. 2005) 474,046 hab.
Densidade 3,7 hab./km²
Clima Tropical Atlântico
Altitude 0 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000) 0,886 Erro de expressão: caractere "," não reconhecido
PIB (IBGE/2003) R$ 4.391.438.172,00
PIB per capita (IBGE/2003) R$ 9 367,94

Niterói é um município do estado do Rio de Janeiro. Sua população é de aproximadamente 440 mil habitantes. O município ocupa área de 130 km².

História

A cidade foi fundada em 22 de novembro de 1573 pelo índio tupi Araribóia, que se batizara com o nome cristão de Martim Afonso. Niterói é a única cidade brasileira fundada por um índio.

Após a guerra contra a França pelo controle da Baía de Guanabara, em que a participação de Araribóia e sua tribo foi decisiva para a expulsão dos franceses, o índio esperava retornar à sua terra natal, Paranapuã; no entanto, esta agora se tornara a Ilha do Governador. Resolveu então voltar para o Espírito Santo, onde havia reconstruído sua aldeia após a invasão. Mas o governador-geral da província do Rio de Janeiro, Mem de Sá, insistiu que escolhesse outras terras, desejoso de mantê-lo por perto para assegurar a proteção da Baía de Guanabara. Araribóia solicitou então a concessão de um trecho de terra do outro lado da Baía, que chamava de "Banda d'Além", Niterói (Água Escondida). Seu pedido foi atendido e a vila de "São Lourenço dos Índios", o primeiro nome da cidade, nasceu.

Em 1819, a vila foi reconhecida pelo governo reinol, recebendo o novo nome de Vila Real da Praia Grande. Nessa época, a cidade ocupava apenas a área correspondente ao atual centro. A expansão para além dessa área começou apenas no fim do século XIX, quando serviço de bondes entrou em funcionamento e permitiu a urbanização de pontos mais distantes do centro. No início do século XX, a cidade iniciou seu processo de industrialização.

Durante o período entre 1834 e 1975, quando o estado do Rio de Janeiro esteve dividido em dois estados: Rio de Janeiro e Distrito Federal, sede do governo federal. O Ato Adicional de 1834 determinou que Niterói fosse a capital do estado do Rio de Janeiro. Entre os anos de 1894 e 1903, a cidade de Petrópolis foi a capital do estado. Em 1960 o Distrito Federal foi transferido para Brasília e a cidade do Rio de Janeiro se tornou estado da Guanabara. Em 15 de março de 1975, houve a fusão dos dois estados e a cidade do Rio de Janeiro passou a ser a capital do estado homônimo.

Em 6 de março de 1835, a vila foi elevada à categoria de cidade recebendo o nome de "Nictheroy", ortografia arcaica de "Niterói", que significa "água escondida" em tupi.

Demografia

A cidade fica a cinco quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, à qual é ligada pela Ponte Rio-Niterói, cuja extensão é de catorze quilômetros, e por um serviço de barcas e lanchas rápidas, chamadas de "catamarãs". Faz divisa ainda com os municípios de São Gonçalo (ao norte) e Maricá (a leste). Ao sul encontra-se o Oceano Atlântico e a oeste a Baía de Guanabara. A qualidade de vida na cidade já esteve entre as mais elevadas do país (terceiro lugar dentre 5.600 municípios), de acordo com os padrões da ONU.

Bairros

No início dos anos noventa, a divisão administrativa da cidade foi alterada.

Cultura

O Museu de Arte Contemporânea (MAC), o símbolo da cidade, foi construído pelo famoso arquiteto modernista Oscar Niemeyer.

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Rio de Janeiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.